top of page

Opinião: "O Senhor Brecht" de Gonçalo M. Tavares


"O Senhor Brecht"

de Gonçalo M. Tavares

Não conhecíamos este autor embora seja um dos autores mais conceituados do nosso país.

Acabámos por ir à apresentação do seu mais novo trabalho (A Mulher-sem-cabeça e o Homem-do-mau-olhado), na Livraria Arquivo em Leiria e estivemos a ouvi-lo falar dos seus livros.

Ficámos curiosos e, por sorte, uma amiga emprestou-nos este exemplar de que hoje falamos.

Deparámo-nos com uma escrita simples, encarnada na figura do Senhor Brecht, um contador de histórias, morador do Bairro que se revela, nada mais nada menos, que uma "saga" de vários outros livros.

Neste exemplar, vamos lendo os pequenos contos do senhor Bretch que são curtos, simples, mas que, no entanto, encerram uma mensagem forte.

Fazem-nos pensar. Certamente que, cada leitor terá a sua interpretação dos pequenos textos, mas também é certo que, se se permitir a isso, ficará a pensar e a ponderar no seu significado.

Devemos dizer que há um conto ou outro a que não chegámos a qualquer conclusão ou significado, mas talvez isso também faça parte. Vão perceber que não são contos habituais, cheios de flores e poesia. Alguns são forte.

Gostámos de o conhecer e à sua escrita e ficámos compelidos a ler mais deste Autor.

Se não conhecem, não percam tempo e leiam.

Classificação:

- Escrita: 9,6

- História: 9

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 8,7

- Trabalho gráfico: 8

Total: 9,06

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Editorial Caminho

Sinopse

O Senhor Brecht é um contador de histórias. Senta-se numa sala praticamente vazia e vai contando pequenas histórias entre o absurdo e o humor negro. A sala vai enchendo aos poucos, o que lhe trará no final um novo problema: o público tapa a porta de saída – e o senhor Brecht fica assim encurralado com o seu próprio sucesso.

Destaque
bottom of page