top of page

Opinião: "Terrarium: um romance em mosaicos" de João Barreiros e Luís Filipe Silva


"Terrarium: um romance em mosaicos"

de João Barreiros e Luís Filipe Silva

Olá leitores. Finalmente trazemos a opinião deste "Terrarium"! Pois é, passou exactamente um mês e dois dias desde que iniciámos a leitura e não estava fácil de a acabar. Porquê? Contamos-vos já de seguida.

Antes de mais, queremos esclarecer que este livro se trata de uma reedição/republicação, bem, o que lhe quiserem chamar, do "Terrarium" de 1996 lançado pelos autores e editado, na altura, pela editora Caminho com esta capa:

Devemos dizer que não conhecíamos o livro, na verdade, em 1996 estávamos a dar os primeiros passos na escola primária, pelo que ainda nem escrever e ler como deve ser sabíamos. Mas é verdade, poderíamos já ter tido contacto com esta história, ou visto este livro por aí algures, mas não, isso nunca aconteceu. Também deixamos a nota: andámos à procura dele e parece que está esgotado, e contam os autores no final do livro que as edições restantes arderam...

Dissemos, inicialmente, que foi uma leitura demorada e que estava difícil de sair esta opinião, o que é pura verdade. Em primeiro lugar, porque estamos diante de um livro de ficção científica, género que não estamos habituados a ler e, só por isso, dificultou logo a leitura.

Podem estar a questionar-vos se isso é, logo à partida, fundamento para dificultar uma leitura, visto que já lemos vários géneros e estilos. A essa pergunta teremos de responder afirmativamente, mas explicando que, a leitura se tornou difícil devido à própria complexidade da história e da escrita dos autores. Ou seja, não estamos diante uma ficção científica "ligeira", isso já encontrámos em alguns livros e não nos ofereceu grande dificuldade.

Agora, quanto a este "Terrarium", estamos diante ficção científica hard. Pura e dura. Como é explicado no prefácio, escrito por Gerson Lodi-Ribeiro, autor brasileiro de ficção científica, "(...) indiscutivelmente os dois melhores autores portugueses de ficção científica hard, lograram pintar com mestria um quadro terrível e apavorantemente verossímil de um futuro não muito distante (...)". Foi isso mesmo que sentimos. Que estávamos a ler os melhores.

Foi uma leitura difícil pois, como dissemos, não estamos por dentro do mundo da ficção científica. Mas foi devido a este livro começámos a pesquisar e a entrar em alguns grupos e começámos a descobrir todo um mundo novo.

O que dificultou a nossa leitura, além do tema, foi a linguagem tão própria da ficção científica e a imaginação a ela ligada. Se a maioria dos livros que lemos são fruto da imaginação dos autores (com mais ou menos pesquisa), este livro vai muito para além disso. Estamos diante de todo um mundo totalmente concebido pelos autores (pensamos nós, mas poderão ter influências de outras histórias), perdoem-nos, um mundo não, um universo. E isso fascina-nos.

Deparámo-nos ainda com um planeta Terra completamente diferente, onde habitam espécies extraterrestres em plena comunhão com os Humanos, onde há forças que não conseguimos perceber e onde o poder e a hierarquia são exercidos de formas que nos ultrapassam. Claro que a história de fundo é mais complexa e prende-se com conflitos gerados por alguns personagens, o que só percebemos à medida que vamos avançando.

É um livro escrito através de várias perspectivas, de vários personagens, mas que no fim se juntam. Lá está, uma história em mosaicos.

Acrescentamos que, sentimos dificuldade, principalmente nas primeiras 100 ou 200 páginas, em imaginar todo o mundo. É um livro rico em informações e pormenores, o que torna difícil para estas mentes "mundanas" imaginar aquilo que está a ser transmitido. Não fossem algumas ilustrações que vão acompanhando o livro e não conseguiríamos imaginar alguns personagens. Sentimos que precisamos de treinar a nossa imaginação para conseguir acompanhar este livro. O que por si só não é mau. Mas exige um grande esforço e concentração.

Face a isto, temos de concordar com o que nos é dito no prefácio, é um livro que se deverá ler duas e três vezes, ou até quatro, pois de cada vez que lermos descobriremos algo novo de que não nos tínhamos apercebido.

É sem dúvida nenhuma um livro complexo, com conceitos novos para nós e com uma carga ficcional elevada.

Os amantes de ficção científica pura certamente que irão adorar lê-lo e acreditamos que o perceberão mais facilmente.

Apesar da complexidade e das dificuldades que sentimos foi um livro que gostámos de ler. Gostámos desta perspectiva daquilo que poderá acontecer ao nosso mundo. Gostámos. Embora tenhamos aquela sensação de que não percebemos metade, mas a outra metade que percebemos, gostámos.

Chamamos a atenção para o fim. Só na recta final, nas últimas 20 páginas, é que muita coisa nos é explicada, coisas que nos andavam a fazer confusão. Os autores terminam o livro com um final aberto. Não quer isto significar que deixem espaço para outro volume de continuação, mas antes, dão-nos três alternativas de um fim para a história.

Pessoalmente, gostámos da Alternativa C. Agradou-nos bastante, totalmente inesperada mas que dá aquele toque de graça, depois de tudo o que lemos.

Se gostam de ficção científica não percam este livro, se querem experimentar, não percam também. Deixem-se evolver pela trama que envolve Mr. Lux, Todd, Clara, João, Roy, os exóticos, as potestades, entre outros. Deixem-se envolver por este novo planeta terra com anel de destroços à sua volta e por toda a tecnologia que nos é desconhecida.

Por fim, deixamos duas notas finais:

- a primeira para a capa. Foi ela que nos chamou a atenção, com o seu vermelho vivo e o amarelo, os gráficos a apelar aos anos 80/90 do século passado. Adorámos.

- a segunda, e mais uma vez nos batemos com isto, o facto de haver frases ou expressões noutras línguas que não são traduzidas. Já sabem o que pensamos. Nem toda a gente sabe falar outra língua que não o português, por isso, deveriam existir notas de rodapé com as traduções. Acrescentamos ainda, para este livro, que era interessante haver um glossário. Para quem, como nós, não está dentro deste género ajudava imenso com algumas palavras, expressões, siglas, etc.

Classificação:

- Escrita: 10

- História: 9

- Revisão do texto: 9

- Complexidade: 7

- Trabalho gráfico: 10

Total: 9

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Sinopse

BEM-VINDOS AO FUTURO E AO COLAPSO DE TODAS AS UTOPIAS POR NÓS SONHADAS.

Estamos a meio do novo milénio e a Fortaleza Europa acabou de vez. Bruxelas não é mais do que uma cratera radioactiva, as zonas costeiras foram alagadas pela subida das águas e a temperatura ambiente aqueceu até o clima ser quase tropical. Quem olhar para o alto, nos raros dias onde ainda se podem ver as estrelas, vai descobrir um anel gigantesco composto pelas carcaças das naves de exóticos migrantes. Mas isso não é o pior. A verdade é que entre esses exóticos que nos vieram pedir guarida, existem criaturas ainda mais monstruosas que resolveram transformar o planeta num lugar de consumo: num TERRARIUM, a bem dizer… Preparem-se para viver num mundo prestes a ser assimilado, para o bem ou para o mal, numa nova e efémera Utopia… Agora só nos resta resistir.

Destaque
bottom of page