top of page

Opinião: "O leão que tinha medo do escuro" de Raquel Santos


"O leão que tinha medo do escuro"

de Raquel Santos

Adoramos livros infantis e quando compramos um ou nos é enviado pelos parceiros ficamos todos contentes. Sim, não temos filhos e lemos livros infantis. Às vezes faz bem ler algo simples e que nos descontrai. :D

E foi o que aconteceu desta vez, recebemos este leão que tem medo do escuro e pusemo-nos a lê-lo. Para os adultos a leitura destes livros é rápida. Mas consideramos que se lidos em conjunto com crianças deverá ser muito mais interessante e divertido. Além de que é uma boa forma de lhes transmitir determinadas mensagens.

Este livro de Raquel Santos traz a história de um grupo de amigos, animais, que se sente constantemente ameaçado por um outro, o leão. Fica a pergunta, a saber, se conseguirão os amigos terminar com os maus comportamentos do leão.

Deste livro extraímos mensagens como a amizade, a tristeza, a preocupação, o medo e a entreajuda. Gostámos do facto de existirem várias personagem. Mas a determinada altura fez-nos um pouco de confusão ver ali páginas, poucas, corridas a texto.

Damos um ponto positivo às ilustrações. Gostámos das cores escolhidas.

Um livro que recomendamos, sem dúvida.

Classificação:

- Escrita: 9

- História: 8

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 9,8

- Trabalho gráfico: 9

Total geral: 9,16

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em:Livros de Ontem

Sinopse

O Leão que tinha medo do escuro é uma fábula acerca do sentimento mais prevalecente e determinante na humanidade: o medo. Trata-se de uma emoção ambígua e necessária, uma vez que nos limita e ao mesmo tempo preserva a nossa integridade física e psicológica. Devemos então nós, os educadores, ensinar a lidar com os medos e a dominá-los.O bullying e todos os seus danos colaterais, quer das vítimas, quer do agressor, tem origem no medo. O medo de não ser aceite, o medo de ser agredido...e tantos outros.Neste conto, um pequeno grupo de animais encontra uma forma original e divertida de superar um angustiante cenário de bullying. Ansiedade, autossuperação, coragem, criatividade, aceitação e amizade são assuntos trabalhados ao longo da narrativa. A ideia que se pretende passar é a de que através do diálogo e da união todos os problemas são superáveis!

Destaque
bottom of page