top of page

Opinião: "A linguagem mágica doa bebés" de Joana Rombert


"A linguagem mágica doa bebés"

de Joana Rombert

Bem vindos leitores a mais uma opinião sobre livros para pais e bebés. Agora um livro dedicado à comunicação dos bebés.

Mais uma vez frisamos que ainda não há "bebé Livros de Vidro", pelo que não podemos dar uma opinião na 1ª pessoa sobre essa experiência e, assim, baseamo-nos naquilo que temos testemunhado com o bebé da família nestes seus sete meses de vida.

Uma das coisas que temos acho muita graça - pensamos que toda a gente acha - é o desenvolver da comunicação dos bebés. Os seus primeiros risos, os primeiros sons, as primeiras palavras, etc. Ou seja, tudo aquilo que nos vai permitindo e ajudando a comunicar com eles.

Achámos por isso muita graça a este livro da autora Dr. Joana Rombert, terapeuta da fala.

É um livro muito curioso, mostra-nos os significados dos sons dos bebés desde o choro até às primeiras palavras. Um livro que está dividido por etapas da vida dos bebés, ou seja, por meses, e onde a autora nos vai explicando o desenvolver da comunicação das crianças.

Além disso, mostra-nos e dá-nos dicas para como ajudar no desenvolvimento daquela comunicação. Como podemos dar ferramentas aos bebés para que mais facilmente aprendam a comunicar connosco.

Este livro vem recheado de ilustrações amorosas que nos explicam as expressões faciais e também os gestos que podemos ensinar aos mais pequenos.

Com a leitura deste livro achámos curioso constatar, ou melhor, confirmar algo que já havia sido dito pelo pediatra. Como vos contámos nos post anteriores, temos na família um bebé de sete meses, bebé esse que, imagine-se, já disse as suas primeiras palavras. Não só verbaliza a "mama" e "papa" como também já repete várias palavras que os pais vão dizendo. Algo que os surpreendeu e que foi objecto de assunto com o médico. Uma criança com a sua pressa em crescer. Não só "fala" como já se põe em pé (com apoio, claro).

E este livro descreve exactamente aquilo que temos assistido com o bebé - esquecendo com ele a idade. Embora haja coisas que ele faz dentro da sua faixa etária, há outras que estamos a ver nas idades mais avançadas e que ele já experienciou.

Devemos sublinhar que é um livro muito sistemático. Além das figuras com exemplos, como já referimos, tem quadros que nos ajudam a perceber melhor as explicações e que permitem uma fácil consulta. Mas mais, a autora vai também colocando aqueles "sinais de alarme", para os quais devemos estar alerta e que podem indicar que algo não está bem com o bebé.

Uma coisa que a mãe do nosso bebé "reclamou" foi o facto de agora a sua cria não olhar para ela. Dizia ela há dias em tom de brincadeira "já não quer saber da mãe". E foi muito bom ver que a explicação desse facto vem explícita no livro.

Além disto há a música que lhe desperta muita atenção, principalmente se cantada pela mãe - pois com o pai ele quer afastar-se (sinal de desafinação?)-, e mais uma vez é um tópico abordado pela autora.

Parece-nos um livro muito completo e um óptimo "guia" para percebermos o que os bebés querem. Quem nunca ouviu alguém reclamar que gostava de perceber o que querem os bebés?Ou quem desse lado já não o fez?

Pois é. Com este livro já se torna mais fácil de perceber e de conseguir comunicar com eles. Chamamos atenção que é uma leitura com alguns pontos mais demorados e com algumas explicações mais "densas", embora cativantes.

Deixamos a nota para as linhas que são dedicadas no livro aos problemas com a fala, falta de comunicação, se a chucha influencia a fala, dificuldades de alimentação e relação com a fala, etc.

Um livro completo e elucidativo.

Os contactos da autora:

Classificação:

- Escrita: 9

- História: 10

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 10

Total: 9,6

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: A esfera dos livros

Sinopse

O nascimento de um bebé é um acontecimento único na vida dos pais, mas que muitas vezes traz também consigo inúmeras dúvidas. Sobretudo porque, numa primeira fase, não conseguimos interpretar o choro, os gestos ou as reacções dos nossos filhos. Será que chora porque tem sono ou porque tem fome? Está a contorcer-se porque tem frio ou cólicas? Compreender o comportamento do seu filho, ouvir a sua voz e conseguir interpretá-la vai ajudá-lo a decifrar a sua linguagem, a perceber os recados que lhe quer transmitir e a descobrir as suas reais intenções. Depois pode começar a desfrutar da procura da sintonia e do prazer mútuo de comunicar, criar uma relação tranquila e especial e apaixonar-se ainda mais. Até chegar ao ponto em que diz «Este é o meu bebé e eu sei do que ele precisa». Comunicar com o seu filho não implica apenas falar com ele, a linguagem do amor passa também por tocar, embalar, sorrir para o seu bebé, entre tantos outros gestos plenos de ternura e carinho. E quando ele começar a balbuciar, a dizer as primeiras palavras e a produzir as primeiras frases, incentive-o, estimule-o e acredite que pode desde o primeiro momento conversar, porque para comunicar são sempre precisos mais do que um e você e o seu filho serão os interlocutores perfeitos. A Linguagem Mágica dos Bebés, da especialista Joana Rombert, descreve as várias etapas comunicativas e linguísticas do desenvolvimento da criança, desde os 0 meses até aos 3 anos. Neste livro profusamente ilustrado, encontra ainda as estratégias e os jogos que o vão ajudar a estimular e desenvolver a comunicação com seu filho.

Destaque
bottom of page