livrosdevidrolivrosdevidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/livrosdevidroOpinião: "Crime e sedução" de Isabel Ricardo]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/12/11/Opini%C3%A3o-Crime-e-sedu%C3%A7%C3%A3o-de-Isabel-Ricardohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/12/11/Opini%C3%A3o-Crime-e-sedu%C3%A7%C3%A3o-de-Isabel-RicardoWed, 11 Dec 2019 13:01:15 +0000
"Crime e sedução"
de Isabel Ricardo
Olá leitores,
Tenho as opiniões atrasadas. Mas hoje trago-vos mais um livro de Isabel Ricardo. Já aqui falei e um livro histórico da autora, "o último conjurado" e do primeiro volume de "Os aventureiros", entre eles gostei bastante do livro histórico, até porque, a série aventureiros é para os mais jovens e já não me identifiquei tanto, mas tenho oferecido exemplares aos mais jovens das minhas relações.
Por ter gostado do romance histórico arrisquei em conhecer este romance mais antigo da escritora - Crime e Sedução - ainda fui a tempo de o adquirir, uma vez que, já se encontra esgotado.
Este livro fala sobre Henrique e o seu casamento com a fútil Marta. Marta é má, maquiavélica e só pensa no dinheiro de Henrique que é multimilionário.
Deste casamento nasceu uma filha a quem Marta culpa por a ter deformado durante a gravidez e roubado a atenção de Henrique. Uma mulher alucinada, perigosa e com o seu toque de louca.
Notem que, Henrique é louco pela mulher e demora a perceber as suas traições e maldades.
Só vos digo uma coisa, Marta tudo fará para eliminar o marido e para chegar ao seu dinheiro. Passará por cima de tudo e de todos para alcançar o que quer.
Neste livro nem tudo o que parece é, e isso foi um ponto a favor.
Não quero adiantar muito para não estragar a história a quem o vá ler. Mas posso dizer que há morte, mistério, amor e algumas situações inesperadas.
Quanto ao que eu achei deste livro, considerei-o de leitura fácil e simples, um romance muito do género telenovela. Não tem tempos mortos e a sua escrita não tem uma elaboração por aí além. Como disse, é simples. Para mim, simples demais depois de ter lido o último conjurado.
Por fim, sei que é dos primeiros livros da escritora, passei uns agradáveis momentos com ele, mas não me marcou. Continuo virada para o romance histórico da escritora e já tenho mais alguns na estante para ler. Espero gostar tanto quanto do primeiro que li.
Classificação:
- Escrita: 7
- História: 7
- Revisão do texto: 9,8
- Complexidade: 10
- Trabalho gráfico: 8
Total: 8,36
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Planeta
Sinopse:
Tudo corria bem na vida de Henrique Neves, um empresário de sucesso do Porto, até ao dia em que descobriu uma verdade cruel: Marta, a sua mulher, traía-o, dentro da sua casa e com alguém do seu sangue! Encurralado pelas circunstâncias que se sucedem a um ritmo infernal, resta-lhe assistir, impotente, a um drama que vai conduzir… ao seu assassínio.
]]>
À conversa com o autor António Bizarro]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/11/12/%C3%80-conversa-com-o-autor-Ant%C3%B3nio-Bizarrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/11/12/%C3%80-conversa-com-o-autor-Ant%C3%B3nio-BizarroTue, 12 Nov 2019 10:44:19 +0000
À conversa com...
António Bizarro
António Bizarro é um escritor e músico nascido no Brasil, em São Paulo, e que veio para Portugal, mais exactamente para o Barreiro, com um ano de idade. Por isso, e como disse outro escritor acerca de outra cidade, o Barreiro é a sua «capital da memória», além de fonte de inspiração e cenário de fundo para as suas histórias.
Livros de Vidro - Como surgiu a escrita na sua vida?
Surgiu com a leitura e com a música. Tive a sorte de crescer numa casa com livros e leitores, e desde cedo, praticamente desde que aprendi a ler, comecei a devorar livros de todos os géneros. Mais tarde, na adolescência, a música começou a ocupar um lugar cada vez mais importante na minha vida, o que me levou a querer aprender a tocar guitarra e a escrever letras. Apesar de nunca se terem tornado canções, essas letras despertaram-me o gosto pela escrita e os textos foram gradualmente tornando-se maiores e mais narrativos. Julgo que a escrita também foi motivada pelo desejo de emular os meus ídolos, pela minha tendência de sonhar acordado e imaginar cenários elaborados, e a imodéstia de pensar, ao ler certos livros, que se fosse eu o autor, teria escrito a história de outra maneira.
Livros de Vidro - Conheço o seu trabalho “O Motor do Caos e da Destruição”. Todos os seus livros são dentro deste género? Fale-nos do que gosta de escrever.
Sim, quase todos. O meu género de eleição é o conto, a história curta, mais cultivada nos países anglo-saxónicos, embora tenham existido contistas exímios de outras paragens, como Borges ou Tchekhov. “O Motor do Caos e da Destruição”, em conjunto com “O Longo Caminho de Regresso” e “O Desejo e Outros Demónios”, é o resultado de cerca de cinco anos de produção intensiva, em que fui criando o meu universo ficcional, situando as histórias na cidade fictícia de Saint Paul, criando ligações entre contos, e até utilizando, aqui e ali, as mesmas personagens. Cada livro tem doze histórias, agrupadas mais ou menos por temática, e apesar de terem um princípio, meio e fim, pode-se dizer que todas elas estão ligadas e que, no fundo, estou a escrever uma espécie de romance em mosaicos (termo que tomei de empréstimo de João Barreiros e Luís Filipe Silva, autores do livro “Terrarium”.) Já o livro “O Invisível, a sua Sombra e o seu Reflexo”, considero-o mais uma antologia, já que reúne contos que fui publicando no meu blogue, Android:Apocalipse, três histórias do meu primeiro livro, “Siamese Dream”, as quais foram reescritas e integradas no universo Saint Paul, e ainda duas histórias inéditas. A novela “The Exterminating Angel”, que será publicada futuramente em português através da Coolbooks, foi também retirada do meu primeiro livro e reescrita e integrada no mesmo universo. O conjunto da minha obra forma aquilo a que chamei de série Cidade da Indústria.
Livros de Vidro - Onde vai buscar a sua inspiração para a escrita? Como cria os seus enredos?
A inspiração vem de muitos lados, desde notícias de jornal, curiosidades científicas que me fazem pensar e relacioná-las com outras ideias, certos episódios da minha própria vida ou de que fui testemunha e, com muita frequência até, de canções que me prendem e me obrigam a escutá-las obsessivamente e a imaginar cenários, cenas e personagens cada vez mais detalhados a cada nova audição. No caso do “The Exterminating Angel”, por exemplo, o catalizador foi uma canção dos The Creatures (uma banda inglesa liderada pela Siouxsie Sioux, dos Siouxsie And The Banshees), intitulada precisamente “Exterminating Angel”.
Livros de Vidro - Como definiria o seu estilo de escrita?
Diria que o meu estilo de escrita é urbano e industrial, ou pós-industrial, muito influenciado pela cidade onde cresci, o Barreiro, uma cidade que viveu sempre muito à volta das fábricas que muito emprego deram a barreirenses e a forasteiros. A meio dos anos 80, o tecido industrial do Barreiro já estava em decadência, a cidade tornou-se cada vez mais um gigantesco dormitório, ainda havia muita poluição, muito cinzento por toda a parte, e uma sensação de claustrofobia e estagnação permeava as vidas das pessoas. Tudo isso, juntamente com a música industrial, o meu estilo musical favorito, acabou por formar o da cidade de Saint Paul e dos seus habitantes. Gosto de escrever (e de ler) histórias que contenham um qualquer elemento de estranheza, daí que eu tenha o hábito de ir buscar elementos típicos da Ficção Especulativa, seja da ficção científica ou do horror (da fantasia, nem tanto), mas também do policial e do . De mim para mim, rotulei a minha escrita de Ficção Industrial.
Livros de Vidro - Com que escritor se identifica?
São vários os escritores com que me identifico, em termos de estética. Dos que me infuenciaram, e foram muitos, destacaria o Edgar Allan Poe, o J.G. Ballard, o H.P. Lovecraft e o Philip K. Dick, todos eles grandes cultores da .
Livros de Vidro - Pondera arriscar noutro género literário?
Por enquanto, não. Quem me convenceu de que o conto seria o meu género de eleição foi Jorge Luís Borges, contista, poeta e ensaísta; segundo ele, e estou a parafrasear livremente, espraiar por quinhentas páginas uma história que pode ser contada em poucos minutos é um desperdício de tempo. Isso não quer dizer que não leia ou aprecie romances, ou que já não tenha lido muitos «calhamaços», simplesmente (ainda) não tenho nem fôlego nem paciência para escrever obras extensas. Além do mais, tenho conseguido explorar outros géneros dentro do meu universo ficcional, nomeadamente ensaio, poesia, crónica e até mesmo letras de música, atribuindo essas incursões em géneros diferentes a personagens criadas por mim. Outro artifício a que recorro com alguma frequência é citar excertos de livros imaginários, que só «existem» em Saint Paul, algo que Borges e Lovecraft costumavam fazer.
Livros de Vidro - Há mais livros para sair da gaveta? Se sim, dentro do mesmo estilo? O que nos pode contar?
O meu próximo lançamento será “O Anjo Exterminador”, a versão portuguesa do “The Exterminating Angel”, através da Coolbooks. O que este livro tem de diferente, para além de ser uma única história ao invés de um conjunto de histórias, é que será enriquecido por ilustrações da autoria do Sérgio Aranha, também ele um artista barreirense, o qual tem sido o responsável pelas capas dos álbuns de música electrónica que tenho lançado pela Enough Records Netlabel. Tenho também terminado e pronto a publicar uma espécie de romance que, na verdade, são três histórias independentes que se entrecruzam, também elas situadas no universo Saint Paul.
Livros de Vidro - Como se sentiu ao ver o seu livro alvo de opinião no blogue?
Fiquei contente. Fico sempre contente quando alguém se dá ao trabalho de ler um livro meu e de exprimir a sua opinião acerca dele. Ajuda-me a ter uma perspectiva diferente do meu trabalho, em especial porque vem de alguém que não me conhece pessoalmente e que, por isso, é mais propensa a fazer uma apreciação objectiva e sincera.
Livros de Vidro - Como lida com a crítica aos seus livros?
Lido bem. Até agora não tive muitas críticas negativas, e as que tive não me pareceram motivadas por maldade, nem as tomei como um ataque pessoal; e são sempre uma oportunidade para pensar sobre o que escrevi e tentar melhorar a minha escrita. As críticas positivas deixam-me feliz, em especial, quando percebo que as ideias e as referências por trás das histórias foram claras para a pessoa que fez a crítica.
Livros de Vidro - Como têm sido recebidos os seus livros pelo público?
Quase todos os meus livros tiveram segundas tiragens, embora nunca sejam tiragens muito grandes, e tenho recebido reacções muito positivas por parte de alguns leitores. Infelizmente, em Portugal as pessoas ainda torcem muito o nariz ao conto enquanto género literário, o que é irónico; muita gente diz que não lê porque não tem tempo, porque não se consegue concentrar ou porque os livros são muito caros, logo, os livros de contos seriam os livros perfeitos para essas pessoas! As próprias editoras também não apostam muito no género, porque acham que não vende, falhando assim naquilo que eu acho que deve ser a função de um agente cultural: em termos económicos, criar a procura oferecendo produtos diferentes, não apenas aquilo que o público acha que quer só porque não conhece mais nada. Essa foi uma das razões que me levou a mandar traduzir “O Anjo Exterminador” para inglês; é uma tentativa de encontrar públicos mais receptivos e habituados ao género. Honra seja feita à Coolbooks que não só apostou nos meus livros e outros livros de contos, como no próprio conto enquanto género, tendo publicado vários desde o começo.
Livros de Vidro - Onde podemos adquirir os seus livros?
Os meus livros podem ser adquiridos a partir da página da Coolbooks ou encomendando directamente na WOOK. Quanto a livrarias, em Lisboa podem encontrá-los na Almedina, na Bertrand (por encomenda), Ler Devagar – Lx Factory, Livraria Ler, Livraria Férin, Livraria Barata, Poesia Incompleta, Menina e Moça, Leituria e Universidade Católica Portuguesa. Há uma lista mais completa no site da Coolbooks, que inclui livrarias noutros pontos do país. Quanto ao “The Exterminating Angel”, está disponível no site da Amazon, tanto em e-book como em paperback. Podem também contactar-me através do Facebook e adquirir um exemplar autografado de qualquer um dos meus livros.
Livros de Vidro - Por fim, quer deixar alguma mensagem a quem segue o blogue e que possa estar curioso para ler os seus livros?
Se gostam de contos, em especial, de contos com elementos bizarros e situados num mundo estranho que se vai tornando cada vez mais familiar, talvez os meus livros sejam o que procuram. No site da Coolbooks podem ler a primeira história de cada um dos meus livros e ter uma ideia do que vos espera em Saint Paul.
Deixo, desde já, o meu agradecimento ao autor pela confiança e disponibilidade.
Os livros do autor:
]]>
Opinião: "Uma abelha na chuva" de Carlos de Oliveira]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/11/12/Opini%C3%A3o-Uma-abelha-na-chuva-de-Carlos-de-Oliveirahttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/11/12/Opini%C3%A3o-Uma-abelha-na-chuva-de-Carlos-de-OliveiraTue, 12 Nov 2019 10:27:56 +0000
"Uma abelha na chuva"
de Carlos de Oliveira
Olá leitores, venho falar deste livro que li depois de ouvir a Edite do blogue "Livro Pensamento" a falar sobre ele num encontro do clube de leitura.
Às vezes, é assim, lemos livros porque alguém falou muito bem deles. Foi o caso. No entanto, este não foi um livro para mim.
O livro não é mau, tem o seu mérito, no entanto, não é o indicado para mim enquanto leitora.
É um livro que nos obriga a estar com atenção, a analisá-lo, a entendê-lo no seu todo. O que torna a leitura demorada, apesar de ser um livro pequeno.
A história gira à volta de Silvestre e da esposa, que casaram por conveniência e são tudo menos felizes juntos. Ele chega ao ponto que quer gritar ao mundo as patranhas que fez e que lhe pesam, ela persegue-o para que não o faça.
É um livro de emoções: de despeito, de amor, de ciúme, de vingança... mais sentimentos maus que bons. Acaba por ser um romance trágico e de certa forma deprimente, pois o próprio cenário é escuro e melancólico, só sendo iluminado por Jacinto e Clara, mas até isso acaba.
Não o detestei, longe disso, até o achei interessante, mas não é um género que me agarre e me faça desejar ler mais.
A mim não me encantou, mas a Edite gostou muito. Vejam a opinião dela AQUI
Classificação:
- Escrita: 7
- História: 7
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 7
- Trabalho gráfico: 8
Total: 7,78
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Assírio e Alvim
Sinopse:
«A abelha foi apanhada pela chuva: vergastadas, impulsos, fios do aguaceiro a enredá-la, golpes de vento a ferirem-lhe o voo. Deu com as asas em terra e uma bátega mais forte espezinhou-a. Arrastou-se no saibro, debateu-se ainda, mas a voragem acabou por levá-la com as folhas mortas.» Uma Abelha na Chuva conta-nos as peripécias de Álvaro Rodrigues Silvestre e sua mulher. A acção decorre na aldeia de Montouro, num Outono chuvoso, e centra-se nas personagens que a habitam e rodeiam este casal, através de quem ficamos a conhecer o Portugal provinciano de meados do século XX.
]]>
Opinião: "A chave maldita" de James Rollins]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/11/12/Opini%C3%A3o-A-chave-maldita-de-James-Rollinshttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/11/12/Opini%C3%A3o-A-chave-maldita-de-James-RollinsTue, 12 Nov 2019 10:10:08 +0000
"A chave maldita"
de James Rollins
Olá leitores, hoje venho falar desta (re)edição do sexto volume da série SIGMA.
Como sabem, tenho acompanhado esta série desde há alguns anos, penso que nunca aqui publiquei nenhuma opinião, pois os livros que li são anteriores ao blogue.
A Bertrand editora pegou nesta série e deu continuidade à publicação dos livros de James Rollins. Quanto a mim, ainda bem, pois era uma pena que deixassem de ser publicados.
Com esta nova edição de "A chave maldita", voltei a pegar na saga SIGMA, embora o parceiro aqui do blogue tenha todos os livros desta saga na estante e já os tenha lido, eu, confesso, no meio de tantos livros que quero ler, tinha ficado pelo 5º. No entanto, é uma série que quero continuar a ler, pois gosto bastante.
E este livro foi o mote para pegar na série novamente.
Nesta aventura a equipa de Pierce vê-se a braços com um ataque perpetrado num campo de investigação alimentar. Esse campo é dizimado e muita gente morre, incluindo o filho de um senador americano. A Força SIGMA - secreta - entra em acção. Mas, paralelamente a isso, outras investigações vão acontecendo e, à frente de uma delas está Monk. Monk é parceiro de Pierce e numa aventura anterior passou por um mau bocado (digo-vos que é das cenas mais marcantes destes livros), e este livro parece traçar o seu regresso ao campo de acção. A pergunta é, estará ele à altura?
Estas investigações paralelas parecem levar à investigação de Pierce e à descoberta de uma chave que poderá salvar a vida a alguém muito próximo de Pierce. Mais uma vez, a vida destes agentes é posta em grande perigo e tudo acontece de forma a ficarmos agarrados.
Gostei da história, como tenho gostado de todos os livros desta Força Sigma. O escritor vai buscar temáticas actuais, tecnologias que não imaginamos que existem (mas ele explica-nos que sim, são real), técnicas e acontecimentos que nos deixam a pensar o quanto andamos de olhos fechados no que respeita ao que se passa à nossa volta.
No fundo, este volume fala da sobre-população do planeta, da dificuldade que será alimentar tantas pessoas, da manipulação genética de alimentos e da eliminação (sim, morte) de pessoas. Assustador, alguém quer decidir quem vive e quem morre. Não sabemos o que andarão governos a magicar nas nossas costas. Mas será errado fazê-lo para salvar o planeta?
Muitas questões se levantam.
São livros de ficção demasiado reais e que não podemos deixar de ler! Eu quero ver se dou avanço aos volumes que me faltam! Já não falta tudo, pois já estão na estante :D
Se não conhecem esta força Sigma, não percam!
Vejam aqui
Classificação:
- Escrita: 10
- História: 10
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 9
Total: 9,58
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Betrand Editora
Sinopse:
Na Universidade de Princeton, um famoso geneticista morre num laboratório de alta segurança contra riscos biológicos. Em Roma, um arqueólogo do Vaticano é encontrado morto na Basílica de São Pedro. Em África, o filho de um senador norte-americano é assassinado às portas de um campo da Cruz Vermelha. Estas três mortes, em três continentes diferentes, têm algo terrível em comum: todas as vítimas são marcadas a fogo com a cruz druida pagã. Estes homicídios altamente invulgares obrigam o comandante Gray Pierce e a Força Sigma a entrar numa corrida contra o tempo para resolver um enigma que remonta a séculos atrás, a um hediondo crime contra a humanidade oculto num críptico códice medieval. A primeira pista é encontrada numa múmia num pântano inglês - um segredo que ameaça a América e o resto do mundo. Ajudado por duas mulheres do seu passado, Gray terá de juntar as peças deste puzzle terrível. Porém estas revelações terão um preço elevado e, para poder salvar o futuro, Gray terá de sacrificar uma das mulheres que o acompanham. E isso pode não ser suficiente, dado o verdadeiro caminho da salvação se revelar numa negra profecia apocalíptica. A Força Sigma enfrenta a maior ameaça à humanidade numa aventura que nos leva do Coliseu de Roma aos picos cobertos de neve da Noruega, das ruínas de abadias medievais aos túmulos perdidos de reis celtas. E um talismã enterrado por um santo, um antigo artefacto a que chama a Chave Maldita, encerra em si o maior dos pesadelos.
]]>
Opinião: "Diz-lhe que não" de Helena Magalhães]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/10/22/Opini%C3%A3o-Diz-lhe-que-n%C3%A3o-de-Helena-Magalh%C3%A3eshttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/10/22/Opini%C3%A3o-Diz-lhe-que-n%C3%A3o-de-Helena-Magalh%C3%A3esTue, 22 Oct 2019 17:13:55 +0000
"Diz-lhe que não"
de Helena Magalhães
Boa tarde leitores. Hoje falo do primeiro livro de Helena Magalhães, talvez a conheçam pelo seu instagram "hmbookgang", se não conhecem procurem e sigam. ;)
Este livro foi-me simpaticamente enviado pela Esfera dos Livros e há já algum tempo que estava para o ler.
Não sabia muito bem o que esperar mas posso-vos dizer que é um livro fácil de ler e com uma escrita muito fluída.
No essencial este livro é um género de apanhado de crónicas em que cada capítulo tem o nome de uma situação ou alcunha dada a um rapaz. Pois, este livro é sobre rapazes, ou melhor, sobre o facto de não termos de estar agarradas à ideia de amor e obrigadas a estar/viver com alguém. Penso que a primeira e principal ideia que se retira é que, antes de mais, devemos gostar de nós próprias.
Mas depois, este livro é mais do que isso, é um relato de situações vividas pela autora e por amigas desta na sua busca pelo amor e pelo homem perfeito. É claro, os ingredientes estão lá e os dados estão lançados para a confusão.
Há encontros, desencontros, traições, homens casados, dotados e os nem por isso, enfim, uma panóplia de peripécias.
Devo dizer que cheguei a pensar se estas situações ocorreram na realidade, pois algumas são irreais, ou pelo menos parecem.
Apesar de não ser o meu género de leitura e não me ter deixado entusiasmada por aí além, é um facto que o livro se lê bem, é rápido e simples.
Talvez não me tenha dito muito pois, não me sucedeu nenhuma daquelas peripécias, talvez se, alguma leitora estiver farta de procurar o homem certo, sem sucesso, vá identificar-se plenamente com o livro e rir-se bastante. A leitora que também tenha passado por isso e tenha acabo por encontrar o seu par, também poderá ler e passar uns belos momentos.
O facto de estar bem resolvida nessa matéria há muito tempo não me permite desfrutar do livro com aquele toque de: sei bem do que falas!
E talvez seja isso que me falta para desfrutar ao máximo o que a Helena escreveu.
Entretanto, a autora já lançou um novo livro, e este é um romance para jovens. Tenho ouvido falar bem dele e, talvez, o venha a experimentar. :)
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 7
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 10
- Trabalho gráfico: 8
Total: 8,58
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Esfera dos livros
Sinopse:
A jornalista Helena Magalhães, num registo irónico e actual, apresenta-nos um livro que nos faz reflectir sobre as relações amorosas nos dias de hoje em que as redes sociais marcam o ritmo e as juras de amor são feitas por Whatsapp, os «amo-te» vêm em forma de fotografia pelo Instagram ou que os ex-namorados e as ex-namoradas dos ex-namorados convivem alegremente no Facebook, assistindo à nossa vida como se de uma novela se tratasse.
]]>
Opinião: "As Raparigas cintilantes" de Lauren Beukes]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/10/22/Opini%C3%A3o-As-Raparigas-cintilantes-de-Lauren-Beukeshttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/10/22/Opini%C3%A3o-As-Raparigas-cintilantes-de-Lauren-BeukesTue, 22 Oct 2019 16:58:11 +0000
"As Raparigas cintilantes"
de Lauren Beukes
Boa tarde leitores.
Hoje apresento a minha opinião sobre este thriller. Digo-vos já que me desiludiu.
Ia com alguma expectativa e depois fiquei triste com o que li.
Este Trhiller não é exactamente aquilo a que estamos habituados, e isso poderia ter sido uma coisa boa, mas não foi.
Porquê? Ora, a autora pegou num assassino, juntou-lhe raparigas mortas e achou por bem juntar uma Casa que permitia ao assassino viajar no tempo. Até aqui, interessante. No entanto, a autora não soube explorar a história.
Não soube explicar bem o que se passava, como é que a Casa conseguia fazer de máquina do tempo, o próprio assassino, Harper, não está bem construído enquanto personagem. Parece mais uma marioneta do que um assassino em série.
Achei que o livro estava algo "abandalhado". No entanto, há algo que se safa, que é Kirby, uma das vítimas deste assassino e que escapa às suas garras por pouco.
Kirby tem as marcas no corpo e na mente daquilo que Harper lhe fez e não desistirá até encontrar o responsável. No dia em que Harper ataca Kirby há uma cena que é de partir o coração e acho que foi a única coisa que me suscitou algum sentimento.
Fora isso, viajamos no tempo, para trás e para a frente, muitas vezes de forma confusa, já não sabemos quem é a rapariga que estamos a acompanhar, uma vez que, as alcunhas se misturam, as situações se misturam e a confusão fica instalada.
Não fiquei fã. Achei o livro confuso e mal explorado. Foi-se safando Kirby e o seu amigo jornalista.
Classificação:
- Escrita: 6
- História: 6
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 4
- Trabalho gráfico: 7
Total: 6,58
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Porto Editora
Sinopse:
Dizem que o que não nos mata torna-nos mais fortes. E se a morte voltar para tentar de novo? CHICAGO, 1931: Harper Curtis, um vagabundo paranoico e violento, dá de caras com uma casa que possui um segredo tão chocante como a natureza distorcida de Curtis: permite viajar entre o passado e o futuro. Ele usa-a para perseguir as suas raparigas cintilantes - e tirar-lhes o brilho de uma vez por todas. CHICAGO, 1992: Diz-se que o que não nos mata nos faz mais fortes. Experimente dizê-lo a Kirby Mazrachi, cuja vida ficou devastada depois de sofrer uma brutal tentativa de assassínio. Continua a tentar encontrar o agressor, tendo como único aliado Dan, um ex-repórter de crime que cobrira o seu caso anos antes. À medida que prossegue a sua investigação, Kirby descobre as outras raparigas, as que não sobreviveram. Os indícios apontam para algo… impossível. Mas para alguém que devia estar morto, impossível não significa que não tenha acontecido.
]]>
Opinião: "Gabriel, cravo e canela" de Jorge Amado]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/10/16/Opini%C3%A3o-Gabriel-cravo-e-canela-de-Jorge-Amadohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/10/16/Opini%C3%A3o-Gabriel-cravo-e-canela-de-Jorge-AmadoWed, 16 Oct 2019 09:59:31 +0000
"Gabriel, cravo e canela"
de Jorge Amado
Boa tarde leitores.
Venho falar-vos do primeiro livro que li do escritor Jorge Amado, "Gabriel, cravo e canela". Já conhecia a telenovela - a mais recente - e tinha curiosidade quanto ao livro e à forma como estaria escrito.
Posso dizer que o original, a história do livro, tem muitas diferenças relativamente à telenovela. Esta é mais romântica e sonhadora e o livro é mais terra e mostra alguma violência.
Já todos devem conhecer a história de Gabriela e Nacib, ela uma jovem livre e ele um árabe dono de um bar. Essencialmente a história gira à volta deles e da sua relação fora dos padrões da altura, mas também da comunidade de Ilhéus.
Uma comunidade fechada, por volta do ano de 1920, com uma mentalidade igualmente fechada e conservadora onde os homens gozavam a vida enquanto as esposas ficavam em casa. Ilhéus vive uma fase de crescimento e agitação política o que gera conflitos e tiroteios.
Como disse, o livro tem muitas diferenças em relação à telenovela. O que também mostra a mentalidade da época em que foi divulgada e os ajustes que se fazem para não chocar quem assiste.
Mas quero falar do que achei do livro. Está fiel ao original, ou seja, em português do Brasil e, se assim não fosse, perder-se-ia muito da essência do mesmo. Digo isto porque, a linguagem utilizada é típica daquela região e época que o escritor quer retratar e uma tradução teria tirado o encanto do livro. Nesse aspecto o livro é muito rico, nas falas, descrições e no retrato de época.
No entanto, demorei um pouco a lê-lo pois é diferente ler o português do Brasil e ouvi-lo na televisão. Isso tornou a leitura demorada. Devo dizer que perto do fim o livro tornou-se algo compacto nas descrições e isso demorou ainda mais a leitura, cheguei mesmo a saltar parágrafos sem achar que a história perdesse com isso.
Foi uma experiência interessante embora demorada, já me falaram de outros livros do escritor que pode ser que experimente.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 8
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 7
- Trabalho gráfico: 7
Total: 7,98
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Leya
Sinopse:
Gabriela, a mulata com a cor da canela e o cheiro do cravo, ficará na literatura como uma formosa figura de mulher, simples e espontânea, acima do Bem e do Mal. Com o seu inigualável lirismo e inspiração poética, Jorge Amado cria personagens inesquecíveis, e o comovente romance de amor do árabe Nacib e da mulata Gabriela coloca-os, sem dúvida, na galeria dos amantes da História da Literatura. Mas Gabriela, Cravo e Canela é mais do que a história de amor do árabe Nacib e da sertaneja Gabriela. É a crónica de uma pequena cidade baiana, Ilhéus, quando passava por bruscas transformações, por volta do ano de 1925. A riqueza trazida pelo cacau possibilitara o desenvolvimento urbanístico e o progresso económico, transformando profundamente a fisionomia da cidade. Pouco evoluíam, no entanto, os costumes dos habitantes, imperando, naquele cenário de violência, a lei dos mais fortes - os fazendeiros - que tendo a seu trabalho os jagunços, impunham o domínio do ódio e do terror. Sensual e inocente, sábia e pueril, a cozinheira Gabriela conquista não apenas o coração de Nacib e de uma porção de ilheenses, mas também o de leitores de vários países e gerações. Levada para a televisão, a sua história transformou-se numa das telenovelas brasileiras de maior sucesso pelo mundo fora. No cinema, o papel de Nacib é vivido por Marcello Mastroianni, e o de Gabriela por Sónia Braga, como já acontecera na novela.
]]>
Opinião: "Fatale - A morte persegue-me - Vol. 1" de Ed Brubaker (argumento), Sean Phillips (ilustrações)]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/10/09/Opini%C3%A3o-Fatale---A-morte-persegue-me---Vol-1-de-Ed-Brubaker-argumento-Sean-Phillips-ilustra%C3%A7%C3%B5eshttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/10/09/Opini%C3%A3o-Fatale---A-morte-persegue-me---Vol-1-de-Ed-Brubaker-argumento-Sean-Phillips-ilustra%C3%A7%C3%B5esWed, 09 Oct 2019 16:32:13 +0000
"Fatale - A morte persegue-me - Vol. 1"
de Ed Brubaker (argumento), Sean Phillips (ilustrações)
Boa tarde leitores.
Na sequência do II encontro de Booktubers em Leiria aventurei-me pela primeira vez na leitura de uma banda desenhada para adultos. Pois é, o painel da tarde do encontro era virado para a BD portuguesa, em que falaram um argumentista português (André Oliveira) e uma ilustradora portuguesa (Joana Afonso).
Este tema fez-me pensar que nunca tinha lido um livro de BD para adultos e decidi experimentar. Assim, comprei este "Fatale" por puro acaso. Ou melhor, na sinopse referia "terror" e "policial" e isso, claro, captou-me a atenção.
Não achei que tivesse sido um tiro certeiro para primeiro livro. Vou explicar.
Em primeiro lugar, vou-vos falar um pouco da história. Nesta trama, temos Nicolas, um homem na casa dos 30 e muitos anos, que conhece uma mulher misteriosa.
Essa mulher entra na sua vida com o pretexto de necessitar de algo que se encontra em casa de um amigo de Nicolas que acaba de morrer. E aqui tudo começa a ficar estranho, pois são atacados por homens misteriosos que, claramente, os querem mortos.
Esta é a premissa do livro, Nicolas vai começar a cavar nas coisas do amigo e viaja ao passado do mesmo acabando por perceber, ou descobrir, que alguma coisa não está certa com a mulher que conheceu e que não lhe sai da cabeça.
É aqui que tudo se torna confuso para mim, este livro tem saltos do presente para o passado sem que isso fique bem marcado, acabando-se por confundir as cenas e ter-se de voltar atrás com muita frequência. Mesmo as histórias contemporâneas, mudam de cena sem grande divisão o que acaba por confundir, isto porque, a maioria dos personagens são homens e nem sempre se distingue à primeira quem é quem. Até porque, as próprias imagens são escuras por força do género.
É um livro violento, com sangue e tudo isso. E devo dizer que não o colocaria tanto no policial mas mais na fantasia, até porque com o desenrolar da história começamos a perceber que algo se passa e que não é deste mundo.
É uma experiência nova, pois aqui não estamos a ler apenas texto e a imaginar, não, aqui temos a história escrita e as imagens a retratá-lo. Tornando as cenas de violência vívidas e reais.
Não me liguei muito a esta história, penso que não tem muito a ver comigo, mas irei experimentar outras, até encontrar aquela que seja a tal.
Valeu pela experiência, mas este argumento não me convenceu, no que toca às ilustrações, ainda não sei se gosto ou não... quero conhecer outros autores para formar uma melhor opinião. Mas que são impactantes, são.
Classificação:
- Escrita: 7
- História: 7
- Revisão do texto: 10
- Complexidade: 7
- Trabalho gráfico: 7
Total: 7,6
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:GFloy Portugal
Sinopse:
Terror e policial negro colidem em Fatale: A Morte Persegue-me, uma das mais aclamadas séries de banda desenhada actuais. Nos nossos dias, um homem conhece uma mulher misteriosa por quem fica imediatamente obcecado, mas nos anos 50, essa mesma mulher destrói as vidas de todos os que se cruzam com ela para conseguir o seu intuito. Qual o seu segredo? Que horrores se escondem no seu passado?
]]>
Opinião: "Ameaça entre as sombras" de Linda Howard]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/09/20/Opini%C3%A3o-Amea%C3%A7a-entre-as-sombras-de-Linda-Howardhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/09/20/Opini%C3%A3o-Amea%C3%A7a-entre-as-sombras-de-Linda-HowardFri, 20 Sep 2019 15:54:53 +0000
"Ameaça entre as sombras"
de Linda Howard
Boa tarde leitores.
Hoje venho falar do último livro lido durante as férias. A minha estreia com Linda Howard. Este livro foi-me simpaticamente cedido pela HarperCollins e Triângulo da Bermudas.
Como disse, este livro é uma estreia minha com a escritora, sei que tem mais livros publicados, mas nunca me cruzei com nenhum. Assim, comecei logo pela história de Morgan, um para militar, bem treinado, focado, profissional e habituado a missões confidenciais e sangrentas.
Devido à sua profissão, Morgan sofre um atendado e é por via disso que conhece Bo, uma chefe de polícia numa terra distante dos EUA. Bo será para Morgan o pretexto prefeito para recuperar e esconder-se até descobrir quem tentou matá-lo.
Entre Morgan e Bo existe Alex. Chefe de Morgan e meio irmão de Bo. Esta e Alex odeiam-se, e, por isso, a chegada de Morgan não é vista com bons olhos.
Digo-vos que quando agarrei neste livro pensei que fosse ler um thriller, muito por conta da capa do livro, tanto assim é, que o marquei no projecto September thrills da Dora (sigam o canal dela no youtube). Mas estava enganada. Não se trata de um thriller, mas antes de um romance.
Achei-o um romance leve. Nada de extraordinário. Lê-se bem. É descontraído. Tem um momento ou outro mais tenso, mas nada com muito suspense. As personagens são fáceis de visualizar e isso faz com que a leitura vá fluindo.
Não é um romance brilhante, mas ajuda a passar o tempo, o que não deixa de ser bom. Não me fascinou, mas também não desiludiu.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 8
- Revisão do texto: 9,8
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 7
Total: 8,36
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:HarperCollinsPortugal
Sinopse:
Para Morgan Yancy, diretor de operações de um grupo paramilitar, o trabalho estava em primeiro lugar. Mas, depois de sofrer uma emboscada, em que esteve prestes a morrer, o seu supervisor estava mais do que decidido a descobrir quem andava atrás dos membros do seu esquadrão de elite... e porquê. Temendo que o inimigo desconhecido voltasse a atacar, Morgan fora enviado para um lugar isolado para ficar escondido, mas vigilante. No entanto, entre a anfitriã atraente, que estava decidido a proteger, e uma ameaça mortal à espreita nas sombras, passar despercebido demonstrou ser a missão mais perigosa que já tinha enfrentado. Bo Maran, a chefe da polícia a tempo parcial da pequena aldeia montanhosa da Virgínia Ocidental, finalmente, conseguira construir a vida que desejava. Tinha amigos, uma cadela e algum dinheiro no banco. E, de repente, Morgan apareceu à sua porta. Bo não precisava de nenhum homem misterioso na sua vida, e menos ainda de um tão problemático, atraente e hermético como Morgan. Para ela já era suficiente apaziguar os habitantes de Hamrickville depois de uma disputa pessoal que tinha ocorrido. Com o passar dos dias e das semanas, era mais difícil, para Bo e Morgan, lutar contra a intensa atração e crescente intimidade, apesar de estar muito consciente de que aquele homem escondia alguma coisa. Contudo, descobrir a verdade podia custar mais a Bo do que aquilo que estava disposta a dar. E, quando o disfarce de Morgan fosse descoberto, poderia custar-lhe a vida.
]]>
Opinião: "Criança n.º44" de Tom Rob Smith]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/09/18/Opini%C3%A3o-Crian%C3%A7a-n%C2%BA44-de-Tom-Rob-Smithhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/09/18/Opini%C3%A3o-Crian%C3%A7a-n%C2%BA44-de-Tom-Rob-SmithWed, 18 Sep 2019 16:54:33 +0000
"Criança n.º44"
de Tom Rob Smith
Boa tarde leitores.
Trago hoje mais uma leitura de verão. Há um ano falei de "O discurso secreto" (AQUI), pode dizer-se que é o segundo livro com a história de Leo Demidov e este "A criança n.º44" o primeiro.
Eu não sabia e lancei-me na leitura do Discurso no verão passado e gostei tanto da leitura que não resisti a este "A criança n.º 44".
Se é verdade que os dois livros se lêem bem em separado, como disse na opinião do anterior, um facto é inegável agora que li este primeiro livros. No final fiquei a perceber um pouco melhor o "O discurso secreto". Há alguns pontos que só agora fazem todo o sentido, embora a sua falta - numa leitura separada - não prejudiquem a leitura.
Nesta primeira viagem ficamos a conhecer Leo um orgulhoso agente do MGB e "caçador" de traidores da pátria. Leo é o melhor e não hesita em capturar e levar os capturados às malhas do Estado. Mesmo que isso signifique o fuzilamento.
Estamos na era da União Soviética de Estaline, uma época da história que me fascina. Por isso, este livro agradou-me da mesma forma que me agradou o outro.
Achei o "O discurso secreto" mais intenso, no geral. Mas este "A criança n.º44" tem um início incomodativo. Ler aquelas páginas e ter de pensar e saber que aquilo foi a realidade de várias pessoas... impressionante.
Neste livro a vida de Leo dá uma grande reviravolta, aquilo em que acredita muda. A sua fé no Estado e no seu casamento são postos à prova.
Enquanto isso, enfrenta tudo e todos para tentar descobrir quem assassinou crianças. Num país onde não existe crime, pois haver crime significa que o Estado falhou e isso não é admissível.
Um livro impressionante. Que se lê rapidamente. O autor tem uma escrita fácil de ler e que nos prende.
Recomendo.
Classificação:
- Escrita: 10
- História: 10
- Revisão do texto: 9,7
- Complexidade: 8
- Trabalho gráfico: 8
Total: 9,14
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Marcador
Sinopse:
A União Soviética de Estaline é, oficialmente, um paraíso, onde os cidadãos vivem livres do crime e apenas temem uma coisa: o todo-poderoso Estado. Defendendo este sistema, temos o oficial de segurança Leo Demidov, um herói de guerra que acredita no punho de ferro da Lei. Mas quando um assassino começa a matar indiscriminadamente e Leo se atreve a investigar, este obediente servidor do Estado dá por si despromovido e exilado. Agora, apenas com a sua mulher ao seu lado, Leo tem de se debater para descobrir verdades chocantes a respeito de um assassino – e de um país onde o crime supostamente não existe.
]]>
Opinião: "A última ceia" de Nuno Nepomuceno]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/09/17/Opini%C3%A3o-A-%C3%BAltima-ceia-de-Nuno-Nepomucenohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/09/17/Opini%C3%A3o-A-%C3%BAltima-ceia-de-Nuno-NepomucenoTue, 17 Sep 2019 16:47:58 +0000
"A última ceia"
de Nuno Nepomuceno
Olá leitores.
Hoje trago mais uma leitura das férias. Nos dias de descanso e entre mergulhos e passeios li este último livro do Nuno. O Nuno já dispensa apresentações neste blogue, pois tenho lido e falado de todo os livro dele. Se ainda não conhecem, não sabem o que perdem! :D
Como disse na última opinião (AQUI) "Pecados Santos" foi um baque no coração. Um livro de que gostei bastante. Na altura questionei se o escritor conseguiria manter a fasquia já de si elevada.
"A última ceia" não foi um baque no coração. Não, embora continuemos com uma história em que a religião é o mote, desta vez, o foco é, de certa forma, a cena representada como a última ceia de Jesus com os apóstolos, um fresco de Leonardo Da Vinci.
Este livro não foi um baque, mas antes uma leitura requintada. Há religião, há crime, há amor, enganos e desenganos e, mais uma vez, uma trama bem urdida como nos tem habituado Nuno Nepomuceno.
Um livro inteligente, meticuloso, elegante e bem pensado. Já muito pouco há a dizer e a acrescentar sobre os livros do Nuno. É um escritor de mão cheia, com uma escrita clara, elegante, perceptível, enfim. Mais uma vez um bom livro para se ler.
Nesta história o à conhecido professor Catalão está de regresso, embora não seja o centro da trama. Achei o final inteligente e, mais uma vez, requintado.
Gostei. Não desiludiu. Nuno trouxe mais uma vez uma boa história, emoção e um exemplo do que é saber escrever.
Já aguardo pelo próximo livro que, ao que parece, sairá no próximo ano. Ansiosa! :D
Classificação:
- Escrita: 10
- História: 10
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 10
Total: 9,78
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Cultura editora
Sinopse:
Uma nota enigmática é encontrada junto a lascas de tinta e tela, e à moldura vazia de um quadro famoso. O ladrão deixou um recado. Promete repetir a façanha dentro de um ano. De visita à igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão, uma jovem mulher apaixona-se por um carismático milionário. Mas quando alguns meses depois é abordada por um antigo professor, Sofia é colocada inesperadamente perante um dilema. Deverá denunciar o homem com quem vai casar-se, ou permitir tornar-se cúmplice deste ladrão de arte irresistível?
Enquanto a intimidade entre o casal aumenta, um jogo de morte, do gato e do rato, começa. E aquilo que ao início aparentava ser um conto de fadas, transforma-se rapidamente num pesadelo, enquanto um plano ousado e meticuloso é urdido para roubar a obra-prima de Leonardo da Vinci. Requintado, intimista, inspirado em acontecimentos verídicos, A Última Ceia transporta-nos até ao elitista mundo da arte. Passado entre Londres e Milão, habitado por uma coleção extraordinária de personagens, para as quais a ambição e fama sobrepõem-se a qualquer outro valor, este é um thriller sofisticado de leitura compulsiva. Uma viagem surpreendente ao centro de uma teia de intrigas, romances e traições.
]]>
Opinião: "Crónicas da Cidade das Moscas: a Mala" de Paulo Machado]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/09/16/Opini%C3%A3o-Cr%C3%B3nicas-da-Cidade-das-Moscas-a-Mala-de-Paulo-Machadohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/09/16/Opini%C3%A3o-Cr%C3%B3nicas-da-Cidade-das-Moscas-a-Mala-de-Paulo-MachadoMon, 16 Sep 2019 16:03:39 +0000
"Crónicas da Cidade das Moscas: a Mala"
de Paulo Machado
Olá leitores.
De regresso das férias as opiniões acumularam-se, por isso, hoje trago a minha opinião deste Volume I das Crónicas da Cidade das Moscas.
Este livro foi-me gentilmente cedido pelo autor que me pediu uma opinião sincera e é isso que irei dar neste momento.
Tinha este livro na estante há já algum tempo, como tem acontecido com muitos outros e, finalmente, chegou o seu momento. A sinopse não me dizia grande coisa sobre a história, mas sabia que se ia passar nos meandros de um casino.
O autor apresenta-nos a história de um jovem que trabalha num casino, fechado na sala de controlo da vídeo vigilância. Este jovem, não tem amigos, namorada e vive subjugado às vontades da sua mãe.
Vamos acompanhando as suas viagens de comboio até à Cidade das Moscas, onde se localiza o Casino, e percebendo as relações que se estabelecem entre este e os seus vários frequentadores.
Mas mais, esta história traz-nos amores, passados obscuros, crimes e um jogo de aparências em que aquilo que aparenta ser, afinal, não o é.
Quanto ao que achei deste livro vou tentar ser clara, embora possa não ser fácil. Achei que o autor escreve bem, o livro tem uma boa escrita e pareceu-me gramaticalmente bem conseguido. É um livro que desde as primeiras páginas impressiona pela limpeza do discurso.
No entanto, achei que a história tinha muita palha em dados momentos. Cheguei a fazer o exercício de passar parágrafos e até páginas para ver se perdia informação. E não. Verifiquei que se o fizesse a história se lia melhor e não perdia informação. Isto porque, aquilo que deixava para trás era unicamente "palha" e cogitações do personagem que pouco acrescentavam e que acabavam por castrar o interesse na história.
Considero este o maior calcanhar de Aquiles do livro, o facto de ter alguma palha que não acrescenta nada à história.
O enredo e a trama desenvolvida tem o seu lado interessante, acaba por nos levar a ter algumas dúvidas relativamente ao personagem principal devido ao que é afirmado por outras personagens, o que abre portas a várias considerações. O autor conseguiu imprimir ritmo ao livro com vários acontecimentos, alguns deles quase surreais.
Não quero falar muito sobre o que acontece na trama, sob pena de dizer mais do que devo.
Deixo a nota sobre este primeiro volume: Gostei dele, está bem escrito, tem uma história peculiar com várias situações, no mínimo, estranhas, e, infelizmente, peca por ter alguma palha.
Sei que já está disponível o segundo volume, com data de lançamento deste mês: ESPREITEM
Gostei do primeiro volume, mas não sei o que se poderá esperar deste segundo, terá alguma ligação ao primeiro?
Esperar para ver ;)
Classificação:
- Escrita: 9
- História: 8
- Revisão do texto: 9
- Complexidade: 8
- Trabalho gráfico: 7
Total: 8,2
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Chiado Editora
Sinopse:
Que segredos se escondem por trás das cortinas fechadas de uma Sala de Jogo de um Casino? Serão vinte anos suficientes para os desvendar?
Um homem sitiado por essa atmosfera quase clandestina, na vil e imunda Cidade das Moscas, confessa-se refém de uma irmandade sombria que transcende a penumbra que rodeia as mesas de jogo.
Mas quando o amor é a chave que liberta o demónio aprisionado na sua mente frágil e delirante, o jogo torna-se perigoso. Apostar todas as fichas e emoções reprimidas, torna-o mortal.
]]>
Opinião: "Blasfémia" de Douglas Preston]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/26/Opini%C3%A3o-Blasf%C3%A9mia-de-Douglas-Prestonhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/26/Opini%C3%A3o-Blasf%C3%A9mia-de-Douglas-PrestonMon, 26 Aug 2019 16:48:59 +0000
"Blasfémia"
de Douglas Preston
Olá leitores.
Hoje trago a opinião deste "Blasfémia". Já li livros deste escritor, principalmente escritos em conjunto com Lincoln Child.
Apanhei este livro e outros dos autores na feira do livro de 2018. Estavam ao belo preço de €5, pelo que, não resisti.
Peguei neste livro de Preston e a sinopse prometia uma história com os ingredientes certos, religião vs ciência. A discussão parecia ser inevitável.
Nesta trama temos uma super máquina concebida pelos EUA para chegar à origem do universo e replicar o Big Bang. Temos vários cientistas com histórias de vida difíceis e um "agente infiltrado" que tem de perceber o que se passa com a máquina e porque é que não foram apresentados resultados.
Ao mesmo tempo existem pregadores religiosos a colocar em causa a máquina "Isabela" e o seu fim. O que gera revolta junto dos crentes e da população local.
Digo-vos que é um livro interessante pelo tema que aborda e faz-nos equacionar sobre muita coisa que anda por aí e o "poder" que a ciência tem e a forma como facilmente que influenciam massas com base em crenças. Ao mesmo tempo, o poder da internet é aqui explorado de uma forma muito bem conseguida.
No entanto, quase perto do fim, o livro tornou-se cansativo. Acho que o autor exagerou numas determinadas partes, não posso dizer porquê, pois estragaria a história. Acho que ficou ali com palha a mais.
Apesar do tema interessante, não é um livro fácil, é explicativo e conta com conceitos físicos e técnicos.
Gostei, mas não é o melhor do autor.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 7
- Revisão do texto: 9
- Complexidade: 7
- Trabalho gráfico: 8
Total: 7,8
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Edições Saída de Emergência
Sinopse:
O maior supercolisionador do mundo, encerrado numa montanha no Arizona, foi construído para revelar os segredos do momento da criação: o próprio Big Bang. O Torus é a máquina mais cara jamais criada pela Humanidade, gerida pelo computador mais poderoso do mundo,uma invenção do cientista Nobel, North Hazelius. Será o Torus capaz de divulgar os mistérios da criação do universo? Ou irá, de acordo com algumas previsões, sugar a Terra para um buraco negro? Poderá também ser uma tentativa satânica, como alguns televangelistas clamam, de desafiar o Deus Todo-Poderoso no próprio trono divino? Sob a liderança de Hazelius, doze cientistas são enviados à montanha remota para ativar a máquina, e aquilo que descobrirem deverá ser mantido secreto a todo o custo. Wyman Ford, ex-monge e agente da CIA, tem a missão de descobrir o segredo, um segredo que irá destruir o mundo... ou salvá-lo. A contagem decrescente começou...
]]>
67.º PASSATEMPO - The Exterminating Angel (City of Industry Book 1)]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/20/67%C2%BA-PASSATEMPO---The-Exterminating-Angel-City-of-Industry-Book-1https://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/20/67%C2%BA-PASSATEMPO---The-Exterminating-Angel-City-of-Industry-Book-1Tue, 20 Aug 2019 13:15:34 +0000
67.º PASSATEMPO
The Exterminating Angel (City of Industry Book 1)
Em parceria com o autor António Bizarro trago mais um passatempo.
Estamos a oferecer 1 exemplar de The Exterminating Angel (City of Industry Book 1) - livro em inglês.
Para poder ganhar basta seguir as indicações:
- Seguir a página de facebook do blogue - obrigatório
- Seguir a página de instagram do blogue - opcional
- escrever uma frase em que digam porque devem receber este livro
VENCEDOR: Dália Antunes
Sinopse:
When Karla Engel is sexually assaulted by four men in a dimly lit parking lot, something inside her breaks, unleashing through its cracks an avenging sword-wielding force that will sweep the streets of Saint Paul: the Exterminating Angel! It will be up to Marko Baiser, a police detective, to hunt her down, only to find himself tangled in an obsessive and deadly pursuit...
Quando Karla Engel é agredida sexualmente por quatro homens num estacionamento mal iluminado, algo dentro dela se quebra, liberando uma força vingadora, empunha uma espada que varrerá as ruas de São Paulo: o Anjo Exterminador!
Caberá a Marko Baiser, um detective da polícia, caçá-la e encontrar-se enredado numa perseguição obsessiva e mortal ...
E têm até dia 29 de Agosto de 2019 (até às 18h00m)!
Está limitado a Portugal Continental e Ilhas. Não serão tidas em consideração páginas apenas criadas para passatempos ou similares. Válida apenas uma participação por pessoa. O blogue não se responsabiliza por extravio, atrasos, ou mesmo o não envio do prémio por parte dos parceiros ou autores. No entanto, tudo fará para obstar a tais situações. Caso o vencedor não se manifeste até 5 dias úteis após a sua divulgação será seleccionado outro vencedor.
]]>
Opinião: "Caçadores de cabeças" de Jo Nesbo]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/20/Opini%C3%A3o-Ca%C3%A7adores-de-cabe%C3%A7as-de-Jo-Nesbohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/20/Opini%C3%A3o-Ca%C3%A7adores-de-cabe%C3%A7as-de-Jo-NesboTue, 20 Aug 2019 09:08:09 +0000
"Caçadores de cabeças"
de Jo Nesbo
Olá leitores.
Hoje venho falar deste livro, a minha estreia com o escritor Jo Nesbo. Pois é, este escritor norueguês tem já vários livros escritos e publicados mas só agora me aventurei com ele.
Já tinha este livro há algum tempo e finalmente peguei nele. Estava à espera de um livro intenso e talvez com uma vertente de thriller, talvez pela capa, no entanto, não foi bem isso que encontrei.
Nesta história temos um homem apelidado de "caçador de cabeças" que mais não é do que um caça talentos do seio empresarial e político. Roger procura para os seus clientes a pessoa certa para determinados cargos e é o mais bem sucedido caçador de cabeças, sendo que todos aqueles que ele indicam ocupam os lugares.
À parte esta profissão, Roger é ainda ladrão de arte, tudo por conta do estilo de vida caríssimo que faz e que quase não consegue sustentar. Além de que, compensa materialmente a esposa pelo facto de não lhe querer dar o filho que ela tanto deseja.
E é com base nisto que os acontecimentos se precipitam. No seio das suas relações familiares e profissionais surge o candidato perfeito para o lugar ideal. Roger entrevista-o e a sua vida muda. Clas Greve, o candidato, é muito mais do que aparenta.
Nesta trama temos uma história que se vai desenrolando com vários acontecimentos, com perseguição, amores e desamores, mortes e intriga.
Devo dizer que até quase ao fim o livro não me estava a encantar por aí além. Parecia-me mais um dentro do género, em que tudo parecia encaixar e conduzir ao desfecho inevitável. Mas não, o final foi tudo menos o que estava à espera e fez com que no fim ponderasse o livro todo de outra forma. Fez-me pensar: "ahhhh, afinal....."
A reviravolta final foi boa, e salvou o resto do livro.
Não achei um livro carregado enquanto thriller, ou seja, com aquela carga pesada que estes géneros normalmente têm. Isto porque, o autor escreve de uma forma que torna leve, roçando às vezes o tom da piada.
É um livro simpático, embora não tenha ficado ainda fã da escrita, não ponho de lado a possibilidade de ler mais livros do autor.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 9
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 6
Total: 8,38
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Dom Quixote
Sinopse:
Roger Brown é um vilão sedutor, um homem que parece ter tudo: é o caçador de cabeças mais bem-sucedido da Noruega - procura e seleciona altos quadros para as maiores empresas - , casado com uma elegante galerista e proprietário de uma casa luxuosa. Mas, por detrás desta fachada de sucesso, Roger Brown gasta mais do que pode e dedica-se ao perigoso jogo do roubo de obras de arte. Na inauguração de uma galeria, a mulher, Diana, apresenta-o ao holandês Clas Greve e Roger percebe imediatamente que não pode deixar escapar aquela oportunidade. Clas Greve não é apenas o candidato perfeito ao cargo de diretor-geral que ele tem de recrutar para a empresa Pathfinder, como ainda tem em seu poder o famoso quadro de Rubens, A Caça ao Javali de Caledónia. Roger identifica aqui a possibilidade de se tornar financeiramente independente e começa a planear o seu maior golpe de sempre. Mas depressa se vê em apuros - e desta vez não são financeiros. Em Caçadores de Cabeças, Jo Nesbo envolve-nos numa conspiração explosiva nos meandros da elite industrial e financeira, que culmina no submundo de assassinos contratados e vigaristas. Uma sucessão de homicídios surpreendentes, perseguições e fugas espetaculares, capazes de prender até à última página o mais exigente dos leitores.
]]>
Opinião: "Revista 'RUA'" de Érre Editorial]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/12/Opini%C3%A3o-Revista-RUA-de-%C3%89rre-Editorialhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/12/Opini%C3%A3o-Revista-RUA-de-%C3%89rre-EditorialMon, 12 Aug 2019 16:43:21 +0000
"Revista 'RUA'"
de Érre Editorial
Olá leitores.
Trago-vos a minha opinião sobre uma revista. Sim, revista. Fui contactada pela equipa da Revista Rua que me disponibilizou um exemplar para análise e publicação de opinião sincera. Ah, e estão 15 exemplares a ser oferecidos no instagram do blogue! Não percam e participem!
Confesso que não conhecia a revista, penso que nunca a tinha visto nos quiosques, ou se vi, não lhe liguei.
Assim que a recebi folheei-a e alguns pontos saltaram logo à vista, outros chamaram-me a atenção assim que vi a capa no computador, irei falar disso já de seguida.
Comecemos pelo início, quando me enviaram a capa e iniciei a minha pesquisa, fiquei com a ideia em alguns pontos, em primeiro lugar, no lettering do nome da revista, é muito semelhante ao da revista Cristina. Assim que a vi, a minha mente viajou para essa outra revista que só conheço praticamente de capa. Foi inevitável associar a imagem. Ainda pensei se teriam alguma ligação, quanto mais não fosse os designers ou a equipa, mas do que me apercebi, não. Nada a ver.
Outro ponto que se destacou da minha pesquisa inicial foram os estatutos da revista - vejam AQUI -, uma revista que se assume como independente, aberta a todos os povos e culturas e que se debruça sobre as mais variadas vertentes da sociedade, sem fixar fronteiras. Quanto a mim, só a questão da independência já é muito importante, pois a comunicação social - parece-me - tende a jogar muito o jogo do poder e a perder qualidade. Se isso acontece com a Rua? Ainda não sei dizer pois o meu primeiro contacto não me permite percebê-lo ainda. Mas espero que sim, que haja independência e que digam/ escrevam o que tiver de ser, como alguém diria: doa a quem doer.
Recebida a revista física posso-vos dizer que que gostei do toque, do som, do cheiro... Sim, de tudo isto, que também conta numa "simples" revista. Do toque porque é uma revista com papel grosso e não aquele papel tipo bíblia que rasga por tudo e por nada. Do som, porque folheamos e parece que estamos a passar as páginas de um livro. E do cheiro, uma vez que, não cheia a tinta, aquele cheiro horrível que se entranha no nariz (e a tinta que se solta e pinta os dedos).
Falemos agora do conteúdo, realmente é uma revista que versa sobre muitas áreas - design, teatro, música, cinema, arte, política, opiniões, gastronomia, vagens, joalharia, automóveis, etc, e, claro, literatura (a esta parte já lá irei) - apresentando um conjunto de matérias e entrevistas.
Neste número 33 podemos ler entrevistas feitas a personalidades como: Benedita Pereira, César Mourão, Luísa Sobral, João Cajuda e Carminho. Que abordam, claro está, várias áreas da cultura.
Quanto ao conteúdo em si das matérias não me irei pronunciar, pois terão de ler a revista para saber, no entanto, devo dizer que a fotografia da Rua é muito bonita. Tem fotografia de vários fotógrafos e são muito apelativas. O interior da revista é chamativo, colorido e tem uma composição gráfica - não sei se é assim que se diz - muito bem conseguida.
Uma coisa que me surpreendeu pela positiva, foi ver uma revista destas com tão pouca publicidade. Normalmente estas revistas têm mais publicidade que matéria para ler o que acaba por levar a que o leitor a longo prazo se desinteresse, pois está a gastar muito dinheiro para pagar o quê?: PUBLICIDADE! E que leitor quer isso? Bem, penso que nenhum! Eu, pelo menos, dispenso.
E a Revista Rua nisso surpreendeu, em 149 páginas apenas 12 são de publicidade. O que é uma média muiiiiitttooo boa para aquilo que se vê por aí. E mais, é publicidade a produtos e serviços interessantes, ou seja, não é publicidade a perfumes, roupa e corpos invejáveis que até chateia de ser sempre o mesmo, não, temos publicidade a cidades portuguesas, cartazes de festivais ou feiras, quintas e hotéis, teatro, enfim. Muito diferente do habitual, assim tanto, que estou a pormenorizar. :D
Outra coisa que gostei e que não estava à espera, é ter vindo uma "mini revista" - pocketbook - UFit. Uma pequena revista de bolso com vários exercícios, dicas de actividade física desportiva, alimentação saudável, moda e acessórios desportivos, plano de treinos, enfim. Um mini livro que vou levar nas férias na mochila. Não pesa e são dicas simples para fazer até na praia.
Mas nem tudo são rosas nesta revista. Achei a foto de capa enjoativa. É engraçada mas não é fantástica. Rapidamente me cansei de olhar para ela. Penso que o vestido laranja da actriz e o fundo rosa não combinaram. Mas a ideia das bolas de sabão é engraçada.
Outro ponto desfavorável é o tamanho de letra da revista. Minúsculo. Eu leio-o bem, no entanto, os leitores que me seguem e outros bloguers de livros que vou seguindo queixam-se muitas vezes do tamanho de letra dos livros. Desta vez, reparei nisso nesta revisa. Penso que será dissuasor para muitos leitores lê-la. Realmente o tamanho da letra é minúsculo, deve ser um tamanho 10 ou 9.
Agora, por fim, indo àquilo que realmente me interessa - livros - vamos falar da secção de literatura da revista. Devo dizer que, para uma revista trimestral, desiludiu nesta parte. Reservaram-lhe uma página para três livros de que quase ninguém ouviu falar: "Leonardo da Vinci", "Nome de Código - Lise" e "Devoção". Com a quantidade de livros a sair em Portugal esperava mais nesta secção.
Não só apresentação de livros, como uma opinião mais vincada e que me fizesse querer lê-los. Esperava mais. Três livros algo elitistas e que não chamam todo o género de leitores. Queria mais neste campo.
No geral é um saldo muito positivo para esta revista, já andei a ver se a encontrava em versão pocket, mas ainda não encontrei.
Talvez no próximo trimestre.
Mais informações em: Revista Rua
Sinopse:
Todas as ruas têm uma história. A nossa tem várias! Arte, música, talento, personalidades, negócios, sabores, viagens, bom gosto. A RUA é a história que liga as raízes de Portugal ao futuro. Uma revista com uma linguagem criativa e original preenchida por um jornalismo sério e autêntico.
]]>
Opinião: "Não há rosas sem espinhos" de Aurélie Valognes]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/12/Opini%C3%A3o-N%C3%A3o-h%C3%A1-rosas-sem-espinhos-de-Aur%C3%A9lie-Valogneshttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/12/Opini%C3%A3o-N%C3%A3o-h%C3%A1-rosas-sem-espinhos-de-Aur%C3%A9lie-ValognesMon, 12 Aug 2019 12:16:39 +0000
"Não há rosas sem espinhos"
de Aurélie Valognes
Olá leitores.
Hoje falo-vos deste segundo livro editado em Portugal e escrito pela francesa Aurélie.
Como diz a sinopse este livro retrata um pouco a vida de Rose, uma jovem de 36 anos.
Rose tem um filho de 18 anos que deixa o lar e pressiona a mãe para que lhe conte quem é o seu pai. Rose está renitente e nem imagina o que é que a distância do filho lhe reserva.
Enquanto isso, é dispensada dos serviços que presta numa família enquanto ama de crianças e a sua vida parece virada do avesso, sem emprego e sem o filho, Rose vê-se sozinha.
E é aí que as circunstâncias se reúnem e Rose embarca numa aventura que vem agitar a sua vida monótona e chata. Rose aceita um trabalho bem pago para cuidar de alguém, só não sabe se é para cuidar do cão chique da patroa se da mãe desta que tem um "ligeiro" TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e que se nega a sair de casa.
Tinham-me falado bem do primeiro livro da escritora lançado em Portugal, "Viver na flauta" - que ainda não li - e disseram-me que era um livro divertido.
A sinopse deste livro também o prometia, mas a verdade é que não o achei.
É sim um livro leve, perfeita para o verão, com letras grandes e uma história que não dá muito em que pensar. Mas não é propriamente divertido. Achei-o até algo deprimente a certa altura. Não aquele deprimente acentuado, apenas um pouco.
Li-o rapidamente e não dou o tempo por perdido. Mas não o achei o livro da minha vida. É um romance simpático e descontraído.
Quem não está habituado a ler com regularidade e goste de romances, poderá escolher este livro para leitura de férias. Quem já tem outro andamento, como acho ser o meu caso, este livro não foi desafiante, antes servindo como uma pausa entre livros mais pesados.
Ainda assim, embora Aurélie ainda não me tenha conquistado, mantenho a curiosidade relativamente ao seu primeiro livro "Viver na flauta", pode ser que o encontre nas férias e o leia.
Devo deixar uma nota final de desagrado, não consegui gostar dos títulos dos capítulos, para mim não encaixavam nada bem.
Deixo um agradecimento à 4 estações editora/ Castor de papel pelo simpático envio e por arriscarem em opiniões sinceras.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 8
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 7
Total: 8,38
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:4 Estações Editora
Sinopse:
Rose, 36 anos, celibatária e dedicada a família, depois de perder o pai e o emprego, toma conhecimento que seu único filho de 18 anos, vai sair de casa para ir viver com a namorada. Rose desaba completamente. Busca então uma solução para a sua vida, trabalhar como baby-sitter de um lulu-da-pomerânia, Pépete, da prepotente Verónique Lupin e ainda cuidar da da mãe de Verónique, uma idosa rica e decrépita. O romance relata com muito humor e profundidade, por vezes até de forma comovente, o relacionamento sem bom senso de Rose com o filho, assim como com as duas mulheres com quem passa a conviver, aliás personagens memoráveis e coloridas.
]]>
Opinião: "Os predadores" de Martina Cole]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/08/Opini%C3%A3o-Os-predadores-de-Martina-Colehttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/08/Opini%C3%A3o-Os-predadores-de-Martina-ColeThu, 08 Aug 2019 13:36:54 +0000
"Os predadores"
de Martina Cole
Olá leitores.
Trago a minha opinião a mais um livro de Martina Cole. Só posso dizer que Cole não desilude.
Para quem gosta de thrillers/ policiais digo: esqueçam o que têm lido até agora e os thrillers que têm saído nestes últimos tempos. Cole bate-os aos pontos.
Esqueçam os típicos investigadores e policias, aqui estamos a viver do lado dos maus, da máfia, dos criminosos. Vivemos o seu dia-a-dia, a violência, a lealdade, o engano, as mortes, a linguagem crua... enfim... tudo.
Fiquei fã de Cole após ler um ou dois livros dela, neste momento já possuo na estante todos os publicados em Portugal. Ainda não os li todos, mas não tardará muito.
Tenho muita pena que mais nenhuma editora tenha pegado em Cole depois da Civilização Editora, muita pena mesmo, pois Cole continua a escrever e estou muito curiosa com os títulos que saíram depois do último publicado em Portugal.
Neste "O predadores" Cole traz a história de uma família, os Jacksons. Freddie após estar preso quer caminhar no sentido de liderar a máfia dirigida por Ozzy, e consigo leva o primo Jimmy.
Com o tempo as coisas vão mudando e quem pensa que manda descobre que não é bem assim. Freddie acaba por representar o mafioso bruto e sem neurónios e Jimmy o mafioso elegante e inteligente. Entre eles há a lealdade e os laços de sangue.
Mas será que isso aguentará a estreita relação destes primos?
Mesmo após mortes, roubos, mentiras...
Só vos digo, mais um grande livro, não o seu melhor dos que li até agora, mas ainda assim, um bom livro. E que não aconselho a pessoas facilmente impressionáveis.
Gostei bastante!
Classificação:
- Escrita: 10
- História: 9
- Revisão do texto: 8
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 8,5
Total: 8,9
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Civilização Editora
Sinopse:
As famílias devem continuar unidas, mas, atrás das fachadas, as invejas e traições avançam até infectar todas as vidas. E para os Jacksons, a lealdade não prevalece. Porque no seu mundo, não se pode confiar em ninguém. No seu mundo são todos predadores. Freddie Jackson pensa que é o dono do submundo, depois de sair da prisão. Cumpriu a sua pena, fez os contactos certos e prepara-se para usá-los. A sua mulher, Jackie, só queria o seu marido em casa, mas já estava esquecida das zaragatas, da violência e das outras mulheres que Freddie não consegue largar.
]]>
66.º PASSATEMPO - 33.ª Edição da REVISTA RUA]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/01/66%C2%BA-PASSATEMPO---33%C2%AA-Edi%C3%A7%C3%A3o-da-REVISTA-RUAhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/08/01/66%C2%BA-PASSATEMPO---33%C2%AA-Edi%C3%A7%C3%A3o-da-REVISTA-RUAThu, 01 Aug 2019 16:18:40 +0000
66.º PASSATEMPO
33.ª Edição da REVISTA RUA
PASSATEMPO DE VERÃO
Em parceria com o Grupo Érre trago mais um passatempo.
Estamos a oferecer 15 exemplares da 33.º Edição da Revista RUA!
Para poder ganhar basta seguir as indicações:
- Seguir a página de instagram da Revista Rua - Seguir a página de instagram do blogue
- Nomear três amigos na caixa de comentários.
Vencedores:
@bloglivropensamento
@pedrocorreira2780
@silveria.miranda
@andreiaf99
@helenai91
@luanasantos
@marcos.scp
A REVISTA RUA é uma revista impressa, mas também acompanha a evolução das novas tecnologias de comunicação através do seu website revistarua.pt e da sua app para dispositivos móveis. Assume-se como uma revista de informação geral com atualização permanente e como um órgão de comunicação independente, plural e equilibrado
A REVISTA RUA permite ao público saber o estado do país nas mais diversas áreas: cultura e artes, negócios, turismo, política, desporto, sociedade, entre outras. Apostando numa informação diversificada, abrangendo os mais variados campos de atividade e correspondendo às motivações e interesses de um público plural.
É ainda um órgão de informação aberto a pessoas de todas as culturas, povos, credos religiosos e ideologias políticas, tendo sempre em conta os valores sobre os quais assenta a democracia pluralista.
E têm até dia 15 de Agosto de 2019 (até às 18h00m)!
Está limitado a Portugal Continental e Ilhas. Não serão tidas em consideração páginas apenas criadas para passatempos ou similares. Válida apenas uma participação por pessoa. O blogue não se responsabiliza por extravio, atrasos, ou mesmo o não envio do prémio por parte dos parceiros ou autores. No entanto, tudo fará para obstar a tais situações. Caso o vencedor não se manifeste até 5 dias úteis após a sua divulgação será seleccionado outro vencedor.
]]>
Opinião: "A Tomada de Madrid" de Mário Silva Carvalho]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/07/29/Opini%C3%A3o-A-Tomada-de-Madrid-de-M%C3%A1rio-Silva-Carvalhohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/07/29/Opini%C3%A3o-A-Tomada-de-Madrid-de-M%C3%A1rio-Silva-CarvalhoMon, 29 Jul 2019 11:41:53 +0000
"Tomada de Madrid"
de Mário Silva Carvalho
Olá leitores.
Hoje falo-vos de um livro histórico. Tenho aprendido a gostar deste género literário e arriscado em ler alguns sobre a nossa história, que é vasta.
A minha primeira aventura foi com "O último conjurado" de Isabel Ricardo, de que já falei aqui. (Leiam AQUI). Uma experiência que correu muito bem e que me lançou na aquisição de mais alguns livros históricos da Edições Saída de Emergência, aproveitando a promoção que têm no site de 2=3.
E "A tomada de Madrid" foi um dos que escolhi na altura. A sinopse parecia prometer uma história interessante e a capa foi, confesso, apelativa.
Ia com alguma expectativa, no entanto, senti-me desiludida com este romance.
A tomada de Madrid, mote para este livro, é feita tão rapidamente e logo na primeira metade do livro que quase nem se dá por ela. Tive de voltar atrás e reler o parágrafo para ter a certeza que tinha sido aquilo, sim, um parágrafo. Não encontrei a publicitada "humilhação aos espanhóis", foi tão leve a passagem que nem se percebe.
Talvez o título e a sinopse não tenham sido os mais indicados e induzam em erro, ou então, o autor não conseguiu transmitir tudo o que queria.
Falando concretamente da história, posso dizer que é narrada por Francisco de Brites um oficial brasileiro ao serviço da coroa portuguesa. Este personagem/ narrador vai-nos contando as batalhas que são travadas contra os espanhóis, descrevendo tudo quanto sucede e a trama vai-se prolongando ao longo dos anos de 1706 e seguintes.
Devo dizer que achei a componente romântica deste romance, desculpem a redundância, um pouco aquém. Francisco de Brites cai de amores por uma espanhola, mas esse amor não criou uma ligação comigo enquanto leitora. Ficou estranho este sentimento do personagem. Foi, lá está, rápido demais.
Por outro lado, gostei mais da segunda metade do livro, quando as batalhas para Francisco começam a reduzir e parte para o Brasil seguindo as ordens da coroa, no sentido de lidar com a captura de escravos negros e trazer os tesouros para Portugal. Esta segunda parte, sou eu que estou a dividir o livro assim, pareceu-me muito mais interessante e li-a com mais afinco.
Francisco de Brites, no geral, pode ser descrito como um oficial humilde, que foi crescendo "na carreira" aos poucos e devido a bons relacionamentos e bons serviços prestados, que criou inimizade com o rei sem se perceber muito bem o motivo, um oficial que sofre na pele a guerra e que fica com lesões físicas em sua consequência. Além disso, o seu inseparável "pajem", ou se calhar "assistente" - eles chamam-lhe impedido - e amigo "Carona", resmungão e refilão, revela-se uma constante durante a trama e ainda surge Estrela, uma escrava oferecida a este oficial e que o acompanhará para Portugal.
Devo confessar que gostei mais do livro quando Estrela chegou à vida de Francisco e talvez se essa fase tivesse sido mais bem explorada teria dado um enredo muito mais rico e interessante.
Este livro não foi mau, mas não me deslumbrou como o "O último conjurado".
Classificação:
- Escrita: 6
- História: 6
- Revisão do texto: 9
- Complexidade: 7
- Trabalho gráfico: 9
Total: 7,4
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Edições Saída de Emergência
Sinopse:
Um romance épico que nos conta como o exército português conseguiu um dos maiores feitos da sua história: humilhar Espanha.
A Tomada de Madrid é um romance épico que nos conta como, em junho de 1706, o exército português conseguiu um dos maiores feitos da sua história: humilhar Espanha. Lavava-se assim com sangue e glória os vexames sofridos um século atrás, quando Filipe de Espanha se proclamara rei de Portugal. É Francisco de Brites, oficial português, quem nos relata esses dias feitos de golpes de espada, pólvora e morte. Mas antes de entrar em Madrid com um exército de vinte mil homens, Francisco ocupara Salamanca. E foi nessa cidade que o militar – que sofreu várias mutilações nos campos de batalha – entregou a parte mais importante de si: o seu coração. Ficou com uma morena de olhos verdes que o seduziu de uma janela. Uma vitória improvável em batalha, um amor impossível no coração, cicatrizes em todo o corpo, as agruras do cárcere e da ingratidão… mais do que a história de um veterano português, este é o relato apaixonante de um período fundamental da História de Portugal que ficou soterrado nas memórias curtas das nossas gentes.
]]>
Opinião: "Assassínio em Moscovo" de Anthony Olcott]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/07/22/Opini%C3%A3o-Assass%C3%ADnio-em-Moscovo-de-Anthony-Olcotthttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/07/22/Opini%C3%A3o-Assass%C3%ADnio-em-Moscovo-de-Anthony-OlcottMon, 22 Jul 2019 11:49:51 +0000
"Assassínio em Moscovo"
de Anthony Olcott
Olá leitores.
Hoje trago a minha opinião sobre este pequeno livro das Edições Livros do Brasil. É uma colecção que tenho reunido ao longo do tempo,livros velhinhos e que mostram bem como o thriller e o policial era há largos anos atrás sem a influência das tecnologias do séc. XXI.
Este livro, de que agora vos falo, relata a experiência que um funcionário da segurança de um hotel algo decrépito tem, quando encontra um cadáver num dos quartos do hotel.
Tudo poderia ser resolvido de forma simples se se tratasse de um nacional Russo, no entanto, o cadáver é de um americano e, como tal, os problemas começam a surgir.
Duvakin toma a iniciativa de dar nota do crime ao KGB, pensando que tudo sairia das suas mãos e que continuaria a sua miserável vida de sempre. Mas não, os acontecimentos precipitam-se e Duvakin vê-se no centro dos acontecimentos.
Em linhas gerais é isto. Um livro narrado na era em que a Rússia era muito controlada, o regime muito severo e as máquinas de calcular portáteis acabavam de surgir. Neste livro, o mercado negro assume preponderância, até para quem quer comprar coisas simples como um pato para a ceia de Natal.
Achei um livro com uma narrativa lenta, embora a história tivesse o seu mistério e interesse. Às vezes senti-a um pouco confusa e com pormenores a mais.
Não foi dos livros que mais gostei da colecção, daqueles que já conheço.
Mas nem tudo foi menos bom. Gostei bastante do final. Inesperado. Uma reviravolta que fez valer a pena o resto e deixou tudo em aberto. Ao jeito dos escritores "do antigamente".
Classificação:
- Escrita: 7
- História: 7
- Revisão do texto: 9
- Complexidade: 7
- Trabalho gráfico: 6
Total: 7,2
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Edições Livros de Brasil
Sinopse:
O seu primeiro erro foi descobrir o cadáver. O seu segundo erro foi contar à KGB. - Duvakin é um oficial de segurança num hotel com dois problemas desesperados. Um, é o americano morto nu no quarto 852. O segundo, é o coronel Polkovnikov da KGB.
Quando a KGB pede a ajuda de Duvakin, essa deveria ter sido a sua advertência. Russos mortos são uma coisa. Americanos mortos são outra bem diferente. Então, tentado pela fortuna e atraído pelo poder, Duvakin corre o risco de trair os seus amigos, a sua amada Tanya, a ele próprio e o seu país.
]]>
Opinião: "Desapego" de Militza Fangueiro]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/07/03/Opini%C3%A3o-Desapego-de-Militza-Fangueirohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/07/03/Opini%C3%A3o-Desapego-de-Militza-FangueiroWed, 03 Jul 2019 11:16:08 +0000
"Desapego"
de Militza Fangueiro
Olá leitores. Hoje venho falar do 2º volume do romance escrito por Militza. Se bem se lembram, há pouco tempo falei aqui do 1.º volume (Leiam AQUI) e disse-vos que foi um livro de que gostei.
O segundo volume saiu tem ainda pouco tempo e recebi-o quando tinha terminado o 1.º volume há poucos dias. Fiquei contente, no entanto, tive aquele receio de que não alcança-se o feito do 1.º. Por isso, esperei uns dias, talvez um mês, até pegar nele e dar continuação à leitura da trama que envolve Beatriz e Diego.
Como referi relativamente ao 1.º livro, encontrei uma trama intensa e onde há sempre alguma coisa a acontecer. Por isso, manter o ritmo e entusiasmo poderia não ser fácil.
Agarrei o livro e, confesso, pensei que se calhar iria ficar desiludida. Mas não. Militza agarra-nos às páginas de uma maneira que já não encontro muitos autores, ou mesmo escritores a fazer.
A história de Diego e Beatriz, neste segundo volume, conseguiu manter o andamento e trazer surpresas. Os momentos de tensão e exasperação levavam-me a querer abanar as personagens e a continuar a leitura. E isto é bom. Um livro que nos envolve é sempre um bom livro, mesmo que a história não vá pelos caminhos que gostaríamos.
Este segundo livro já não tem tantas cenas sexuais entre o casal, porque, e também, se encontram separados. E penso que o livro ganhou com isso, pois no anterior era em demasia. No entanto, ainda há uma grande tensão sexual.
Não posso falar muito da história, pois iria revelar demais para quem já leu o anterior.
Só posso dizer que gostei de tudo, mas particularmente dos capítulos finais, da forma como as coisas se desenrolaram e do que acontece com as personagens. Gostei.
Mas, a última frase deixou-me de pé atrás. Isto porque, deixou em aberto a história para um terceiro livro. No entanto, considero que, se a autora continua-se coma história de Beatriz e Diego nos termos em que fez até então a mesma poderia perder muito brilho ou estragar tudo aquilo que fizera até aqui.
Revelei este receio à autora que me disse que não avançaria com um terceiro volume. E isso deixou-me mais descansa, confesso.
Com estes dois volumes temos uma trama recheada de acontecimentos, intensa e fora do habitual. Neste volume em concreto, temos um livro que nos envolve e que não largamos até chegarmos ao fim.
Mantenho ainda tudo o que disse no primeiro volume, considero que a autora tem muito jeito para a escrita, escreve de forma apaixonada, no entanto, precisa de um acompanhamento. Pois com isso os livros ficariam no ponto.
É uma autora a seguir!
Classificação:
- Escrita: 9
- História: 10
- Revisão do texto: 7
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 9
Total: 8,8
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Capital Books
Sinopse:
Após um inesperado e brutal confronto com o Diego, a jovem e apaixonada Beatriz, encara a terrível realidade. As tentativas infrutíferas de ficarem juntos começavam a cansar, empurrando-os para o abismo de uma solidão indesejada e insuportável. Seria possível afastarem-se? Teriam a força necessária, para seguirem caminhos diferentes? Como desapegarem-se de tão intensa paixão?
“O Desapego” é o segundo volume da colecção “Quando os sonhos nos atraiçoam” a ser publicado, depois do sucesso do primeiro volume - “O Acordo”.
]]>
Opinião: "A rapariga sem nome" de Leslie Wolfe]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/06/28/Opini%C3%A3o-A-rapariga-sem-nome-de-Leslie-Wolfehttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/06/28/Opini%C3%A3o-A-rapariga-sem-nome-de-Leslie-WolfeFri, 28 Jun 2019 11:16:56 +0000
"A rapariga sem nome" - 1.º
de Leslie Wolfe
Olá leitores, como já disse, tenho andado desaparecida daqui, mas trago-vos hoje nova opinião.
A editora Alma dos livros tem apostado em thrillers, quanto a mim, acho muito bem. :) É o meu género favorito.
Fiquei muito contente quando recebi este primeiro volume da série da agente Tess, um thriller é sempre bem vindo. É certo que, após já ter lido tantos, já muito pouco me surpreende, não que os livros não sejam bons, mas porque já pouco haverá a inventar e já muito se escreveu nesta matéria.
Quando li este livro encontrei pontos comuns com as histórias de Robert Bryndza, coincidência ou não, fiquei com essa sensação.
No entanto, isso não invalida que o livro seja bom e se leia rapidamente. Li-o em dois dias e com vontade de continuar.
Nesta série acompanhamos a agente especial do FBI, Tess, na investigação daquele que parece ser um assassino em série. Tess tem um segredo que revela durante este primeiro livro e que está ligado à história em si. Confesso que perante este segredo desconfiei um pouco do que lá vinha e acertei no resultado.
Em Tess temos uma mulher solitária, com dificuldades de se relacionar com os outros após perder o seu companheiro de trabalho durante um confronto com bandidos. Sentindo-se culpada, Tess só quer trabalhar sozinha, enfurecendo os chefes, mas, obtendo resultados.
Nesta trama Tess tem de enfrentar dificuldades levantadas pela chefia, e parte sozinha na busca de um assassino, no entanto, acaba por encontrar em dois inspectores locais uma preciosa ajuda e, quiçá, amigos.
Neste livro, temos um assassino inteligente, que se esconde por detrás de véus que vão sendo levantados. Mas será que Tess estará disposta a avançar contra posições superiores para chegar onde quer e salvar as vítimas? É algo que só saberão depois de ler.
Comparando com Robert Bryndza, acaba por ser inevitável, acho a escrita parecida, posso dizer que me senti mais ligada a Tess do que a Erika Foster. Talvez a escrita de Leslie Wolfe me diga mais. No entanto, este é só o 1.º volume e não me permite dar uma certeza, até porque também tenho gostado dos livros de Robert. Leslie terá de trazer muita novidade para se tornar a "favorita".
Gostei da escrita, não é complicada, faz com que se visualize muito bem o que está a acontecer - o que nem sempre é fácil -, trouxe pormenores novos e inovadores, e o final... agradou-me. Teve um toque de "justiceiro".
Parece-me uma série que promete bons momentos.
Classificação:
- Escrita: 9
- História: 9
- Revisão do texto: 10
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 9
Total: 9,2
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Alma dos livros
Sinopse:
HÁ DESEJOS QUE TEMOS DE MANTER SECRETOS
Os olhos azuis vidrados, o belo rosto, inerte, coberto de cintilantes grãos de areia. Os lábios entreabertos, como que para libertar um último suspiro. Quem é a bela rapariga encontrada ao amanhecer numa praia deserta? Qual é o seu segredo?
A agente especial Tess Winnett, do FBI, procura incessantemente respostas. A cada passo, a cada nova descoberta, desvenda factos perturbadores que conduzem à mesma conclusão: aquela não foi a única vítima. O assassino que procuram já matou antes.
Escondendo também um terrível segredo, a agente Tess Winnett enfrenta os seus receios mais profundos, numa emocionante corrida para apanhar o assassino, que se prepara para acabar com outra vida. Descobri-lo-á a tempo? Será capaz de o deter? A que preço?
AS REGRAS DO JOGO MUDARAM. TAL COMO A DEFINIÇÃO DE SERIAL KILLER.
A agente especial Tess Winnett é apaixonada, ousada, forte e temperamental. Não hesita em arriscar a vida, numa busca incessante por toda a verdade e por um seria killer cruel que anda a tirar vidas sem piedade. Inteligente, desenvolta e teimosa, Tess levará os leitores numa memorável e aterradora investigação neste empolgante e apaixonante thriller.
]]>
Opinião: "Destemida" de Lesley Livingston]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/06/26/Opini%C3%A3o-Destemida-de-Lesley-Livingstonhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/06/26/Opini%C3%A3o-Destemida-de-Lesley-LivingstonWed, 26 Jun 2019 13:25:01 +0000
"Destemida"
de Lesley Livingston
Olá leitores, tenho andado desaparecida daqui, mas tenho opiniões para lançar e começo com este "Destemida".
É um livro de ficção, não sei se o posso encaixar no género fantástico, estou na dúvida. Até porque a autora se baseou em factos científicos para escrever o livro, ou seja, baseou-se na descoberta de indícios da anterior existência de gladiadoras - sim, mulheres a lutar na arena.
Seja como for, isso acaba por não se revelar totalmente relevante. Embora possa ser um livro que não se enquadre muito no meu gosto literário, devo dizer que gostei de o ler.
Neste livro conhecemos Fallon uma jovem princesa de uma tribo em que as mulheres são guerreiras e combatem ao lado dos homens. Esta trama desenrola-se durante o império romano de César e onde as conquistas pelos territórios são violentas.
Fallon quer ser guerreira como outrora a sua irmã o fora. Irmã essa, que sucumbiu durante uma batalha contra César. Por quem Fallon passa a nutrir um ódio de morte.
Após alguns acontecimentos, Fallon acaba por se tornar gladiadora ao serviço de uma escola de elite e terá de combater até à morte para sobreviver. Não só dentro, como fora de arena.
Em concreto, posso dizer que é uma trama sem grandes tempos mortos, vai-se desenrolando de uma forma desenvolta e interessante. Existem surpresas ao longo da história que podem virar o jogo a favor ou contra Fallon e que nos faz querer saber o que vem a seguir.
Li o livro rapidamente e com vontade, tem uma escrita fácil de acompanhar e leve, as personagens apresentadas não são difíceis de imaginar e os cenários também não, talvez muito devido aos filmes de gladiadores que já vi.
Só lamento que uma cena chave no final tenha sido - para mim - demasiado simples. Passou tão rápido que quase nem dei por ela, tive de voltar atrás para confirmar se tinha mesmo acontecido.
De resto, foi uma leitura muito positiva. Penso que há continuação, mas ainda não me apercebi que já esteja traduzida para português. Vamos aguardar, até porque ficaram pontas por unir. :)
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 8,7
- Revisão do texto: 8
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 9
Total: 8,54
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Edições Saída de Emergência
Sinopse:
Fallon é a filha mais nova de um orgulhoso rei celta e sempre viveu na sombra da lendária reputação da guerreira de Sorcha, a sua irmã mais velha, que morreu em combate quando os exércitos de Júlio César invadiram a ilha da Bretanha.
Na véspera do seu 17.º aniversário, Fallon está ansiosa por seguir os passos da irmã e conquistar o seu legítimo lugar entre os guerreiros reais. Mas ela nunca terá essa oportunidade, já que é capturada e vendida a uma escola de elite que treina mulheres gladiadoras — e cujo patrono é o próprio Júlio César. Numa cruel reviravolta do destino, o homem que destruiu a família da jovem poderá ser a sua única hipótese de sobrevivência.
Agora, Fallon terá de ultrapassar rivalidades perversas e combates mortais — dentro e fora da arena. E talvez a maior ameaça de todas: os seus sentimentos proibidos, porém irresistíveis, por Cai, um jovem soldado romano.
]]>
O que diz o parceiro: escritor favorito.]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/06/17/O-que-diz-o-parceiro-escritor-favoritohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/06/17/O-que-diz-o-parceiro-escritor-favoritoMon, 17 Jun 2019 14:41:39 +0000
Caros leitores, hoje começamos de forma diferente. Sim já começa a ser regra quebrar a norma. Ainda assim…
Sou péssimo com nomes, seja de colegas, seja de “celebridades”, comeres, locais ou autores…. Sim autores.
Leio um livro, sou capaz de relembrar toda a história, saber o título e, quem sabe, até fazer um elaborado, mas pouco ilustrativo, esboço da capa do mesmo, mas lembrar o nome do autor já é mais complicado.
Por isso, quando me perguntam quais são os meus autores/escritores favoritos, é de esperar que não saiba responder.
Pois, não é bem o caso.
E venho mesmo falar do meu escritor favorito.
O primeiro nome que surge na minha mente quando falo de livros. O único que até hoje nunca me deixou ficar mal.
Mas calma, isto é, no fim de tudo, um blog de Livros, e, assim, prometo falar dos mesmos.
Hoje venho falar de James Rollins e da série Força SIGMA.
O porquê de falar de uma série e não de um livro só… acontece que já leio há muitos anos e esta série em particular tem alguns 14 ou 15 livros e já os li todos. Falar de apenas um seria pura e simplesmente estúpido.
Assim sendo e de forma muito… MUITO resumida (afinal são muitos livros), posso dizer que Rollins relata as aventuras de uma célula de agentes especiais.
Uma subsidiária da já por si subsidiária que é a DARPA. Estes agentes especiais primam não apenas pelo treino militar, claro está, mas pelas suas características especiais, digamos mesmo, pelas suas formações académicas ou especialidades.
Esta força de intervenção tem acesso e desenvolve os mais modernos apetrechos, mas eis que entramos no que me cativa nestes livros, e, mesmo que nunca leiam um livro destes, desafio-vos a procurar um numa livraria e passar as páginas até à parte que em o autor fala das tecnologias presentes, dos mitos em que se baseou e do que é verdade… em muitos casos a margem para a sua imaginação é tão pouca que é fascinante como desenvolve uma história tão completa.
Ou seja, agentes especiais com treino militar, que percebem de ciência, tecnologia, explosivos, cavalos, cães… eit.. até de primatas, e que têm acesso a armas engraçadas, veículos que pensamos ser invenção, mas depois vamos pesquisa e tungas… já por aí andam.
Enfim… tudo isto para resolver catástrofes.
Sim eu sei... é sempre a mesma coisa, o mundo pode acabar o que tem de ser impedido, mas a foram como isso é feito é que o diferencia dos outros autores.
Posto isto, confesso que não falei de um livro, mas julgo ter feito uma boa introdução e criar condições para no futuro falar dos livros individualmente.
Apenas não sei se deva falar do primeiro, ou passar directamente para os mais recentes, pois a história e as personagens estão interligadas. Outra alternativa é mesmo fazer uma descrição dos temas de cada livro.
Digam o que acham, deixem comentário, ou mandem mensagem, ou um e-mail....Manifestem-se!
]]>
Opinião: "O meu irmão" de Afonso Reis Cabral]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/06/07/Opini%C3%A3o-O-meu-irm%C3%A3o-de-Afonso-Reis-Cabralhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/06/07/Opini%C3%A3o-O-meu-irm%C3%A3o-de-Afonso-Reis-CabralFri, 07 Jun 2019 16:59:22 +0000
"O meu irmão"
de Afonso Reis Cabral
Boa tarde leitores, hoje trago a minha opinião sobre o primeiro livro de Afonso Reis Cabral.
Este livro foi-me recomendado pela Edite do blogue O Livro Pensamento, e acedi em lê-lo. Embora a Edite tenha dito que eu ia gostar, a verdade é que: nem por isso.
A história fala de dois irmãos, um "normal" e um outro que tem síndrome de down. Este irmão "normal" encarrega-se do outro quando os pais morrem. E a história gira à volta disso, de como é a relação deles, como era na infância e de como este irmão "cuidador" quer o outro só para si. Sim, é devido a um sentimento de posse que acabo por colocar "cuidador" entre aspas.
Este livro é um pouco parado de mais para mim. Não lhe achei grande piada, não foi nada por aí além. O personagem principal/ narrador é chato, vai demonstrando alguma obsessão pelo irmão, talvez devido a algum sentimento de culpa.
Gostei do personagem Miguel, o irmão com a síndrome de Down, embora não tenha propriamente uma voz activa, as suas atitudes geraram empatia.
Há uma ou outra situação que até alegram a história, há mortes, há crimes, mas nada que no geral salve definitivamente o livro.
Aponto para as últimas linhas do livro, a parte mais emocionante e que mostram que os "normais" não são nada.
Mas no geral, a consideração é: não sei como há livros que ganham prémios, os outros seriam assim tão fracos? Não vejo neste grande matéria para ganhar um prémio. (digo eu, simples leitora)
Classificação:
- Escrita: 6
- História: 6
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 6
Total: 7,38
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Leya
Sinopse:
A relação entre dois irmãos, um deles com necessidades especiais, que têm de aprender a viver juntos. Com a morte dos pais, é preciso decidir com quem fica Miguel, o filho de 40 anos que nasceu com síndrome de Down. É então que o irmão – um professor universitário divorciado e misantropo – surpreende (e até certo ponto alivia) a família, chamando a si a grande responsabilidade. Tem apenas mais um ano do que Miguel, e a recordação do afecto e da cumplicidade que ambos partilharam na infância leva-o a acreditar que a nova situação acabará por resgatá-lo da aridez em que se transformou a sua vida e redimi-lo da culpa por tantos anos de afastamento. Porém, a chegada de Miguel traz problemas inesperados – e o maior de todos chama-se Luciana. Numa casa de família, situada numa aldeia isolada do interior de Portugal, o leitor assistirá à rememoração da vida em comum destes dois irmãos, incluindo o estranho episódio que ameaçou de forma dramática o seu relacionamento. O Meu Irmão, vencedor do Prémio LeYa 2014 por unanimidade, é um romance notável e de grande maturidade literária que, tratando o tema sensível da deficiência, nunca cede ao sentimentalismo, oferecendo-nos um retrato social objectivo e muitas vezes até impiedoso.
]]>
Opinião: "L. Ville" de Fernando Sobral]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/23/Opini%C3%A3o-L-Ville-de-Fernando-Sobralhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/23/Opini%C3%A3o-L-Ville-de-Fernando-SobralThu, 23 May 2019 16:04:08 +0000
"L. Ville"
de Fernando Sobral
Boa tarde leitores, hoje trago a opinião a este L. Ville. Um livro que adquiri há algum tempo, por €5.
Quando li a sinopse pareceu-me uma história interessante, um detective e um comerciante de arte morto. Pareceu-me bem.
Já li livros sobre comerciantes de arte e crimes à mistura e, assim, parecia-me que tudo ia ser interessante, para mais, trata-se de um livro escrito por um português passado em Portugal, mais concretamente em Lisboa.
Este livro tem menos de duzentas páginas, por isso, esperava lê-lo rapidamente, no entanto, demorei quase dez dias a chegar ao fim.
Foi um livro que de certa forma me desiludiu. Imaginem um filme, daqueles estranhos, em que o personagem principal só anda por ali a vaguear, com os seus pensamentos, tem um diálogo ou outro com outras personagens, e conclusões, quase nenhumas. Foi isso que senti com este livro.
Para mim, foi uma leitura sem ritmo, sem grande interesse - apesar de pequeno - e como muitas partes dispensáveis. Estive sempre à espera que algo interessante acontecesse, mas não. Quando parecia que pontas se iam ligar e revelar algo interessante, isso não acontecia, permanecendo a história na mesma linha monótona.
O detective tem um nome muito grande, estar sempre a lê-lo cansou-me, está longe de ser activo ou ter uma característica que nos prenda a ele. Os diálogos com as outras personagens são, muitas vezes abstractos e este inspector tem um afixação pelos seus tempos em África que chega a ser exasperante, pois nada de especial acrescentava à trama.
Não foi, decididamente, um livro para mim.
Classificação:
- Escrita: 4
- História: 4
- Revisão do texto: 9,8
- Complexidade: 6
- Trabalho gráfico: 4
Total: 5,56
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Quetzal
Sinopse:
Só os anúncios publicitários transmitem a ideia de uma cidade feliz. E o detective Manuel da Rosa sabe disso. A sua rotina de viagens nocturnas pela cidade termina quando um comerciante de arte, Ernesto Ávila, aparece morto. À medida que o detective vai conhecendo melhor o misterioso passado do morto, um homem que não gostava de ser conhecido, recorda-se do tempo em que ele próprio tentava esquecer a sua identidade. E a pensar na sua relação com Ana Moreno. Tudo se complica com a chegada da fascinante e enigmática, Susana Wong. Ela pode ser a explicação de tudo. Até da razão porque é cada vez mais difícil saber onde está a verdade e onde está a mentira.
]]>
Opinião: "A história secreta do Vaticano" de Javier Garcia Blanco]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/13/Opini%C3%A3o-A-hist%C3%B3ria-secreta-do-Vaticano-de-Javier-Garcia-Blancohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/13/Opini%C3%A3o-A-hist%C3%B3ria-secreta-do-Vaticano-de-Javier-Garcia-BlancoMon, 13 May 2019 11:33:06 +0000
"A história secreta do Vaticano"
de Javier Garcia Blanco
Bom dia leitores,
Hoje trago a opinião deste livro de não ficção.
Um livro que nos fala da evolução da igreja católica e do surgimento do Vaticano. Este livro, baseado em documentos reais, mostra-nos como a igreja esteve sempre pejada de crimes, sexo, ganância e pouco virtuosismo.
Devo dizer que é um livro realmente histórico e que começa nos primeiros séculos de existência da igreja, como eu me interesso mais pela história do "podres" da igreja dos nossos tempos - finais do séc. XX e séc. XXI -, há uma altura do livro que me senti algo cansada e que não me despertou tanto interesse, no entanto, fiquei algo espantada por constatar que a igreja é tudo menos o que tem preconizado.
De uma forma superficial fala dos dois lados do Papa João Paulo II, mas que deu para perceber que não seria assim tão bom e perfeito como se fez parecer durante anos. Se tinha coisas boas, sim, tinha. Mas tinha coisas muito más também.
É interessante ver como foi afastado o Papa Bento XVI e o que estará por detrás do seu afastamento. Bem como as expectativas que estão em cima do Papa Francisco.
Ficamos com a clara ideia de que há uma grande jogo de poder e que o dinheiro comanda o Vaticano e quando um Papa quer fazer o que está correcto... desaparece.
Chamo a atenção para a quantidade de nomes e datas, são muitos. A mim atrapalham-me a leitura, pois quero perceber tudo e com tantos nomes e referências é complicado, mas sendo um livro de não ficção é inevitável que estes existam.
Quem gosta deste tema, irá certamente gostar deste livro. Para quem quer conhecer um pouco mais da história, desde o início, este livro é bom. Sobre a igreja mais recente, é um livro que não aprofunda muito, tocando apenas ao de leve nos pontos mais básicos.
Gostei, mesmo que não tenha focado o meu maior interesse. Mas é um gosto pessoal.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 8
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 7
- Trabalho gráfico: 7
Total: 7,98
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Matéria Prima Edições
Sinopse:
O LADO MAIS HUMANO E PECAMINOSO DA IGREJA DE ROMA E DOS HOMENS QUE A LIDERARAM AO LONGO DE SÉCULOS.
Quais foram os contornos dos escândalos Vaticanos que tocaram os pontificados de Bento XVI e do Papa Francisco?
O que envolveu a morte de João Paulo II?
Por que razão Alexandre VI ficou para a história como o mais imoral e corrupto dos Papas?
Que cerimónias curiosas se celebraram secretamente na residência Papal?
]]>
Opinião: "A dama de espadas" de Puskine]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/08/Opini%C3%A3o-A-dama-de-espadas-de-Puskinehttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/08/Opini%C3%A3o-A-dama-de-espadas-de-PuskineWed, 08 May 2019 17:03:47 +0000
"A dama de espadas"
de Puskine
Boa tarde leitores, hoje trago a opinião deste livro escrito por um autor russo.
Nunca li nada dele e este livro de 72 páginas pareceu-me algo misterioso. Desde logo, devido à sinopse. Um segredo que poderia tornar um homem milionário...
Confesso que a sinopse e o tamanho do livro me deixaram confusa, a sinopse parecia transpirar uma história elaborada e algo mais longa... mas o tamanho do livro... pequeníssimo, com umas letras enormes mostravam que não seria uma trama realmente elaborada. Até porque, se a letra fosse de tamanho "normal" o livro provavelmente teria umas 50 páginas.
Devo dizer que é um livro que me deixou confusa... não fiquei fã... Um livro estranho, uma história com coisas mal explicadas.
Não lhe achei piada, a forma como é contado é muito estranha e vaga. Talvez a intenção ao escrevê-lo tenha sido a de lhe dar o formato de conto, mas ficou muito por dizer e explicar.
Também equacionei se o livro seria realmente texto integral como vem dito na capa, ou se, afinal, cortaram partes que até fazem falta. (já ouvi dizer que há livro que dizem "texto integral" mas que na realidade não o são)
Lê-se rápido, mas não se fica com uma ideia clara cobre o que o autor queria com este livro. Uma história estranha, no mínimo.
Classificação:
- Escrita: 4
- História: 4
- Revisão do texto: 9
- Complexidade: 7
- Trabalho gráfico: 6
Total: 6
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Europa América
Sinopse:
A velha condessa Ana Fédotovna, na sua juventude apelidade de Vénus Moscovita, esconde um segredo… um segredo que pode tornar qualquer homem milionário ou destruir-lhe a vida. Numa noite longa, durante um jogo de cartas, Tomski, o neto da condessa, confidencia aos amigos parte do segredo da avó. Mas, entre eles está o ambicioso Hermann, rapaz sem escrúpulos que vai tentar descobrir o segredo para se tornar no homem mais rico do mundo. Pelo meio, não hesitará em levar quase à loucura Lisavete Ivanovna, a singela dama de companhia da condessa.
]]>
Opinião: "A vingança de Lorde Eberlin" de Julia London]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/07/Opini%C3%A3o-A-vingan%C3%A7a-de-Lorde-Eberlin-de-Julia-Londonhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/07/Opini%C3%A3o-A-vingan%C3%A7a-de-Lorde-Eberlin-de-Julia-LondonTue, 07 May 2019 11:42:39 +0000
"A vingança de Lorde Eberlin"
de Julia London
Boa tarde leitores, hoje trago a opinião deste romance. Trata-se do volume 2 da saga de Hadley Green. Eu não li o primeiro volume, este segundo livro foi-me enviado gentilmente pela editora Quinta Essência, da Leya, e eu não conhecia a série.
Avancei na leitura com receio de que, não tendo lido o primeiro, ficasse sem perceber a história, mas não, este segundo volume lê-se muito bem sozinho. Não senti que necessitasse do primeiro.
Li este livro rapidamente e no final fiquei a pensar que este romance de certa forma é previsível. Lê-se bem, não levanta grandes questões. Mas não me arrebatou.
A história da menina rica e do menino pobre é clara, com a nuance de que que as coisas complicam-separa ela e ele dá a volta.
Toby e Lily conhecem-se desde pequenos e a separá-los há a morte do pai dele.
Penso que a sinopse diz logo o que vai acontecer quando pergunta: Irá a mulher que ele quer arruinar tornar-se o amor da sua vida?
Não achei um romance extraordinário, é fofo. Mas nada de mais. Não fiquei com curiosidade para ler uma continuação. Mas, pelo que pesquisei, em Portugal, não saiu mais nenhum livro da série.
Para eternas românticas, este livro será sempre uma boa aposta. Mas certamente que os há mais arrebatadores.
É um livro simpático.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 6
- Revisão do texto: 9,8
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 8
Total: 8,76
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Quinta essência - Leya
Sinopse:
Irá a mulher que ele quer arruinar tornar-se o amor da sua vida?
Inglaterra, 1808 – De novo em Hadley Green após quinze anos, o jovem Tobin Scott, agora Lorde Eberlin, tem apenas um objetivo em mente: vingar a morte do pai, acusado injustamente de roubar as joias fabulosas dos Ashwood. Mas quando se vê do outro lado da rua em relação ao objeto do seu ressentimento, o plano pacientemente preparado toma um rumo surpreendente. Lily Boudine, condessa de Ashwood, já não é a menina que ele recordava, é uma bela mulher que está a fazer o possível por restituir à propriedade da família o seu antigo esplendor. Convencida da inocência de Joseph Scott, ela propõe a Tobin unirem forças para encontrar as famigeradas joias e restaurar a honra do seu pai. Em breve, porém, a paixão entre os dois incendeia-se, e um novo segredo chocante vem lentamente ao de cima...
Em 1793, um homem pagou com a vida por um crime que provavelmente não cometeu. Anos mais tarde, o mistério de Hadley Green continua sem solução.
]]>
Opinião: "Possessão" de Peter James]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/03/Opini%C3%A3o-Possess%C3%A3o-de-Peter-Jameshttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/03/Opini%C3%A3o-Possess%C3%A3o-de-Peter-JamesFri, 03 May 2019 16:10:06 +0000
"Possessão"
de Peter James
Olá leitores, mais uma opinião hoje no blogue.
Trago um livro arrepiante. Não o aconselho a pessoas sensíveis a temas ligados a espiritismo, pois este livro arrepia.
É um livro que mexe connosco e com a nossa mente, muito ao nível de Stephen King.
Neste livro temos Fabian, e dois amigos que sofrem um acidente. Fabian acaba por morrer, mas não deixa completamente a vida terrena.
E tudo começa a ficar estranho para a sua mãe, Alex. Não quero contar muito, mas imaginem, uma mãe em luto, acontecimentos estranhos, médiuns que não querem envolver-se no assunto, padres, exorcismos, crimes... todos os ingredientes para um livro arrepiante.
Alex, à medida que o tempo passa vai notando que algo não está bem, não só não está bem após a morte do filho, como um dos sobreviventes do acidente faz-lhe crer que o jovem Fabian podia não ser o que ela imaginava.
Com todas as dúvidas a inundarem a sua mente, Alex inicia um caminho que colocará muita coisa em causa, principalmente a sua própria segurança.
Li este livro rapidamente, em menos de três dias já o tinha devorado.
É arrepiante.
Só não apreciei muito o final, achei ligeiramente confuso.
É o segundo livro que leio do autor e só posso dizer que espero ler mais. Este livro só o encontrei numa feira de velharias, por €1. Não o encontro em mais lado nenhum. Se o virem, não o deixem escapar.
Classificação:
- Escrita: 9
- História: 9
- Revisão do texto: 9
- Complexidade: 8
- Trabalho gráfico: 7
Total: 8,4
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Circulo de leitores
]]>
Opinião: "Sombras do passado" de Domingos de Barros Neto]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/03/Opini%C3%A3o-Sombras-do-passado-de-Domingos-de-Barros-Netohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/03/Opini%C3%A3o-Sombras-do-passado-de-Domingos-de-Barros-NetoFri, 03 May 2019 10:05:28 +0000
"Sombras do passado"
de Domingos de Barros Neto
Bom dia leitores, trago-vos este livro que estava na minha estante há algum tempo.
Não tenho uma grande opinião para trazer sobre ele, pelo facto de aquilo que li não me ter chamado a atenção.
O tema é muito específico, Angola no período em que luta pela sua independência do jugo português. Penso que não é um livro para mim. A forma como está escrito não me atraiu e, sob pena de me obrigar a lê-lo e depois ser injusta, preferi parar.
Ponderei e considerei que seria melhor dar-lhe uma nova morada.
Assim, ele está disponível para quem o quiser adoptar e lê-lo, dando-lhe o real valor.
Caso ninguém se manifeste irei doá-lo à biblioteca municipal ou colocá-lo no trocaquioske.
Não vou pontuá-lo. Não teria sentido.
Classificação:
- Escrita:
- História:
- Revisão do texto:
- Complexidade:
- Trabalho gráfico:
Total:
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em:Imagens e letras
Sinopse
Nos difíceis anos das lutas de resistência libertadora do povo angolano, anónimas heroínas, FILHAS DE ANGOLA, viveram momentos verdadeiramente difíceis e pagaram, muitas vezes com o próprio sangue e de modo indelével, o status hominis angolensis.
Ka Ndimba é uma dessas mulheres. Honrada e corajosa, lutou com todas as suas forças pelo direito à dignidade contra a perversidade de um responsável colonial que transformou uma história de amor e o casamento entre dois angolanos num caso político com a conivência ativa da PIDE.
]]>
Opinião: "O Acordo" de Militza Fangueiro]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/03/Opini%C3%A3o-O-Acordo-de-Militza-Fangueirohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/05/03/Opini%C3%A3o-O-Acordo-de-Militza-FangueiroFri, 03 May 2019 09:37:34 +0000
"O Acordo"
de Militza Fangueiro
Bom dia leitores, hoje trago a minha opinião deste primeiro volume de "Quando os sonhos nos atraiçoam" - O Acordo -, de Militza Fangueiro.
Fui contactada pela autora há cerca de um ano, no e-mail que me endereçou apresentou-me o seu primeiro livro desta trilogia e, simpaticamente, remeteu-me um exemplar. Como sabem, tenho muitos livros nestas circunstâncias, e eu sou só uma, por isso, só agora os papelinhos o trouxeram às minhas mãos para o ler. E penso que não poderia ter sido em melhor altura, isto porque, acompanhou-me numa relaxantes férias.
O livro, desde que o recebi, despertou-me curiosidade, a sinopse era interessante e a conjugação com a capa despertou-me curiosidade. Mas algo me assustou, o tamanho do livro. Sim, não só o facto de ter quase 500 páginas, mas as medidas do próprio livro, pois é mais largo que os formatos habituais, o que faz dele um livro enorme para transportar. Mas nada é impossível.
Li o livro rapidamente. Mais rápido o teria lido se tivesse passado as férias em casa, o que não sucedeu, pelo que, demorei cerca de cinco dias a lê-lo.
Não quero adiantar muito mais do que diz a sinopse por isso, posso apenas dizer que nesta história ficamos a conhecer Beatriz, uma médica na fase de especialidade, que terminou um relacionamento com um namorado que a traía com a sua melhor amiga. Este facto, aliado ao desejo de tirar uma especialidade médica que não tinha possibilidade de tirar em Portugal leva-a a aceitar um acordo com um desconhecido, Diego, um espanhol, rico e mulherengo.
Diego não acredita no amor e nunca amou ninguém.
Beatriz, é sensível e aceita o acordo, muito rentável, que lhe permitirá concretizar o seu sonho de se tornar médica de urgência hospitalar.
Diego e Beatriz conhecem-se. E tudo muda.
Posso dizer que é um livro muito intenso. Durante toda a leitura estive com uma sensação de ansiedade e de não conseguir largar a leitura. Queria avançar e saber o que ia acontecer em seguida. Acho que não sentia esta viciação por um livro há algum tempo.
A história tem sempre coisas a acontecer, parece uma telenovela autêntica, mas daquelas que queremos seguir e quase não aguentamos por esperar pelo próximo episódio.
Há de tudo, intriga, paixão, amores e desamores, raiva, vingança... tudo.
Um livro sem tempos mortos.
Confesso que Diego chega a um ponto que me apetecia dar-lhe dois estalos. E chegava a ter vontade de agarrar Beatriz pelos ombros e abaná-la. Sabem, aquele livro que nos faz ter vontade de entrar dentro da história e ir lá dizer das boas às personagens. Muito bom. Há anos que não me acontecia.
E o final... bem... uma coisa... quando pensamos que já sabemos o que vai acontecer... algo mais acontece. Quase fiquei raivosa por não ter o segundo volume para continuar. Felizmente, já o tenho. E é certo que muito em breve vou pegar nele para continuar esta história.
Sem dúvida que foi um 1º volume muito intenso. O segundo, já tem cerca de 300 página, pelo que, se prevê uma leitura mais rápida ainda, fica a questão, será que o ritmo se mantém?
Mas nem tudo foi fantástico, penso que há um ponto ou outro que poderia ser melhorado. Sem dúvida que a história teria beneficiado grandemente se tivesse tido uma boa revisão e uma orientação junto da autora que a ajudasse a limar determinadas coisas. Por exemplo, esta história tem um lado erótico/ sensual muito marcado, mas que chega a ser demais, a um determinado momento quase que apetece saltar linhas e passar logo para o momento seguinte. Repetem-se muito. E não seria necessário tanta repetição desses momentos.
Mas são questões que o resto da trama suplantam e que não lhe retiraram valor.
Foi a minha estreia com a autora e gostei do que li.
Para pessoas românticas, leiam e sentirão o coração acelerar.
Classificação:
- Escrita: 9
- História: 10
- Revisão do texto: 7,5
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 9
Total: 8,9
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Capital Books
Sinopse
Beatriz é uma jovem médica, companheira e divertida, que sonha dedicar a sua profissão aos mais necessitados, através dos Médicos sem Fronteiras. No entanto, encontra-se numa fase conturbada da sua vida, ao ver-se confrontada com uma especialidade que não a realiza, um namorado infiel e uma mãe ditadora e egocêntrica. Mas, tudo pode mudar, quando a sua melhor amiga lhe propõe um contrato de trabalho deveras invulgar e ousado.
]]>
Opinião: "O pequeno livro dos grandes insultos" de Manuel Fonseca]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/29/Opini%C3%A3o-O-pequeno-livro-dos-grandes-insultos-de-Manuel-Fonsecahttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/29/Opini%C3%A3o-O-pequeno-livro-dos-grandes-insultos-de-Manuel-FonsecaMon, 29 Apr 2019 14:46:00 +0000
"O pequeno livro dos grandes insultos"
de Manuel Fonseca
Boa tarde leitores, trago-vos hoje outra opinião, falo de um livro sobre os insultos portugueses.
Não é um romance, nem uma enciclopédia. Trata-se antes sim, de um apanhado dos mais variados tipos de insultos utilizados em Portugal do Norte ao Sul do país.
Sinceramente, esperava algo mais. É um livro com muito cariz sexual.
Para ler de uma assentada não é o ideal. Eu acabei por ir lendo uma página por dia. Pareceu-me um livro mais indicado para uma prenda divertida para um amigo, um jantar de amigos ou mesmo para pesquisa.
Torna-se algo repetitivo nos exemplos dados, algumas passagens parecem forçadas. Não me entusiasmou, principalmente o primeiro capítulo. Embora a segunda parte melhore.
Não fiquei fã, mas também não é o meu género de leitura.
Classificação:
- Escrita: 7
- História: 6
- Revisão do texto: 10
- Complexidade: 10
- Trabalho gráfico: 6
Total: 7,8
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Guerra e paz
Sinopse
Avisam-se os amantes de linguagem extremamente ofensiva que este livro inclui frases de elevado requinte literário. O palavrão é o destemido herói que visita, sem inibições morais, as mais proibidas e sagradas fendas, colinas, picos, matas, dunas e enseadas do corpo humano. O palavrão tira-nos do sério ao pôr em causa a paternidade e a maternidade. O palavrão espatifa todos os tabus. Com sensibilidade, elegância e bom-senso, este é o livro que junta os mais impressionantes palavrões da língua portuguesa. Tratados com humor, estão aqui os grandes insultos, aqueles que, de vez em quando, usamos para ferir de morte alguém. E estão aqui as lengalengas brejeiras, como a que começa em «Abreu» e termina em «lá vou eu», e estão as expressões chulas, mas já idiomáticas, que conquistaram um lugar na nossa língua, e estão também os insultos americanos, chineses, catalães ou mesmo finlandeses. Uma viagem arrojada à montanha-russa dos insultos. Um livro que não se deseja aos piores inimigos.
]]>
Opinião: "Sangue frio" de Robert Bryndza]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/29/Opini%C3%A3o-Sangue-frio-de-Robert-Bryndzahttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/29/Opini%C3%A3o-Sangue-frio-de-Robert-BryndzaMon, 29 Apr 2019 14:04:39 +0000
"Sangue frio"
de Robert Bryndza
Boa tarde leitores, trago-vos a minha opinião ao 5º livro da saga Erika Foster e um agradecimento à Alma dos Livros pela simpatia.
Neste "episódio", Erika envolve-se na resolução do homicídio de várias pessoas. As primeiras, surgem esquartejadas dentro de malas de viagem lançadas ao rio Tamisa.
Acresce a este facto, o infortúnio de as filhas do chefe de Erika serem envolvidas e raptadas.
Mas, tudo isto já se sabe lendo a sinopse, sinopse essa que, para mim, disse mais do que devia. Não a devia ter lido pois fiquei logo com a sensação de que a mesma é demasiado reveladora, o que se confirmou quando terminei o livro.
Este volume deixou-me sem saber muito bem o que pensar. Talvez por fugir ao habitual. O autor apresenta-nos, não propriamente um assassino em série... dando-nos algo mais que isso e fugindo ao habitual.
Penso que chegados aqui dá para perceber o largo alcance dos livros e temas do autor, embora se cinjam sempre a crimes, o que para amantes de thriller é bom, denota-se uma preocupação em trazer novidade. Seja através da classe social, seja o tipo de crime ou a motivação.
Neste caso penso que a diferença é a motivação e a manipulação feita pelo criminoso. Ao longo da trama vamos vendo a subjugação do outro à vontade de uma mente mais forte e a uma vontade mais doentia.
Devo dizer que este livro despertou em mim aquela sensação "amor/ódio", não falo de ódio real, mas aquele sentimento de não ter adorado determinado caminho para as personagens. A vida amorosa de Erika foi o que me deixou assim, dá vontade de dar umas bofetadas a alguém.
Não foi o meu livro preferido da saga, o volume 4, para mim, bate este, sem dúvida.
Apeteceu-me torcer o pescoço a Petterson, elemento da equipa de Erika, achei a sua atitude muito parva face àquela depois de tudo o que foi sendo a evolução deles, e outra bofetada seria ao assassino. Irritaram-me. (O que não deixa de ser bom, pois significa que o livro despertou emoções).
Não foi o meu preferido, mas estou curiosa para ler o 6.º volume, quero ver se a vontade de torcer o pescoço a Petterson se mantém.
Uma coisa boa, no final o autor fala em mais livros... a questão é... serão da saga Erika Foster?
Deixo as opiniões anteriores:
- Volume 1
- Volume 2
- Volume 3
- Volume 4
Classificação:
- Escrita: 9
- História: 7
- Revisão do texto: 9,8
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 7
Total: 8,36
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Alma dos Livros
Sinopse
Quando, nas margens do Tamisa, surge uma mala velha com o corpo desmembrado de um homem, a inspectora Erika Foster fica chocada. Já trabalhou em alguns casos assustadores, mas nunca vira nada assim antes. À medida que ela e a sua equipa começam a trabalhar, estabelecem uma ligação com outra vítima - o corpo de uma jovem abandonado numa mala idêntica duas semanas antes. Erika percebe rapidamente que está na pista de um assassino em série que já deu o passo seguinte. No entanto, durante a investigação, é vítima de um ataque brutal. Forçada a recuperar em casa, e com a sua vida pessoal a desmoronar-se, tudo parece estar contra ela. Mas nada detém Erika. À medida que o número de corpos aumenta, as filhas gémeas de um colega, o comandante Marsh, são raptadas, e é o tudo por tudo. Conseguirá Erika salvar a vida de duas crianças inocentes antes que seja demasiado tarde? Ela está a ficar sem tempo e prestes a fazer uma descoberta perturbadora... há mais de um assassino. Brilhante e emocionante, Sangue-Frio irá prendê-lo desde a primeira página e fazê-lo suster a respiração até chegar a um final arrebatador.
]]>
Opinião: "Num piscar de olhos" de Berta Simões e Fernanda Palhares Moreira]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/22/Opini%C3%A3o-Num-piscar-de-olhos-de-Berta-Sim%C3%B5es-e-Fernanda-Palhares-Moreirahttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/22/Opini%C3%A3o-Num-piscar-de-olhos-de-Berta-Sim%C3%B5es-e-Fernanda-Palhares-MoreiraMon, 22 Apr 2019 15:52:58 +0000
"Num piscar de olhos"
de Berta Simões e Fernanda Palhares Moreira
Boa tarde leitores, hoje trago a minha opinião sobre o livro "Num piscar de olhos", a segunda obra da editorial Novembro que leio.
A minha opinião vai ser breve, pois o que achei dele se resume rapidamente, neste livro, temos a história de uma jovem activa, jornalista, que sofre um acidente quase mortal. É atropelada.
Acorda no hospital mas, imaginem, não consegue mexer o corpo, não consegue falar e só a custo percebem que está consciente. Imaginem o que é estarem presos no vosso corpo.
Esta síndrome existe e pode acontecer a qualquer um de nós. Beatriz vê-se então encarcerada no próprio corpo sem conseguir expressar o que sente. 24h por dia presa, só conseguindo mover os olhos.
Para mais, Beatriz sente-se impotente quando lhe dizem que o acidente, afinal, poderá não o ter sido. Alguém que é lhe próximo estará por detrás do desastre.
Gostei muito deste livro. Lê-se muito bem. Tem uma escrita leve e uma história muito interessante.
Posso dizer que há muito que um livro não me emocionava assim.... Um livro com momentos fortes.
Uma boa aposta. Se tiverem oportunidade, não deixem de ler este livro de duas autoras portuguesas. Vale a pena!
Classificação:
- Escrita: 9
- História: 10
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 9
Total: 9,38
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Editorial Novembro
Sinopse
Beatriz é vítima de um acidente grave que torna a sua vida num improvável carrossel de emoções. É-lhe diagnosticada uma síndrome rara que a obriga a passar largos meses no hospital. O que parecia um acidente por obra do acaso torna-se num mistério que terá de ser deslindado pela polícia.
]]>
Opinião: "Alex Cross" de James Patterson]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/16/Opini%C3%A3o-Alex-Cross-de-James-Pattersonhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/16/Opini%C3%A3o-Alex-Cross-de-James-PattersonTue, 16 Apr 2019 16:58:17 +0000
"Alex Cross"
de James Patterson
Boa tarde leitores, hoje trago a minha primeira experiência com a saga de Cross do escritor James Patterson. Deste escritor, já li outros livros que nada têm que ver com Cross, e de que gostei.
Concretamente, falando agora do Dr. Cross, tenho a dizer que já há algum tempo que estava curiosa com esta saga. Tinha este volume e outro na estante por ler (agora só me resta um) e ainda não tinha surgido a oportunidade, além de que surgia ainda um problema... este livro está indicado como sendo o 12.º, isto é praticamente uma colecção a meio. Andei na dúvida se juntava os outros, mas também pensei, e se não gosto? Por isso, não adquiri mais nenhum.
Devo dizer que fiquei algo desiludida com os primeiros 18 ou 19 capítulos do livro. Parecia escrito por um amador. Um início muito fraco. Estava mesmo a ficar decepcionada. Para um escritor com tantos livros publicados, ver um início daqueles foi, no mínimo, alarmante.
No entanto, por volta do capítulo 20 a coisa compôs-se e a história começou a desenrolar-se sem grandes problemas.
Ajuda imenso o facto de o livro ter capítulos curtos, de duas ou três páginas. O livro parece grande, mais de 350 páginas, mas deve-se ao tamanho da letra.
Neste livro Cross relata a perda da mulher e a perseguição, dez anos depois, de um assassino implacável. Assassino esse que poderá estar envolvido na morte da sua mulher.
É um livro que nos entretém, no entanto, não achei que fosse extraordinário. Não é mau, não é péssimo. É mediano.
Nada de novo, nada de extraordinário. Para já, Cross não me arrebatou, não senti grande empatia com ele. É uma saga que não me deixa naquele estado ansioso que me faz querer continuá-la.
Lê-se bem, mas não se destaca.
Classificação:
- Escrita: 7
- História: 7
- Revisão do texto: 9,8
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 8
Total: 8,16
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Topseller
Sinopse
Alex Cross era uma estrela em ascensão na Polícia de Washington DC quando um desconhecido assassina a sua mulher, Maria, à sua frente.
Anos mais tarde, Alex deixa as forças de segurança e regressa à carreira de psicólogo, revelando-se um bem-sucedido escritor de livros policiais. A vida com a sua avó, Nana Mama, e os filhos Damon, Jannie e o pequeno Alex parece correr na perfeição, e o detetive admite mesmo viver um novo amor.
É nesta fase que John Sampson, o seu antigo parceiro na Polícia, lhe pede ajuda para capturar um perigoso criminoso. Cross regressa então à ação, sem saber que se prepara para enfrentar o assassino da sua própria mulher. Tem início a busca pelo homicida mais astuto e psicótico que jamais enfrentou, que o vai empurrar perigosamente para o ponto de rutura.
Primeiro de uma coleção com 18 volumes publicados, com o detetive mais admirado dos policiais modernos.
]]>
Coluna do Autor: "Aquela fé" de Ana Silvestre]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/16/Coluna-do-Autor-Aquela-f%C3%A9-de-Ana-Silvestrehttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/16/Coluna-do-Autor-Aquela-f%C3%A9-de-Ana-SilvestreTue, 16 Apr 2019 08:34:18 +0000
"Aquela fé"
de Ana Silvestre
Aquela fé estranha que te coloca um sorriso parvo no rosto. Aquela sensação de paz, de que tudo acontece na hora certa. Aquela certeza incerta de que tudo aconteceu porque precisava de acontecer. Aquele orgulho em ti próprio e naquilo que és. Aquela gratidão num olhar dirigido ao céu, apenas por existires e estares onde estás. Aquele brilho no olhar em que todos reparam, porque sorris e os teus olhos iluminam-se e então és luz. Sabes como é?
Ana Silvestre
Janeiro 2019
]]>
Coluna do Autor: "Chega de tanta ignorância!!!" de Susana Esteves Nunes]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/16/Coluna-do-Autor-Chega-de-tanta-ignor%C3%A2ncia-de-Susana-Esteves-Nuneshttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/16/Coluna-do-Autor-Chega-de-tanta-ignor%C3%A2ncia-de-Susana-Esteves-NunesTue, 16 Apr 2019 08:32:31 +0000
"Chega de tanta ignorância!!! "
de Susana Esteve Nunes
Nunca costumo escrever (publicamente) a minha indignação sobre o assunto homofobia. Não o faço por nada em especial, talvez por não ter como hábito de escrever sobre estes temas. Gosto demasiado de escrever livros de ficção e alguns pensamentos em que realmente acredito. Mas chega! Já ouvi tantos despautérios homofóbicos, que até parece mentira... Diria até: de tão surreal que é, até parece ficção! Aquela ficção que eu referi que gostava de escrever, ( aquela onde existe sempre o violão da história), e por essa mesma razão decidi quebrar o meu silêncio através dos meus textos.
Custam-me compreender ( e jamais compreenderei) as pessoas que, literalmente, atacam outras por serem homossexuais. Nunca irei compreender, RECUSO-ME!!!
Dá para perceber que são pessoas?
Dá para perceber que gostam de pessoas? Pessoas são pessoas... PONTO!
Causa-me alguma confusão os "supostos" heterossexuais se melindrarem tanto com os homossexuais. Gente... eles apenas estão a viver as suas vidas, a amar, a serem felizes! Façam o mesmo e procurem a vossa felicidade, seja ela com uma pessoa do mesmo sexo ou com uma pessoa do sexo oposto. Acho até que este assunto é um " não tema", mas compreendo que tenhamos de falar nele muitas vezes para que se torne "não assunto". Debater vezes infinitas um tema que jamais devia ser "problema", muito menos em pleno século XXI.
A conversa piora quando se indignam com a adoção de crianças ente pessoas do mesmo sexo. E mais uma vez se esquecem de que "ABERRAÇÃO" é uma pessoa abandonar ou matar um bebé! ABERRAÇÃO é permitir que as crianças fiquem com as suas vidas hipotecada num orfanato, enquanto esperam por uma adoção....E não é lutar por uma adoção, com o único propósito de educar e de dar amor a essas crianças.
"ABERRAÇÃO" são aqueles casais ( homem/mulher) que se divorciam e usam os filhos como arma de guerra... que se frustam com o fim de um relacionamento, e que quem paga, normalmente, são as crianças, que acabam por ser um joguete nas mãos dos pais! ( E há tantos casais assim, infelizmente)!
"ABERRAÇÃO" são aqueles que tratam mal os animais sem que estes tenham, sequer, possibilidade de se defender.
Outra das situações que me deixa em estado agonizante é perceber que muitas dessas pessoas, que apelidam os homossexuais de "Aberrações", passam uma vida a cometer atos ignóbeis, e aí sim: pode utilizar-se este adjetivo... verdadeiras aberrações! (Tais como abandonar os pais, os avós ou os mais velhos no hospital, ou simplesmente tratá-los mal! Ao invés de proferirem essas parvoíces homofóbicas, tomem consciência dos vossos atos. Olhem-se no espelho e talvez reconheçam uma verdadeira "Aberração"! Pois homofobia, sim, é uma Aberração! Isso sim é uma coisa anormal. Tomem noção do vosso comportamento diário, das vossas atitudes diárias e da vossa ignorância! E não venham com a desculpa de que são de outra geração! Podem não aceitar, mas não precisam de ofender!
Homofobia é ignorância! E...
"Ignorância é a doença dos pobres de espírito".
Susana Esteves Nunes
Janeiro 2019
]]>
Coluna do Autor: "Automóveis" de João Paulo Simões]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/16/Coluna-do-Autor-Autom%C3%B3veis-de-Jo%C3%A3o-Paulo-Sim%C3%B5eshttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/16/Coluna-do-Autor-Autom%C3%B3veis-de-Jo%C3%A3o-Paulo-Sim%C3%B5esTue, 16 Apr 2019 08:31:28 +0000
"Automóveis"
de João Paulo Simões
Hoje vou falar de um mundo que me fascina: o Mundo Automóvel.
Sempre adorei carros, mas infelizmente, e por questões de saúde, não posso tirar a carta.
Mas doenças à parte, vamos ao que interessa!
Automóvel, esse veículo que transformou a vidas das pessoas, veio pela mão do senhor Ford, com o primeiro carro do Mundo, o Ford T.
Com a evolução tecnológica, hoje temos carros que praticamente andam sozinhos. Avisam se estamos cansados, se nos aproximamos muito do eixo da via, a pressão dos pneus, o carregamento do telemóvel…
Mas, e segundo as normas europeias para o consumo de combustíveis e menos poluição, apareceram carros enormes, pesados, com motores de 998cc e 120 cv.
Segundo os entendidos, poupa-se gasolina. No entanto, e a meu ver, o motor tem um esfoço maior mesmo turboventilado, numa carroçaria pesada.
A meu ver, e não sou engenheiro mecânico, o motor em esforço, estraga-se mais depressa. Mas será este o futuro acompanhado também dos carros totalmente elétricos?
João Paulo Simões
Janeiro 2019
]]>
Opinião: "Diário de uma mulher - 2º Volume" de Dora Ferreira]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/15/Opini%C3%A3o-Di%C3%A1rio-de-uma-mulher---2%C2%BA-Volume-de-Dora-Ferreirahttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/15/Opini%C3%A3o-Di%C3%A1rio-de-uma-mulher---2%C2%BA-Volume-de-Dora-FerreiraMon, 15 Apr 2019 17:10:20 +0000
"Diário de uma mulher - 2º Volume"
de Dora Ferreira
Boa tarde Leitores, venho falar-vos do 2º volume da trilogia escrita por Dora Ferreira.
Quando li e deixei a minha opinião sobre o 1º volume (AQUI) disse-vos que não poderia opinar sobre a história em si, pois o livro estava inserido na categoria "biografias", assim sendo, não me caberia a mim tecer quaisquer considerações relativamente à vivência real da autora.
No entanto, neste segundo volume já temos um livro, assume a autora, embora não muito claramente, ser um livro de ficção. Digo não muito claramente, uma vez que, na introdução diz-nos que fez saber aos visados, que participaram nos acontecimentos do volume 1º que iria sair o livro e, com isso, terá sofrido algumas represálias. Deixando no ar que este livro possa também ser biográfico mas não o assumindo, devido às eventuais consequências legais.
Seja como for, haja ou não dúvida quanto à natureza do que está escrito, chegando-me como ficcional irei opiniar como se de uma ficção integral se tratasse.
Assim, devo dizer, em primeiro lugar, que é um livro fácil de ler. Não oferece grande resistência em termos de compreensão.
Mas, continuo a achar que são colocados pormenores que seriam perfeitamente dispensáveis, à semelhança do 1.º volume. Tanto assim é que, na recta final acabei por saltar algumas páginas, pois andavam à volta de um e do mesmo assunto sem gerar interesse.
Muito sinceramente, não consegui simpatizar com a personagem principal. Parece-me inconstante e às vezes pouco coerente. Passa o livro a querer que se tenha uma boa imagem dela. Auto valoriza-se e auto elogia-se de uma forma que chega a ser exasperante.
Atenção, não estou a dizer que as pessoas não devam valorizar-se e reconhecer o seu valor, não é isso. Imaginem só uma personagem que tudo o que faz serve para a fazer engrandecer-se face aos outros e face a si mesma. Parece-me que talvez seja uma personagem insegura e que tem uma necessidade imensa de agradar. Há muitos comportamentos estranhos.
Se luta para ter as suas coisas, trabalha sozinha e de fora independente, tem filhos e despesas, não parece concebível que a casa que compra (ou as casas) sejam para ser dadas aos ex maridos. Até porque, não há referência a que a personagem seja milionária. Até pelo contrário. E fá-lo porque tem pena...
Depois, entrega-se com uma facilidade... demasiada facilidade, em poucos meses encontra um homem, vive com ele, casa e fala em filhos, em pouco tempo é o terceiro relacionamento. No terceiro volume a haver outra gravidez, será um terceiro filhos, de um terceiro homem. Não sei se isso é resultado da insegurança da personagem ou uma tentativa de romancear.
Não me liguei à história, não sei se é da escrita, se da forma como é contada.
Uma coisa que achei algo estranha, e que nunca tinha visto, foi um autor responder ao prefácio. Nunca tinha visto. Pessoalmente, não gostei. Mas é um gosto pessoal. A autora fé-lo, não percebi o objectivo. Se era para agradecer ao autor do prefácio, fá-lo-ia em privado ou no lançamento. Agora assim...
Por fim, não fiquei convencida para ler a continuação. Senti que era um livro/ história muito pessoal e que há muita coisa real por detrás, senti-me como se estivesse a coscuvilhar a vida da autora/ personagem e isso não me agradou. Talvez se tivesse dado uma roupagem diferente à história e tivesse optado totalmente pela realidade ou totalmente pela ficção a coisa tivesse resultado.
Este 2º volume pecou também por misturar texto narrado e diário. Chegou a uma altura que se confundia. Não apreciei. Ou seria uma coisa, ou outra.
Não é uma trilogia para mim.
Classificação:
- Escrita: 5
- História: 4
- Revisão do texto: 7
- Complexidade:9
- Trabalho gráfico: 8
Total: 6,6
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Chiado Books
Sinopse
Uma trilogia cativante, que transporta o leitor para o interior da história, obrigando-o a viver intensamente as emoções da personagem principal.
Núria embarcou em mais uma imensa aventura, voltando a casar com o ex-marido. Uma decisão inegavelmente insólita. Um casamento desprovido do mais elementar sentimento humano – Amor. A todo o custo tenta despertar sentimentos a Leonardo, entrando numa batalha sem precedentes para reconquistá-lo e recuperar o casamento abalado pelos anteriores acontecimentos, mas sem grande sucesso. Já sem forças para lutar pelo que perdeu no passado, acaba por desistir e tentar recomeçar uma nova vida.
Eis que surge no seu caminho o Anjo que tanto ambicionara conhecer. Ele transporta-a para um mundo no qual desfrutará de emoções e sensações que jamais havia experimentado. Portador de um coração generoso, de uma beleza interior ímpar e de uma cultura extrassensorial, este homem leva-a a viver um sonho inimaginável. Será este o Amor eterno que Núria tanto ambicionou?
]]>
Opinião: "A Vidente" de Lars Kepler]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/11/Opini%C3%A3o-A-Vidente-de-Lars-Keplerhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/11/Opini%C3%A3o-A-Vidente-de-Lars-KeplerThu, 11 Apr 2019 09:52:26 +0000
"A Vidente"
de Lars Kepler
Bom dia Leitores, hoje trago a opinião do terceiro livro de Lars Kepler, "A vidente". Antes de ter o blogue, li "O hipnotista" e "O executor", lembro-me, porque já foi há uns anos, de ter gostado e de querer continuar com a saga de Joona Linna.
Há muita coisa de que já não me lembro daqueles livros, por isso, ler "A vidente" foi como ler um livro dos autores pela primeira vez.
É um livro, à semelhança dos anteriores (do que me lembro), que se lê rapidamente. Com uma história envolvente e que cativa. Com o título e a sinopse fui para a leitura à espera de outra coisa, confesso, pois a vidente poderá ser qualquer coisa a mais, ou menos, do que se está à espera.
Não posso falar dela, pois se o fizer, acabarei por estragar a história.
Neste enredo, encontramos uma casa de acolhimento de raparigas problemáticas. Aí, acaba por aparecer uma jovem morta em circunstâncias estranhas e invulgares. Além dela, uma colaboradora também a aprece morta, a única funcionária nas instalações naquela noite.
O pânico é gerado, isto porque as restantes jovens estão sozinhas na casa, com duas pessoas mortas e sem saberem o que fazer.
Acresce ainda que, outra jovem está desaparecida, o que faz com que se inicie uma caça "ao homem", pois tudo aponta para que seja ela a assassina.
Acresce que, esta jovem, além de desequilibrada, na fuga furta um carro... e dentro dele vai uma criança de três anos.
Inicia-se uma corrida contra o tempo.
É para este cenário que Joona Linna é enviado, não como inspector, pois está a ser objecto de um inquérito interno, mas como observador. No entanto, a sua experiência pode causar-lhe dissabores, uma vez que, Linna não se contenta com aparências e quer muito mais do que a fácil descoberta.
Esta história vai ainda levá-lo ao encontro de dramas pessoais e a colocar-se em risco. A morte da mulher e filha voltam em força. Temos aqui o ressurgir de um grande problema na vida de Linna...
Face a isto tudo, os ingredientes estão escolhidos e a história revela-se muito interessante. Uma leitura sem momentos mortos e que nos prende.
Mas devo dizer que já adivinhava o desenrolar do assassínio. :D
Já tenho mais números da saga na estante, por isso, é uma questão de tempo até saber as cenas do próximo episódio, pois o final deste promete uma continuação empolgante.
Classificação:
- Escrita: 9
- História: 9
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 9
Total: 9,18
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Porto Editora
Sinopse
Por todo o mundo, sempre que a Polícia se depara com casos particularmente difíceis, recorre a médiuns e espíritas. No entanto, em nenhum documento figura a colaboração de um médium para a resolução de um crime.»Flora Hansen diz-se espírita e garante ser capaz de falar com os mortos. Certo dia, ouve na rádio uma notícia sobre o caso de uma jovem assassinada num centro de acolhimento de menores e, na tentativa de ganhar um dinheiro extra, decide telefonar para a Polícia dizendo que o espírito da morta entrou em contacto com ela. No entanto, os resultados da investigação técnica atribuem a autoria do crime a outra das internas, uma jovem sensivelmente da mesma idade, que desde então está a monte.O comissário da Polícia Joona Linna resiste à versão oficial e inicia uma investigação por sua própria conta. Mas cada nova resposta parece apenas conduzir a um novo enigma e a mais um beco sem saída.E ninguém se dispõe a ouvir a vidente, embora ela fale com os mortos
]]>
NOVIDADE e Opinião: "THE WITCHER Vol. I a IV" de Andrzej Sapkowski]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/03/NOVIDADE-e-Opini%C3%A3o-THE-WITCHER-Vol-I-a-IV-de-Andrzej-Sapkowskihttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/03/NOVIDADE-e-Opini%C3%A3o-THE-WITCHER-Vol-I-a-IV-de-Andrzej-SapkowskiWed, 03 Apr 2019 10:34:49 +0000
“O terceiro desejo” ; “A espada do destino”; “O sangue dos Elfos” e “O tempo do desprezo”
de Andrzej Sapkowski
Bom dia leitores, a novidade tão aguardada chegou! Qual é ela? O blogue conta agora com um novo ajudante. Pois é, como já devem ter reparado, não leio muito livros de fantasia e géneros similares. No entanto, o senhor meu noivo lê, aliás, é o seu género literário preferido.
Assim, foi gentilmente convidado a dar o seu contributo falando deste livros de que ele tanto gosta e que a mim pouco me dizem, embora às vezes deite o olho a um ou outro que ele me "obriga" a conhecer.
Assim, iniciamos a intervenção dele com a sua opinião à saga THE WITCHER. Uma saga que pouco me diz, mas que ele segue e devora. Ficarão com um apanhado dos primeiros quatro volumes.
Deixo-vos com a sua primeira opinião aqui no blogue:
Leitores, hoje começamos com uma novidade. Essa novidade sou eu. Novo parceiro no Blog. Parece que fui convencido a ingressar nesta aventura e nada mais, nada menos, que para isso mesmo, ler livros de aventura, fantasia e alguns outros géneros.
Como tem dado para ver, não são muitos os exemplares destes géneros literários a aparecer no blog, mas isto está para mudar. Assim sendo, sem mais demoras, partimos para o importante: THE WITCHER.
Ora, aos que já conhecem os aclamados jogos de computador da CD PROJECT RED, tenho a dizer que estes livros são… interessantes e passo a explicar a minha reacção.
A equipa que escreveu não só as histórias dos jogos, mas também os diálogos, criou algo incrível. Todos nós ficámos com uma imagem das personagens na nossa mente. Devido às decisões que foram tomadas durante o jogo, essa imagem pode assumir centenas de detalhes e traços de personalidade.
Pois bem, o livro, como só poderia ser, apenas tem uma imagem de cada personagem. A imagem que o autor queria transmitir.
Posto isto, passemos então aos livros, sim, livros. Falemos de forma geral sobre os 4 primeiros volumes. Estes andam em volta da forma como Geralt de Rivia (fica estranho em português) criou laços com a Ciri, ainda uma criança.
A presença de personagens nossas amigas, Vesemir, Triss Merigold, Dandelion, Foltest e claro está Yennefer, entre muitas, é constante, tal como as aventuras e, atrevo-me a dizer, dá alguma base à história que o jogo não consegue transmitir. Explora áreas menos faladas nestes últimos, tal como assuntos que enriquecem em muito a já incrível personagem principal.
Olhando para o conteúdo como história, estes livros contam as aventuras de Geralt de Rivia, um bruxo. Aqui devemos definir a diferença entre bruxo e feiticeiro.
Feiticeiro segue a definição popular, já bruxo, ao contrário do que habitualmente usado como sinónimo de feiticeiro, nestes livros não podia estar mais longe.
Os Bruxos são comparados a monstros, seres inumanos. Sendo crianças, humanos que percorrem um ciclo de muitas mutações e um treino intenso, muitos acabam por perecer durante esse processo, daí ser quase uma ordem extinta.
Estes bruxos, considerados por muitos como sendo monstros, vendem os seus serviços como aniquiladores de, esses sim, monstros tais como Harpy, succubus, goflings… peço desculpa pelos termos, mas aconselho a pesquisar, os gráficos existentes são incríveis.
Mais que isso, este bruxo, Geralt de Rivia, tem um código de honra/conduta própria que mesmo para os membros da sua ordem por vezes é difícil de entender.
A quando da leitura cruzamos-nos com magia por todo o lado, personagens complexas e seres apenas imagináveis (ou pelo menos assim esperamos).
Portanto, e tal como disse acima, estes livros contam não só as aventuras incríveis desta personagem (e de outras) mas desenrolam-se, em parte, em volta de uma ligação “forçada” entre Geral e Ciri.
Olhando para a parte mais técnica: conseguimos entender a razão por detrás de tanto sucesso, a escrita é simples, embora confusa em algumas situações (felizmente, são raras) e descreve bem os cenários e emoções. Quando digo que descreve bem isso, quer dizer que, dá as bases para conseguirmos começar a imaginar e visualizar, deixando, ainda assim, margem para a nossa criatividade.
Falando das capas, apenas ligeiramente, lembram-se de dizer que tínhamos uma imagem nas nossas mentes? Pois bem, isto notou-se aqui. Não só não vemos o “nosso” Geralt como não transmite em nada o conteúdo de cada título.
Posto isto, se gostam do jogo, leiam os livros. Se nunca jogaram, mas gostam deste género, arrisquem, valem muito a pena. Aliás, diria mesmo que partem em vantagem por não correrem o risco de as personagens divergirem do que idealizaram.
Por aqui, aguardamos pela oportunidade de ler os próximos volumes.
Classificação:
- Escrita: 7
- História: 9
- Revisão do texto: 8
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 7
Total: 8
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: EDIÇÕES SAÍDA DE EMERGÊNCIA
Sinopse
Volume I - O seu nome é Geralt de Rivia. Dizem que é um bruxo e um assassino sem misericórdia que vagueia pelo mundo à caça de monstros e predadores. Mas na verdade vive de acordo com o seu próprio código de conduta. A sua espada serve, em troca de uma recompensa, poderosos reis amaldiçoados, mas também os mais desfavorecidos.Ao longo das suas viagens, Geralt encontra todo o tipo de criaturas – algumas saídas da mitologia eslava e dos contos populares dos irmãos Grimm – como vampiros e lobisomens, elfos, quimeras e estriges, trolls e génios que o tentam, satisfazendo todos os seus desejos.Mas este é apenas o início das suas aventuras como viajante e feiticeiro que irá desafiar o destino num mundo em que criaturas de todas as raças coabitam numa paz precária prestes a despedaçar-se…
Volume II - Continuando as histórias narradas em O Terceiro Desejo, este é o regresso do misterioso Geralt de Rivia, um homem temido pela sua reputação de bruxo e assassino sem misericórdia. Ele erra pelas florestas e cidades à caça de monstros e demónios saídos de lendas antigas, protegendo inocentes e vítimas do mal.As suas aventuras como viajante e feiticeiro irão levá-lo aos quatro cantos do mundo, conhecendo personagens que irão influenciar o seu destino e envolvendo-o nas mais extraordinárias histórias de amor, sacrifício, coragem e compaixão. Aos poucos prepara-se o caminho para o maior desafio da sua vida: a guerra iminente que se avizinha entre todas as raças.
Volume III - Durante mais de um século, humanos, anões e elfos conviveram em harmonia. Mas os tempos mudaram: a frágil paz que reinava foi quebrada e agora as raças lutam de novo entre si, conduzindo a mortes e chacinas. Geralt de Rivia, temido pela sua reputação de bruxo e assassino sem misericórdia, tem estado a aguardar o nascimento de uma criança profetizada, cujos poderes poderão mudar o mundo, para o bem ou para o mal.Com a ameaça de uma guerra sem fim a pairar sobre todas as nações, é posta em marcha uma perseguição à criança e aos seus poderes extraordinários. Caberá a Geralt, apenas com a ajuda de velhos amigos, protegê-la, pois o peso do fracasso será demasiado para todos.
Volume IV - Geralt, o bruxo, lutou contra monstros e demónios por toda a terra, mas até ele pode não estar preparado para o que está a acontecer com o seu mundo. Há intrigas, divergências e rebeliões por todo lado. Reis e exércitos estão a posicionar-se, ansiando por guerra e sangue. Os elfos ainda sofrem depois de décadas de repressão e o número de refugiados nas florestas aumenta a cada dia. Os Magos lutam entre si, alguns a soldo dos reis, outros na defesa dos elfos. E, neste caos, Geralt e Yennefer precisam de proteger Ciri, a criança da profecia que todos procuram. Pois quer viva quer morra, Ciri tem o poder de salvar o mundo… ou de o destruir.
]]>
Opinião: "A estátua assassina" de Louise Penny]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/02/Opini%C3%A3o-A-est%C3%A1tua-assassina-de-Louise-Pennyhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/04/02/Opini%C3%A3o-A-est%C3%A1tua-assassina-de-Louise-PennyTue, 02 Apr 2019 13:54:46 +0000
"A estátua assassina"
de Louise Penny
Boa tarde leitores, venho falar-vos hoje deste 4.º volume das aventuras do inspector-chefe Gamache.
Este é o 4.º volume e o único que li sobre este inspector, nunca tinha lido nada da autora. No entanto, posso dizer que o livro lê-se perfeitamente sem ter lido os anteriores. Quando peguei nele para ler ainda fiquei na dúvida se o colocava de lado e esperava até ter os outros, no entanto, decidi arriscar. Pensei: e se não gosto? Vou gastar dinheiro com mais três só para ler tudo pela ordem correcta?
Decidi arriscar e começar pelo 4.º volume.
Estava muito curiosa com este livro por causa da capa e do título. Mas neste livro, se o título faz sentido, a capa nem por isso.
Temos uma trama interessante em que Gamache e a esposa vão passar uns dias numa estalagem no Quebec para celebrar o aniversário de casamento. Durante essa estadia apercebem-se que a estalagem alberga-os a eles e também a toda uma família estranha, os Monrrow.
Esta família encontra-se na estalagem para o encontro anual e também para prestar homenagem ao falecido patriarca da família. Mas, nem tudo corre como esperado e há uma morte inesperada que obriga o inspector Gamache a interromper as férias e a lançar-se na investigação do crime que ocorreu debaixo das suas barbas.
Achei a história bastante curiosa, recheada de pequenos mistérios. É caso para dizer que nem tudo o que parece é, e à medida que a história avança vai-se descascando mais uma casca à cebola, se é que podemos fazer esta comparação.
Fiquei com a sensação que este tipo de policial demora um pouco até se começar a chegar ao cerne da questão, ou seja, o crime acontece quase e só a meio do livro, o que é raro encontrar. Há todo um romance prévio e de enquadramento. Ainda não sei se isso me convenceu para leituras futuras, mas para já, este livro foi uma leitura agradável.
Por fim, digo que achei este livro um policial leve, com pequenos toques de policial britânico, muito limpo nas descrições, sem sangue e grande fatalismo. Foi agradável.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 8
- Revisão do texto: 9,9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 7
Total: 8,38
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Relógio d'Água
Sinopse

Estamos em pleno verão, e a abastada família Finney reúne-se no Manoir Bellechasse para homenagear o falecido pai. Mas, à medida que a temperatura aumenta, antigos segredos e amargas disputas começam a vir à superfície. Quando as ondas de calor se transformam numa poderosa tempestade, um corpo surge no seu rasto. O inspetor-chefe Gamache, um hóspede em Bellechasse, depara com um edifício repleto de suspeitos. Com o hotel fechado, o assassino não pode escapar. Mas um predador encurralado é sempre muito perigoso…
]]>
Opinião: "Os homens que os pássaros comem" de Francisco Sousa Vieira]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/26/Opini%C3%A3o-Os-homens-que-os-p%C3%A1ssaros-comem-de-Francisco-Sousa-Vieirahttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/26/Opini%C3%A3o-Os-homens-que-os-p%C3%A1ssaros-comem-de-Francisco-Sousa-VieiraTue, 26 Mar 2019 14:55:38 +0000
"Os homens que os pássaros comem"
de Francisco Sousa Vieira
Boa tarde leitores, hoje dou a minha opinião sobre este estranho livro.
Sim, estranho. Desde logo a sinopse obriga-nos a pensar e a ponderar na mensagem que é transmitida.
Esta é a história de um ministro que sofre um acidente de aviação, ele, no seu lugar alto na hierarquia quer porque quer viajar de avião durante uma tempestade. Essa sua vontade faz com que os acontecimentos se precipitem e que mais pessoas morram. Aquilo que para ele era imprescindível, chegara a Bruxelas para resolver um grave problema, acaba por revelar-se uma pequena ninharia no meio de tudo aquilo que lhe irá acontecer.
Com este acidente, vê-se preso numa montanhas espanholas. Isolado. Longe de tudo.
Tem de lutar por sobreviver. Ou por morrer.
Este livro é complexo, não o aconselho a quem não estiver muito à vontade com a leitura em geral.
Achei o livro de certa forma fascinante, o autor mostra-nos as várias formas como podemos morrer e, no final, o ´título faz sentido e tudo faz sentido e... bem, acabei por pensar "ele tem razão".
Achei o final do livro uma coisa fantástica, depois de tudo o que acontece o final é qualquer coisa de notável.
Um livro com uma prosa, arrisco a dizer, poética, que nos leva a viajar pelos medos do Homem e pelas coisas que nos matam sem muitas vezes nos apercebermos.
Gostei.
Classificação:
- Escrita: 9,5
- História: 10
- Revisão do texto: 9,8
- Complexidade: 7
- Trabalho gráfico: 9
Total: 9,06
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Verso de História
Sinopse
Um homem que se deixa comer por um pássaro só pode estar morto. De medo, de frio, de vergonha, de susto, de ansiedade, de amor. O ministro, que se narra a si próprio, morre pela primeira vez quando o avião se despenha no topo da montanha. Ao descê-la, entre Cume, Vale e Sopé, morre tantas vezes que lhes chega a sobreviver a todas. "Os Homens que os Pássaros Comem" poderia contar a história da morte de um ministro na montanha. Seria essa a vontade do leitor. Mas é sobre essa vontade que a história conta.
]]>
Opinião: "Os homens que odeiam mulheres" de Stieg Larsson]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/21/Opini%C3%A3o-Os-homens-que-odeiam-mulheres-de-Stieg-Larssonhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/21/Opini%C3%A3o-Os-homens-que-odeiam-mulheres-de-Stieg-LarssonThu, 21 Mar 2019 15:54:06 +0000
"Os homens que odeiam mulheres"
de Stieg Larsson
Bom dia, hoje trago, finalmente, a minha opinião sobre este primeiro volume da saga Millennium.
Ia com alguma expectativa pois as opiniões que me chegavam era de que o livro era fantástico.
Bem, não o achei assim tão fantástico. Se é mau? Não, não é. Gostei de o ler. É interessante. Mas não me encheu as medidas ao ponto de afirmar que é fantástico.
Gostei de ver como o jornalista Mikael, mesmo no meio de uma crise profissional, consegue embrenhar-se num desafio por Vanger, o de saber o que aconteceu à sua sobrinha desaparecida há mais de trinta anos, Vanger quer saber quem a matou.
Logicamente que Mikael considera quase impossível chegar a alguma conclusão após tantos anos, mas a oferta é tentadora.
Sendo o livro um policial é inevitável que as coisas aqueçam, e aqueceram, Mikael começa a agitar águas e quando se alia a Lisebeth, hacker, tudo começa a tornar-se sério e as ameaças surgem.
Devo dizer que gostei especialmente dos últimos dois capítulos. Foram bem conseguidos. Algumas coisas ficam por saber e, é claro, fiquei com curiosidade para seguir para os próximos dois volumes. Mas não o vou fazer para já, pois quero deixar assentar este primeiro.
Embora a história seja interessante considerei o livro morno.Não me aqueceu por aí além até chegar quase ao fim. Lê-se bem, a escrita é muito leve. Mas não é, como já disse, fantástica.
Esse é um ponto que quero continuar a acompanhar nos próximos livros, ou seja, perceber se a escrita se torna quente.
Chamo a atenção, para quem não sabe, que o autor deste livro, e dos dois seguinte, já morreu. Existem outros posteriores mas escritos por outras pessoas por forma a continuar a história. Ainda não sei se os vou ler.
Classificação:
- Escrita: 8,5
- História: 9
- Revisão do texto: 9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 8,6
Total: 8,82
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Leya - Biis
Sinopse
O jornalista de economia MIKAEL BLOMKVIST precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro HANS-ERIK WENNERSTÖM e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. HENRIK VANGER, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem LISBETH SALANDER. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.
]]>
Bloqueio no facebook e Instagram]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/13/Bloqueio-no-facebook-e-Instagramhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/13/Bloqueio-no-facebook-e-InstagramWed, 13 Mar 2019 17:41:48 +0000
Bloqueio no facebook e Instagram
de Livros de Vidro
Boa tarde leitores,
hoje venho falar do problema facebook/instagram. Quem me segue já se apercebeu que o facebook e o instagram bloquearam as partilhas directas de conteúdo aqui do blogue (facebook) e a aposição do link para o blogue (instagram).
Este acontecimento tem levado a que se eu quiser partilhar convosco as novidades de uma forma fácil e rápida, partilhando links, não o posso fazer, isto porque surgem mensagens de erro.
Além das mensagens de erro, também tem vindo o Facebook a alegar que o blogue viola as políticas da comunidade, no entanto, analisei-as cuidadosamente e, em lado algum, surgem violadas tais políticas.
Se fiz alguma coisa? Fiz, tentei reclamar. Mas não há propriamente um canal aberto e de comunicação que nos permita resolver estas questões, mandam tudo para dentro de um saco e as reclamações podem, e caem, em saco roto.
Já venho a reclamar há quase dois meses, no dia 08/03 recebi a seguinte resposta:
"Recebemos a tua denúncia e agradecemos a tua paciência enquanto trabalhamos para corrigir problemas técnicos no Facebook. Apesar de não podermos entrar em contacto com todas as pessoas que enviam uma denúncia, estamos a utilizar a tua opinião para melhorar a experiência do Facebook de todas as pessoas.Para entrares em contacto connosco sobre problemas não técnicos, visita o Centro de Ajuda.Cumprimentos,A equipa do Facebook"
Pois, com isto só posso esperar que o assunto, efectivamente se venha a resolver e desbloqueiem o link do meu blogue. Penso que ninguém ignora que essa é a melhor forma de vos fazer chegar o conteúdo do blogue.
No entanto, mesmo com estes problemas na divulgação, não deixei de publicar conteúdos e opiniões. E para que as mesmas vos chegassem tentei criar alternativas. Sei que é chato, mas fui apelando a que, por exemplo, pesquisassem no google pelo blogue, que se inscrevessem no goodreads e, recentemente, criei uma pequena notificação que segue por e-mail sempre que há novo conteúdo (se ainda não te registaste, não percas tempo! AQUI).
Mas não estou sozinha nesta luta, não é só a plataforma Wix que está a ser bloqueada, vejam que, a Sapo, por exemplo, também. A criadora do blogue "Marta - o meu canto" está a sofrer do mesmo, e como nós existem muitos outros.
Quis consultar o Wix e eles já se pronunciaram, é uma decisão única do Facebook: AQUI. Porque razão? Ninguém sabe.
É desagradável e chato. Mas espero que se resolva. Até porque, o facebook não pode andar a bloquear sites que respeitam os padrões da comunidade e permitir que os que não respeitam continuem a operar. Continuarei a reclamar!
Num post nas redes sociais disse que pediria a vossa opinião, pois bem, gostava de saber o que devo fazer. Alguém tem uma sugestão? Será a mudança de plataforma do blogue uma solução? (vou lançar as perguntas no instagram e no facebook)
Ajudem-me!
Deixo-vos as mensagens que vão surgindo e não, não é denúncia, de cada vez que tento há mensagens diferentes, sendo a recorrente a da violação dos padrões da comunidade.
Obrigada pela vossa ajuda!
]]>
Caixa literária mistério - Ouriço caixeiro - Fevereiro]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/11/Caixa-liter%C3%A1ria-mist%C3%A9rio---Ouri%C3%A7o-caixeiro---Fevereirohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/11/Caixa-liter%C3%A1ria-mist%C3%A9rio---Ouri%C3%A7o-caixeiro---FevereiroMon, 11 Mar 2019 15:33:29 +0000
Caixa literária mistério - Fevereiro
de Ouriço caixeiro
Boa tarde leitores, hoje trago o meu testemunho relativamente à primeira caixa literária mistério que recebi. Uma gentil oferta/parceria da Ouriço Caixeiro.
Não conhecia o trabalho da Ouriço caixeiro e fiquei a conhecê-lo através do instagram. Fiquei curiosa, uma vez que, este tipo de conceitos vê-se muito pelo youtube mas mais direccionado para jogos, electrónica e até caixas com os mais variados objectos, estando muitas delas à venda em várias plataformas e as pessoas que as adquirem não sabem o que vão encontrar quando as receberem.
Pelo que, encontrar um conceito destes relacionado com livros foi muito interessante. Até porque não me lembro de ver este conceito por aí nos blogues, ou mesmo no booktube, estrangeiros.
Quando recebi a caixa não sabia muito bem o que lá vinha dentro, sabia, obviamente, que ia encontrar um livro e objectos relacionados com o mesmo, ou melhor, relacionado com o tema proposto pela Ouriço Caixeiro para aquele mês. Assim, Fevereiro surgiu sob o tema "Todos a bordo!", o que indicava que a caixa teria elementos relacionados com o mar, barcos, piratas, etc. Mas o quê em concreto, não sabia.
Quando pesquisei mais sobre este conceito (AQUI) fiquei a saber que os livros enviados seriam novidades, o que me deixou surpreendida, isto porque, é preciso estar sempre atento e fazer um pesquisa constante para que tudo bata certo com o tema apresentado. Isto para não mencionar o investimento, porque o preço da caixa, com todos os demais objectos oferecidos além do livro, não é absurdo, sendo até muito aceitável para a experiência proporcionada.
No dia em que a minha caixa chegou, disponibilizei no instagram um "unboxing" (abertura de caixa, desempacotar, numa tradução livre) onde puderam acompanhar a abertura da caixa ao mesmo tempo que eu própria descobria o que lá ia dentro. Foi entusiasmante fazê-lo, pois, como já disse, nunca tinha recebido uma caixa destas.
Perguntam vocês, o que vinha dentro da caixa afinal, e para aqueles que não tiveram hipótese de ver, eu digo:
Vinha um livro, intitulado, Seafire de Natalie C. Parker, 2 velas feitas pela Raquel Esagui de Raiz e Essência, um poster e autocolantes com ilustração de uma caveira de Maria Ana Vieira, 3 pins com quotes de Seafire de Natalie C. Parker, The Girl from Everywhere de Heidi Heilig, e Passenger de Alexandra Bracken e um marcador com uma quote de King of Scars de Leigh Bardugo, desenhado por Soraia Ferreira. (deixo foto)
Faço só uma pequena nota, como poderão ver, o marcador e os pins, vieram em inglês, e o que vou dizer vem na esteira do que já tenho dito até sobre livros, quando se está a trabalhar para um público português julgo que será sempre melhor e mais coerente fazer as coisas em português, ou então, fazê-las acompanhar de tradução. Não nos podemos esquecer que poderemos chegar a qualquer pessoa e nem todas essas pessoas poderão saber ou estar à vontade com o inglês (ou qualquer outra língua estrangeira), assim, para que a experiência seja plena, aconselharia essa atenção, tal como o faço quando o livros nem sempre traduzem frases noutras línguas.
Espero que já todos aqueles que compraram uma caixa de Fevereiro já a tenham recebido, pois hoje vou publicar nas redes sociais o resultado da caixa. :D
Achei o conceito muito engraçado, é quase como abrir um presente. O livro que enviaram não é muito o meu género, no entanto, a sinopse abriu-me o apetite e parece-me ser uma leitura interessante. Irei lê-lo certamente e dar-vos-ei a minha opinião nessa altura.
Escusado será dizer que o marcador seguiu directo para a minha colecção que continua a crescer. Gostei muito das velas enviadas, até dá pena queimá-las, pelo que, uso-as como ambientador de gavetas, pois são velas pequenas e de cheiro.
Para quem está interessado, a caixa de Março já está à venda e podem adquiri-la aqui »» OURIÇO CAIXEIRO
Recomendo a experiência, é um presente muito interessante até para oferecer a outra pessoa. Gostei da ideia e espero que ganhe adeptos para que este projecto possa continuar e ganhe forças para crescer.
Espero repetir a experiência!
Caixa de Fevereiro de 2019
]]>
65.º PASSATEMPO - Um trono negro de Kendare Blake]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/07/65%C2%BA-PASSATEMPO---Um-trono-negro-de-Kendare-Blakehttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/07/65%C2%BA-PASSATEMPO---Um-trono-negro-de-Kendare-BlakeThu, 07 Mar 2019 14:11:08 +0000
65.º PASSATEMPO
Um trono negro de Kendare Blake
Em parceria com a Porto Editora trago mais um passatempo. Estamos a oferecer um exemplar deste segundo volume da tetralogia da guerra de sucessão na Ilha de Fennbirn, "Um trono negro".
Para poder ganhar basta seguir as indicações:
- Fazer "gosto" na página de facebook do blogue- Fazer "gosto" na página de facebook da Porto Editora
- Fazer gosto na página de instagram do blogue e da editora (opcional) - Partilhar o passatempo e colocá-lo em modo visualização pública, para poder validar a participação - Deverás comentar o passatempo no facebook do blogue, escrevendo uma frase original com as palavras "Livros de Vidro", "Porto Editora" e "Um trono negro".
Esperamos por grandes respostas!
Participa AQUI
Vencedor: FÁTIMA FIGUEIREDO
Já sabem, queremos testar a vossa criatividade.
E têm até dia 18 de Março de 2019 (até às 18h00m)!
Está limitado a Portugal Continental e Ilhas. Não serão tidas em consideração páginas apenas criadas para passatempos ou similares. Válida apenas uma participação por pessoa. O blogue não se responsabiliza por extravio, atrasos, ou mesmo o não envio do prémio por parte dos parceiros ou autores. No entanto, tudo fará para obstar a tais situações. Caso o vencedor não se manifeste até 5 dias úteis após a sua divulgação será seleccionado outro vencedor.
]]>
Opinião: "O caso das garras do gorila" de Erle Stanley Gardner]]>Livros de Vidrohttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/06/Opini%C3%A3o-O-caso-das-garras-do-gorila-de-Erle-Stanley-Gardnerhttps://livrosdevidro.wixsite.com/livrosdevidro/single-post/2019/03/06/Opini%C3%A3o-O-caso-das-garras-do-gorila-de-Erle-Stanley-GardnerWed, 06 Mar 2019 16:21:10 +0000
"O caso das garras do gorila"
de Erle Stanley Gardner
Boa tarde leitores, trago nova opinião.
Li este livro em pouco mais de 3 dias. Um livro já velhote, das antigas colecções vampiro da Livros do Brasil. Muitos destes meninos encontram-se apenas em feiras e alfarrabistas, embora a Livros do Brasil esteja agora a fazer novas edições. diferença entre os velhos e os novos? O preço e, obviamente, a qualidade - os mais antigos já estão amarelados e as letras, em alguns, sumidas.
Este livro penso que o trouxe da cabine de leitura Trokaquiosque de Leiria. Mas já não tenho a certeza, pois já tenho vários volumes desta colecção. Sempre que vou a uma feira de velharias acabo por trazer vários.
O que dizer da história? Que não desilude. O bom e velho estilo de mistério e policial. Gosto de ler estes livros pois os escritores destas épocas, por exemplo, anos 50 do séc. XX, tinham uma forma de escrever policiais tão inteligente, tão limpa e misteriosa que é um regalo para os amantes de policiais.
Neste livro, temos um advogado e a sua secretária que se vêm a braços com um estranho caso. Caso esse que só lhes aparece por força da compra, por parte do advogado, de uma caixa com diários de uma jovem que se supõem ter-se suicidado, atirando-se borda fora de um iate.
Ora, muito mistério se levanta em torno disto pois o patrão da jovem, homem milionário, mostra interesse em adquirir os diários. Não só isto como surgem um conjunto de factores que levam o nosso advogado a não querer desfazer-se da caixa e a suspeitar das linhas e condições da morte daquela jovem.
Veja-se ainda que, neste caso, o milionário é ainda excêntrico, criando gorilas na sua mansão, nos quais pratica a técnica do hipnotismo, querendo provar que os mesmos poderão ser levados a praticar crimes.
Temos aqui os ingredientes para uma trama muito interessante. Gostei de a ler.
Os mistérios que surgiram e que acabaram resolvidos foram criados de uma forma inteligente. Encontramos aqui uma escrita leve e muito fácil de acompanhar.
Só tenho pena que a dada altura as letras do livro já se tivessem a dissipar, mas nada que me tenha impedido de conseguir. Ler.
Deixo a nota, este livro ainda não está reeditado.
Apostem nestes livros se gostam de policiais!
Classificação:
- Escrita: 9,8
- História: 9
- Revisão do texto: 9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 8,6
Total: 9,08
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Livros do Brasil
Sinopse
Pode um gorila ser hipnotizado para cometer um homicídio?
]]>