top of page

Opinião: "A escola do terror" de Diana Pinto


"A escola do Terror"

de Diana Pinto

Pegámos neste original com uma expectativa... e a mesma saiu gorada.

Achámos a história pouco estruturada, confusa e atabalhoada.

As descrições, por exemplo, dos personagens são fracas e não permitem ao leitor imaginar, com se desejaria, a trama. Notem que, além do mais, existem muitas personagens o que, para alguém inexperiente na escrita, torna o processo de escrever e acompanhar a história algo complicado.

As personagens são descritas como sendo morenas e de olhos castanhos, pouca variação havendo.

Chegamos a um ponto que não sabemos quem é quem.

Há situações que se vão intrometendo no meio de outras cenas. Aparentemente é tudo muito violento mas depois já nada assim o é.

Se a ideia poderia ter sido boa, poderia, mas a autora precisava de um acompanhamento e aconselhamento próximo. O texto precisa de uma revisão minuciosa. Normalmente não falamos neste aspecto, já dissemos que deverá ser um trabalho da editora que tem a seu cargo a edição de cada exemplar, pois um escritor não tem de estar preocupado com esse trabalho. Mas aqui torna-se evidente a necessidade.

Não falamos de falhas de escritas, de pequenos erros ou gralhas. Falamos também da construção gramatical.

Ao certo nem sabemos dizer quantos personagens são, mas são muitos. Em termos de descrição, todos muito iguais, na nossa cabeça não conseguimos criar um cenário. Tudo muito rápido, demasiado rápido. Muitas cenas ao mesmo tempo, demasiadas.

Para perceberem, a trama desenvolve-se à volta da turma do 9.ºC, em que existe um grupo de assassinos. Em que há a líder das raparigas e o líder dos rapazes.

Assassinos que poderão não o ser exactamente, mas há mortes nesta história. Demasiadas e sem nexo.

Não podemos concordar com a autora quando diz que é uma história não acabada. Até porque nada deixou em aberto, dando um final aos personagens.

Mais dizemos, embora a sinopse fale de Angelina, uma rapariga recém chegada à escola e à turma de assassinos, pouco interfere esta na trama, talvez a Autora se devesse ter centrado nesta personagem e partido daí para o restante.

Lamentamos o ponto negativo para esta história. Esperemos que a Autora amadureça a sua escrita e que, se assim o quiser, volte com uma história ponderada e menos confusa.

Esperamos um dia poder anunciar um bom crescimento da Autora. Para já, não podemos dar nota positiva.

Classificação:

- Escrita: 4

- História: 3,7

- Revisão do texto: 3

- Complexidade: 4

- Trabalho gráfico: 7,8

Total geral: 4,5

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Chiado Editora

Sinopse

Uma escola. Vários alunos. Uma turma. A Angelina acaba de chegar à escola sem saber o que a espera. Rapidamente descobre que está no meio de colegas estranhos. Vários assassinatos ocorrem no estabelecimento escolar sem motivo aparente. Os colegas são tudo menos boas pessoas. O mundo escolar pede estudo e empenho, mas nesta turma existe tudo menos isso. Apostas entre alunos, mudanças e escolhas. Quem fala que os adolescentes são bons está certamente enganado.

Será que a Angelina saberá escolher bem as companhias?

Destaque
bottom of page