Opinião: "O último conjurado" de Isabel Ricardo

07.07.2016

"O último conjurado"

                                      de Isabel Ricardo

 

A-D-O-R-Á-M-O-S!

 

A bem da verdade não somos fãs de romances históricos. Tendencialmente, são chatos. Demasiado carregados com história, com demasiados pormenores e, a bem da verdade, muitos deles não interessam ao leitor quando quer desfrutar de um romance, mesmo com base real e factual. 

 

Mas Isabel Ricardo trouxe-nos um romance magnífico. Sendo realmente honestos, inicialmente, estranhámos o texto. Talvez devido à nossa não ligação ao género. Mas a realidade é que depois entranhámos, como diria Fernando Pessoa.

 

Ficámos encantados com a forma como a autora descreveu a revolução portuguesa de 1640. De como deu vida a D. Pedro, D. Afonso e D. Diogo. De como D. Laura encantava todos e mais, adorámos todas as surpresas, amores e paixões que foram surgindo.

 

Ficou bem patente o peso que a honra tinha, a forma como a palavra de um homem era valorada. 

 

Mas desengane-se quem pense que são tudo rosas, porque não o são. Há lugar para vilões. Portugueses e espanhóis. D. Manuel e D. Cristóvão de Vilar, são exemplo disso e que muito mal semeiam ao longo da trama. 

 

Demos connosco a desejar ler mais e mais, ansiosos por descobrir e desvendar os segredos e desenvolvimentos. Podemos dizer que ficámos fãs!

 

Classificação:

 

- Escrita: 9,4

- História: 9

- Revisão do texto: 9,8

- Complexidade:9

- Trabalho gráfico: 8,7

 

Total geral: 9,18

 

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

 

Mais informações sobre o livro: Saída de Emergência

 

 

Sinopse

Há sessenta anos que Portugal era humilhado pelos Filipes de Espanha. É então que um grupo de heróis decide revoltar-se. 
 

1640. O jugo espanhol dura há sessenta anos. Seis décadas de identidade roubada, pátria escondida e falsa lealdade. Mas algo está diferente: fala-se do enigmático Capitão Gualdim, que desafia o poder espanhol pelas ruas de Lisboa enquanto se conspira nas sombras e a guerra contra o domínio espanhol ameaça rebentar. Uma importante parte da nossa História ganha vida em O Último Conjurado de Isabel Ricardo, onde a realidade se cruza com a ficção. Duelos, emboscadas, amores e muito mistério envolvem as principais personagens, três jovens cavaleiros que vivem todo o tipo de aventuras. Um romance histórico que representa com rigor os factos ocorridos neste tão importante período da nossa História, enlaçado numa maravilhosa narrativa cheia de suspense.

Tags:

Please reload

Destaque

À conversa com o autor António Bizarro

November 12, 2019

1/10
Please reload

Aviso!

Os textos aqui publicados são meramente opiniões/comentários próprios e subjectivos, não podendo ser vinculados a qualquer outra pessoa.

Os textos/excertos/citações estão conforme e respeitando o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (DL.63/85 de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril), respeitando, portanto, o disposto nos art.º75º, n.º2, al.g) e art.º76º,n.º1,al.a) dos referidos diplomas.

 

O presente Blogue não emprega o novo acordo ortográfico.

  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now