top of page

Opinião: "Segredo Oculto em águas turvas" de Mons Kallentoft


"Segredo Oculto em águas turvas"

de Mons Kallentoft

Ufa, e mais uma vez estávamos a ver que não acabávamos um livro de Kallentoft. Pois é, não foi desta que nos conquistou. Diz a sabedoria popular que à terceira é de vez, mas não foi!

A protagonista é uma literal seca, sem brilho nem charme. Com o avançar das tramas torna-se alcoólica. Sem surpresa. Não é uma detective brilhante, embora o autor tente que as personagens assim o digam. Lamentamos, mas não conseguimos simpatizar com Malin Fors.

O enredo vai-se desenrolando mas não nos vai surpreendendo. Não traz nada de novo. A cada livro que lemos pensamos "mais do mesmo". Uma narrativa estática, sempre ao mesmo ritmo.

Não conseguimos sentir adrenalina. Não nos prende, não nos obriga a ficar horas a ler, não nos entusiasma ao ponto de lermos noite dentro, nada. Infelizmente é mais do mesmo.

Como já dissemos nas publicações anteriores, sobre esta saga de Malin Fors, vamos ler os livros que faltam, neste momento, falta apenas um, embora o autor tenha insistido em agarrar numa história iniciada no primeiro, criando "a quinta estação". Ponderamos se esse valerá a pena.

Como dissemos já, esperávamos mais. A história é coerente, seguida, sem falhas. Mas banal, apagada e sem ritmo. Como as restantes. Uma pena. Não são 400 páginas de prazer, pelo menos para nós.

Parece-nos que haveria mais interesse e entusiasmo se a personagem principal fosse Zeke, o parceiro de Malin. É uma pena que esta personagem não seja desenvolvida, bem como aquilo que está a viver com Karin, a técnica forense.

Estamos desanimados com Kallentoft.

Classificação:

- Escrita: 6,2

- História: 7,4

- Revisão do texto: 9,4

- Complexidade:7,9

- Trabalho gráfico: 8,7

Total geral: 6,27

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Dom Quixote

Sinopse

Chove torrencialmente sobre Skogså, a relíquia medieval nos arredores de Linköping, e as grandes gotas caem pesadamente sobre o corpo que flutua nas águas do fosso que rodeia o castelo. O advogado Jerry Petersson, o novo e rico proprietário, conhecido pelo seu espírito impulsivo e irascível, nunca mais resolverá novos casos. Chamada a investigar o crime, Malin Fors suspeita dos Fågelsjö, uma família aristocrática que, por problemas financeiros, foi forçada a vender a Jerry Petersson a propriedade há séculos na família. Mas seria isso motivo suficiente para um homicídio? Ou será que por detrás dos muitos milhões, das obras de arte valiosas, dos fatos caros, e do sucesso nos negócios, Jerry Petersson não era quem parecia? Acompanhando Malin, do outro lado de uma tela finíssima, a sombra da vítima vai desfiando a memória do seu passado e dos acontecimentos que conduziram à sua morte. Segredo Oculto em Águas Turvas é o terceiro volume da aclamada série do autor que descreve a trajetória da inspetora Malin Fors, iniciada em Sangue Vermelho em Campo de Neve e Anjos Perdidos em Terra Queimada. Segredo Oculto em Águas Turvas confronta-nos com as imprevisíveis consequências do abuso de poder nas relações familiares, nas ligações amorosas e no implacável mundo dos negócios, num crescendo de intriga e emoção.

Destaque
bottom of page