top of page

Opinião: "Avistamentos de ovnis em Portugal" de Vanessa Fidalgo


"Avistamentos de ovnis em Portugal"

de Vanessa Fidalgo

Quando nos deparámos com este livro ficámos curiosos. É um tema interessante mas com o qual raramente nos preocupamos.

Por outro lado, também não somos muito de ler livros, digamos, no género documentário e é o que acaba por ser este livro. Mas devemos dizer que gostámos.

Não tínhamos a percepção da quantidade de avistamos de OVNIS que já tiveram lugar em Portugal. Mais nos surpreendeu que tenham existido tantas associações e grupos à volta deste tema.

Demos por nós a ir à internet consultar os site que vão sendo referidos ao longo do livro e a tentar ver as fotografias e vídeos que vão sendo referidos. É realmente um livro interessante, até porque ficamos a saber que entidades como a NASA e instituições de peso lá fora olham para os fenómenos que se passam no nosso país e, também eles, a par de nós, lhes dão credibilidade.

Gostámos da experiência.

Os únicos pequenos "se nãos", quanto a nós, é o facto da linha cronológica não ser propriamente respeitada o que faz com que a determinada altura não nos consigamos situar no tempo e nos achemos um pouco confusos e ainda, consideramos que seria interessante o livro ter sido munido com algumas das fotos que foram sendo mencionada. Pensamos que isso teria enriquecido o discurso.

Mas há claramente um nota positiva.

Classificação:

- Escrita: 8,7

- História: 8,9

- Revisão do texto: 9,6

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 8

Total geral: 8,84

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Esfera dos Livros

Sinopse

Naquela noite de 28 de dezembro de 1964 um forte feixe luminoso irrompeu pelo cockpit do avião do tenente-coronel Carlos Marques Pereira, cegando-o. A 2 de novembro de 1982, pela manhã, três pilotos da Força Aérea Portuguesa descolaram da base da Ota para um voo de treino e foram surpreendidos por uma estranha “bolha de mercúrio com dois hemisférios e mais de dois metros de comprimento". Portugal tem sido cenário de diversos fenómenos envolvendo Objectos Voadores Não Identificados (OVNI), e estes são apenas dois dos vários episódios presentes neste livro sobre situações fascinantes em que aeronaves e outras formas de origem desconhecida sobrevoaram o território português. Os relatos, feitos na primeira pessoa, mostram o quão inesperado, avassalador e transformador um acontecimento como este pode ser na vida de quem o observa, seja alguém sozinho ou mesmo uma comunidade inteira, tal como aconteceu em 2004. Esse foi o ano em que se registou o maior avistamento coletivo de sempre em Portugal. Foi testemunhado por milhares de pessoas de Norte a Sul e registado pelos radares da Força Aérea Portuguesa. Nestas páginas sucedem-se vários casos de OVNI que nos dão que pensar. Porque a verdade é que, apesar dos extraordinários avanços da ciência nas últimas décadas, continuamos sem resposta para uma das questões fundamentais da nossa existência: estaremos sozinhos no Universo? Para os protagonistas dos episódios aqui descritos, a resposta tornou-se evidente de um momento para o outro.

Destaque
bottom of page