top of page

Opinião: "Diário" de Xavier Lopes


"Diário"

de Xavier Lopes

Por fim apresentamos a nossa outra leitura intermédia. Desta feita, pela mão de Luís Ferreira, sob o pseudónimo de Xavier Lopes. Um livro que nos foi gentilmente oferecido pela Capital Books.

Não conhecíamos o autor, embora já tivéssemos visto alguns dos seus trabalhos a ser divulgados e em livrarias. A ideia que temos do mesmo é que se trata de um eterno peregrino. E este diário veio confirmar-nos isso mesmo.

Não se enganem ao pensar que estamos diante de um livro extenso relatando as peripécias do protagonista ao longo da sua jornada. Não, não é nada disso.

Como é dito no prefácio, este é um diário onde o autor reuniu as frases que foi recolhendo ao longo da sua jornada. Frases suas ou de outros autores, que pela sua mensagem ou pertinência algo disseram ao autor ou às pessoas que com ele se foram cruzando.

Sim, o livro é isso mesmo, frases soltas. Frases que se poderão apelidar de "chave". Aquela frase para o momento certo. Frases que nos fazem parar e pensar o quão certas estão. Que nos obrigam a pensar e ponderar.

A ter um momento para nós mesmos.

Por ser um livro de frases acaba por ser lido rapidamente, no entanto, poderá ser lido como um "guia", uma frase por dia, por exemplo. São frases com sentido. Que até poderão inspirar quem as ler, ou mesmo ajudar no encontro de uma paz ou acalmia desconhecida.

Mas temos alguns pontos menos favoráveis a apontar a este livro.

Primeiro não há sinopse na contracapa do livro. Não sabemos se era essa a intenção, mas o facto é que nos obriga a procurar. É certo que não está longe, encontra-se na badana final, mas não deixa de ser menos intuitivo.

Depois destacamos o tipo de letra utilizada, é desenhada, não vos sabemos dizer o nome, não é feia, mas temos de ler com atenção. De alguma forma lá resulta neste livro, talvez pelos textos curtos, mas não é a nossa favorita. Mas gostámos das capitulares (letra grande no início das frases).

Outra coisa que nos chamou a atenção foi o facto de a capa ser mais pequena que as páginas interiores. Não sabemos se foi um erro na tipografia, ou se foi só o nosso exemplar que ficou "mais curto". Não é grave. Mas nota-se, pelo menos nós notámos (somos pessoas atentas).

Sabemos que há por aí amantes deste tipo de livros, que contém frases em jeito de pensamentos. Por isso vos dizemos, não percam. Uma boa aposta para vos acompanhar na vossa jornada.

Classificação:

- Escrita: 8

- História: 7

- Revisão do texto: 9,5

- Complexidade: 10

- Trabalho gráfico: 6,3

Total: 8,16

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Capital Books

Sinopse

Um peregrino misterioso e um caminho milenar. Desta lenda, nasceu um livro. Pela primeira vez revelado ao mundo, “O diário de Xavier Lopes” é um compêndio de sabedoria, há muito almejado pelos leitores e almas mais místicas.

Destaque
bottom of page