top of page

Opinião: "Sobre a alma e o pó dela" de Soraia Ribeiro


"Sobre a alma e o pó dela"

de Soraia Ribeiro

Bem, o que dizer? Já havíamos tido contacto com o texto inicial deste livro na Colectânea Penélope. Este "Sobre a alma e o pó dela" é a sua continuação . Neste texto o autor faz uma introspecção, conta-nos tudo aquilo que vive e que o rodeia de uma forma muito própria e analítica. No entanto, à medida que o texto avança vai-se tornando abstracto.

Repare-se que é um texto com uma dificuldade de leitura algo considerável. Não é fluído. Somos sinceros, é preciso algum esforço para conseguir acabá-lo. Não é uma leitura de descontracção, uma leitura que nos faça imaginar e estar deleitados.

Pelo contrário, exige um considerável grau de concentração e abstracção para que consigamos acompanhar os acontecimentos.

Não nos apaixonámos pela narrativa. Infelizmente não foi prazerosa e para nós a leitura tem de ser isso mesmo, dar-nos prazer, descontrair-nos e arrebatar-nos.

No entanto, devemos salientar que a Livros de Ontem nos tem vindo a habituar a livros intensos e com uma dificuldade de leitura, como já referimos, considerável, pelo que não os espanta o conteúdo deste livro.

Mas não o alcançámos e não nos sentimos deleitados.

Uma nota para o tamanho da letra escolhido. Para uma narrativa tão compacta as letras deveriam ser ligeiramente maiores. O tamanho e a finura do tipo de letra dificultou a leitura e tornou-a mais lenta, isto porque, não existindo diálogos torna-se cansativo de ler.

Classificação:

- Escrita: 7,2

- História: 6

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 6

- Trabalho gráfico: 7

Total geral: 7,24

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Livros de Ontem

Sinopse

O pó simboliza os constrangimentos que o ser humano encontra no decorrer da vida. No desenrolar do livro, o personagem explica, de modo crítico e moralista, que constrangimentos são esses e como é que o Homem se pode libertar deles de modo a evoluir para um estado de compreensão maior. Ao pregar e reflectir sobre os problemas do mundo e do homem comum, o personagem alcançou por ele próprio a humanidade. Um profundo e belo monólogo onde o personagem discursa de modo aforístico e convida o leitor a experienciar os seus estados de espírito. De um homem misantropo e muito revoltado a uma pessoa serena e compreensiva, Sobre a Alma e o pó dela vai levá-lo numa viagem ao mais profundo da civilização onde será interpelado a questionar se, de facto, aproveita o que de melhor a vida tem para oferecer. Publicado pela editora Livros de Ontem em 2016, Sobre a alma e o pó dela é apresentado ao leitor numa edição limitada a 200 exemplares, numerada e assinada pela autora.

Destaque
bottom of page