top of page

Opinião: "Estás triste?" de Tânia Bailão


"Estás triste?"

de Tânia Bailão

Recebemos esta semana o nosso exemplar de "Estás triste?", adoramos livros infantis, mas temos amado os livros da Briza Editora e de Tânia Bailão.

De forma simples e inteligente consegue transmitir as mensagens mais profundas ou os ensinamentos mais complicados para os mais novos. Os temas que vão sendo abordados são-no feito de uma forma clara e que facilita a qualquer educador a tarefa de explicar os temas mais difíceis. É, certamente, uma boa forma de tentar chegar à fala com os mais novos e conseguir que os mesmos se exprimam.

Neste livro é habilmente abordado o tema da depressão infantil, sendo dadas ferramentas aos mais novos e também, e porque não?, aos mais graúdos para perceber e tentar combater aquele problema.

Não fosse a autora psicóloga, a mesma mune o livro com várias actividades para os mais novos. Uma aposta brilhante e que ajudará várias famílias.

Realçamos o facto de ser um livro muito apelativo graficamente, com um papel bom ao toque e um cheiro fantástico, sim, porque estas pequenas coisas ficam na mente e ajudam-nos a envolver-nos com o livro e a história.

De notar as últimas páginas dirigidas aos pais, educadores e professores onde se explica a diferença entre tristeza e depressão. Bem com, vêm enunciados vários gabinetes recomendados, de psicologia, um pouco por todo o país.

Recomendamos!

Classificação:

- Escrita: 9

- História: 10

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 10

- Trabalho gráfico: 10

Total geral: 9,8

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Briza Editora

Sinopse

Esta é a história de uma menina que se sentia triste.

Tinha o coração apertado, e parecia que estava a ser roído por um bicharoco…

Mas um dia descobriu uma forma de se libertar de toda a sua tristeza!

Queres saber qual foi?

Ela vai ensinar-te!

Porque, afinal, a felicidade está nas pequenas coisas.

A vida é feita de momentos, uns felizes, outros tristes. A infância, tão caracterizada pela alegria e felicidade, também tem os seus momentos de tristeza, tão naturais e necessários para o desenvolvimento natural da criança. Este livro fala-nos, de forma meiga e terna, sobre este tema, e com texto em rima e ilustrações expressivas, pretende ensinar às crianças a técnica do registo das emoções. Também dá dicas aos pais, demonstrando as diferenças entre tristeza e depressão infantil.

Escrito e ilustrado por Tânia Bailão Lopes, Mestre em Psicologia Clínica, é publicado pela Briza Editora e tem-se revelado uma importante ferramenta para trabalhar as emoções.

Destaque
bottom of page