top of page

Opinião: "Os bebés sabem comer sozinhos" de Gill Rapley e Tracey Murkett


"Os bebés sabem comer sozinhos"

de Gill Rapley e Tracey Murkett

Esta editora surpreende-nos, quando menos esperamos lá aparece uma surpresa na caixa do correio. Desta vez remeteu-nos este livro que apenas estará disponível a partir de dia 20 de Abril.

Antes de avançarmos com considerações relativamente ao livro temos de dizer que esta editora, que é nossa parceira há pouco tempo, nos tem surpreendido. Porquê? Não se trata das já mencionadas surpresas, não. Quer dizer, também, mas não só.

Aquilo que nos tem surpreendido é o seu trabalho. Ainda não pegámos nos livros que nos enviou de literatura. Ou melhor, pegámos mas anda não os analisámos, ainda não os lemos.

Mas pegámos nos livros técnicos. Primeiro o já aqui publicado "Fui eu que fiz!" e agora este "Os bebés sabem comer sozinhos" e devemos dizer... UAU.

Todo o cuidado mostrado com os exemplares é notório. Os materiais, as cores, as fotografias, os grafismos... bem, até o cheiro... cinco estrelas, quer dizer, no nosso caso, dez. Certo?

Agora relativamente ao livro em si. Temos de dizer que não conhecíamos esta "técnica" criada pela autora Gill. Trata-se de BLW, ou seja, baby-led weaning, o que significa que é uma forma de, a partir dos 6 meses de idade, começar a introduzir alimentos sólidos na alimentação do bebé.

Nós ainda não temos filhos, mas temos acompanhado os bebés da família e de amigos. E temos visto que há benefícios nesta introdução.

Repare-se que no livro as autoras explicam tudo muito bem. Começam por explicar que técnica é esta, dão princípios básicos a reter, respondem a algumas perguntas que poderão afligir os pais, explicam algumas situações que podem suceder, como, por exemplo desordem, frustração, entre outros.

Por outro lado, dão como que um guia de orientação para quem se quer iniciar e apontam os benefícios, mesmo sublinhando que há bebés e bebés e que têm de ser vigiados e acompanhados. Como em tudo.

Mas a melhor parte são as receitas. Pois é. São dadas receitas para as várias refeições do dia. Além disso, junto das receitas há dicas, o que ajuda imenso. Mas não se aflijam, as autoras também indicam os alimentos a evitar.

Há de tudo, pratos de carne, peixe, sopas, panquecas, saladas, enfim. Tudo. Devemos confessar que até estamos tentados a experimentar algumas para nó mesmo. Há aqui um molho de tomate picante... humhum!

Tudo receitas saudáveis e a pensar nos mais pequenos, até receitas "viradas" para os vegetarianos há!

Um livro a não perder. Muito colorido, até as páginas vão mudando de cor! Recomendado!

Classificação:

- Escrita: 9

- História: 10

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 10

Total: 9,6

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em:Matéria Prima Edições

Sinopse

Da criadora do conceito Baby-Led weaning, um livro esclarecedor e útil sobre esta inovadora forma de alimentação infantil. Sabia que, a partir dos 6 meses, os bebés já podem levar à boca alimentos sólidos? E que esta é a melhor forma de lhes abrir o paladar a nvoos sabores, ainda mesmo durante o período de aleitamento? O baby-led weaning (bebés que se alimentam sozinhos) promove uma alimentação variada e saudável junto dos mais novos, com muitos benefícios para os bebés e para toda a família. «É, sem dúvida, o livro certo para todos os que querem entrar com o seu bebé na viagem deliciosa e sensorial dos sabores, texturas, cheiros e cores dos alimentos.» Constança Cordeito Ferreira, autora de "Os Bebés Também Querem Dormir"

Destaque
bottom of page