top of page

Opinião: "A luz da princesa" de Carina Sapateiro


"A luz da princesa"

de Carina Sapateiro

Terminámos mais uma leitura. Desta vez lançámo-nos a um livro de fantasia, um género que não nos diz muito, mas que de vez em quando lá vai calhando. É mais um livro recheado de vampiros, fadas, elfos e outros seres míticos, no entanto, as personagens principais são as fadas. Fadas essas que vivem, após um acontecimento infeliz, no mundo dos Humanos como se um deles fossem.

Até aí tudo bem, um ponto de novidade e fora do que tem vindo a ser habitual, não fosse alguns, muito poucos, pontos de semelhança com a história de "Elfanos", mas que parece ser devido às muitas influências existentes nos nossos meios de comunicação e entretenimento.

De fundo é uma história nova, contada com um linguagem simples e muito acessível.

Mas há pequenas coisas a melhorar, quanto a nós, desde logo consideramos que a Autora tem de limar algumas arestas, tem uma escrita simples e em algumas circunstâncias demasiado simples. Temos como exemplo as descrições que faz das personagens, acaba por só descrever a cor dos olhos e o brilho do sorriso, o que não ajuda o leitor a construir mentalmente a imagem do personagem.

Por outro lado, acaba por repetir algumas ideias e travar a trama com isso. Destacamos ainda que são poucos os diálogos, o que torna a leitura algo cansativa em determinados momentos devido a todo o texto corrido. Desafiamos a Autora a largar as frases curtas e a arriscar em algo mais complexo, pensamos que só terá a ganhar.

Apontamos ainda, e aí como ponto negativo, o facto de os nomes das personagens e dos locais serem em inglês e não em português, quebra a fantasia, sendo a Autora portuguesa.

Mas no geral, temos uma história leve, simples, que vai melhorando após a primeira metade do livro e que deixa o final em aberto para o próximo exemplar que se espera de lutas a serem travadas na conquista do mundo das fadas pela protagonista Katherine, que descobre ao longo da trama que é uma fada.

Atenção: há muitos rapazes, até demais à volta de Katherine! Torna a coisa demasiado estranha pelas proximidades que vão existindo. Percebemos que são personagens que depois têm um papel na história, mas não é verosímil que todos quase a beijem e que ela se sinta sempre quase derretida. Talvez tenha algo a ver com a idade. ;)

Uma última nota para o personagem Liam, estamos aqui para ver o que nos reserva, a parte final da história deixou-nos a pensar.

Para quem gosta de fantasia, não percam o desenrolar e evoluir desta saga!

Classificação:

- Escrita: 6

- História: 7

- Revisão do texto: 9

- Complexidade: 8

- Trabalho gráfico: 7

Total geral: 7,4

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em:Chiado Editora

Sinopse

Diz a lenda que uma terrível guerra entre mundos ameaça causar o fim do Universo. Fairyland, o reino das fadas, encontra-se desprotegido devido ao desaparecimento misterioso da rainha. Aos poucos, o rei dos vampiros vai adquirindo mais e mais poder, corrompendo todas as criaturas dos diversos mundos. A jovem princesa Alexia, abandonada no reino dos humanos ainda em bebé, é a única capaz de salvar o Universo e todas as suas criaturas. Para isso, ela vai contar com a ajuda dos cinco cristais mágicos e de todos os aliados que encontrar pelo caminho.

Katherine nunca acreditou em lendas ou histórias mitológicas. Para ela, tudo isso não passavam de invenções sem sentido. Desde pequena que fora educada a acreditar apenas naquilo que era visível aos seus olhos. Porém, de um momento para o outro, a vida dela muda drasticamente e, ela vê-se forçada a enfrentar uma nova realidade. Uma realidade assustadora que, até então, ela desconhecia ser possível. Ninguém é quem ela pensava ser, nem mesmo os seus amigos e familiares. Como tal, Katherine inicia uma busca pela sua verdadeira identidade. Mas estará ela preparada para saber toda a verdade?

Destaque
bottom of page