top of page

Opinião: "O último conjurado" de Isabel Ricardo


"O último conjurado"

de Isabel Ricardo

A-D-O-R-Á-M-O-S!

A bem da verdade não somos fãs de romances históricos. Tendencialmente, são chatos. Demasiado carregados com história, com demasiados pormenores e, a bem da verdade, muitos deles não interessam ao leitor quando quer desfrutar de um romance, mesmo com base real e factual.

Mas Isabel Ricardo trouxe-nos um romance magnífico. Sendo realmente honestos, inicialmente, estranhámos o texto. Talvez devido à nossa não ligação ao género. Mas a realidade é que depois entranhámos, como diria Fernando Pessoa.

Ficámos encantados com a forma como a autora descreveu a revolução portuguesa de 1640. De como deu vida a D. Pedro, D. Afonso e D. Diogo. De como D. Laura encantava todos e mais, adorámos todas as surpresas, amores e paixões que foram surgindo.

Ficou bem patente o peso que a honra tinha, a forma como a palavra de um homem era valorada.

Mas desengane-se quem pense que são tudo rosas, porque não o são. Há lugar para vilões. Portugueses e espanhóis. D. Manuel e D. Cristóvão de Vilar, são exemplo disso e que muito mal semeiam ao longo da trama.

Demos connosco a desejar ler mais e mais, ansiosos por descobrir e desvendar os segredos e desenvolvimentos. Podemos dizer que ficámos fãs!

Classificação:

- Escrita: 9,4

- História: 9

- Revisão do texto: 9,8

- Complexidade:9

- Trabalho gráfico: 8,7

Total geral: 9,18

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações sobre o livro: Saída de Emergência

Sinopse

Há sessenta anos que Portugal era humilhado pelos Filipes de Espanha. É então que um grupo de heróis decide revoltar-se.

1640. O jugo espanhol dura há sessenta anos. Seis décadas de identidade roubada, pátria escondida e falsa lealdade. Mas algo está diferente: fala-se do enigmático Capitão Gualdim, que desafia o poder espanhol pelas ruas de Lisboa enquanto se conspira nas sombras e a guerra contra o domínio espanhol ameaça rebentar. Uma importante parte da nossa História ganha vida em O Último Conjurado de Isabel Ricardo, onde a realidade se cruza com a ficção. Duelos, emboscadas, amores e muito mistério envolvem as principais personagens, três jovens cavaleiros que vivem todo o tipo de aventuras. Um romance histórico que representa com rigor os factos ocorridos neste tão importante período da nossa História, enlaçado numa maravilhosa narrativa cheia de suspense.

Destaque
bottom of page