top of page

Opinião: "A casa das palavras" de Miguel Almeida


"A casa das palavras"

De Miguel Almeida

Sempre que temos de falar de livros de poesia afirmamos e sublinhamos que não estamos na nossa área de eleição. Ou seja, sentimos que podemos não estar a fazer jus àquilo que temos em mãos.

No entanto, não deixamos de dar a nossa opinião, embora falemos sempre de uma perspectiva - como sempre - de um mero leitor e não de um crítico, aliás, nunca nos apelidámos de críticos, pois o que fazemos é, enquanto leitores compulsivos, dar a nossa opinião sobre aquilo que lemos.

Nesta linha, afirmamos, novamente, que nos é particularmente difícil falar sobre poesia e sobre o trabalho dos autores que a escrevem. Tentaremos, mais uma vez.

Aceitámos o desfio da Editora Esfera do Caos para lermos este título do autor Miguel Almeida. Sentimo-nos relutantes, mas aceitámos a sugestão da editora.

Achámos que o tema não era fácil, as palavras, a poesia em si. Com este livro o autor não nos despertou emoções. Devemos destacar que gostámos do facto de este seu trabalho essencialmente ser composto por pequenos textos. Para nós é sempre uma mais valia.

No geral não nos pareceu estarmos a ler poesia, mas foi antes como se o autor estivesse ali, junto a nós, a conversar. Consegue-se ler o seu texto como se de uma conversa, um monólogo, se tratasse. Mas não lhe conseguimos extrair emoção.

Talvez a intenção fosse até transmitir secura, distanciamento... Ficámos na dúvida.

Embora não nos tenha apaixonado, devemos dizer que apreciámos alguns dos poemas, deixaremos convosco um que nos fez reflectir.

Um poema do livro:

"10. Não leias poemas, palerma

Não leias poemas

Palerma

Lê antes os jornais

Que são mais actuais

Ou então revistas

Que são feitas

Para dar nas vistas

Ou então ainda

Não leias de todo

Palerma

Porque ler

É para quem precisa

E tu não precisas de mais nada

Para seres assim

Tal como és

Palerma."

in A casa das palavras, Miguel Almeida, Esfera do Caos, pp. 108

Classificação:

- Sentimento: 6

- Complexidade: 6

- Beleza: 6

- Revisão: 10

- Extensão: 9

- Trabalho gráfico: 8

- Total geral: 7,5

Significado:

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações sobre o livro: Esfera do Caos

Sinopse:

Construída com sensações e emoções, com ideias e pensamentos, com vivências e demais experiências, na A Casa das Palavras cabem a alegria e a dor, o amor e a paixão, a realidade e o sonho, a sempre eterna e humana esperança, havendo ainda lugar para a felicidade. E é isso que A casa das Palavras tem para oferecer aos leitores: um lugar de refúgio e abrigo para a vida, construído através dos melhores meios da poesia.

Destaque
bottom of page