top of page

Opinião: "Bunya" de Mariana Flores


"Bunya"

de Mariana Flores

Olá leitores, trazemos nova opinião. Hoje apresentamos um livro diferente.

Não foi concebido por um escritor "normal", mas antes por uma ilustradora. Sabemos que o processo da sua criação foi diferente, ou seja, aqui nasceram primeiro as ilustrações e só depois a história, o que, só por si, já torna este livro fora do comum.

Recebemos este livro com agrado e respeito, porquê? Porque respeitamos os escritores e artistas que apostam em si mesmos. E é o caso de Mariana Flores. A ilustradora e autora de Bunya editou este livro, uma edição de autor, sem o apoio de ninguém a não ser o da sua imaginação e confiança.

Para um adulto é um livro que se lê quase instantaneamente, apreciamos com uma rapidez veloz e voraz. Foi a primeira vez que tivemos contacto físico com os desenhos da autora/ilustradora - até então só conhecíamos o seu trabalho através das publicações online (deixamos os contactos em baixo) - e ficámos com vontade de mexer e tocar nos desenhos.

Têm uma cor apelativa, uns contornos suaves e chamativos.

A história é muito simples e no final soube a pouco, queríamos mais. Gostaríamos de ter visto Mariana Flores aventurar-se numa história um pouco mais elaborada, conhecemos a ilustradora e sabemos que tem imaginação e capacidade. Daí ficarmos com o "sabor de sabe a pouco".

Mas não desgostámos da pequena história, quase um conto, que nos trouxe. Apresentou-nos Bunya, um ser humano minúsculo que habita entre animais e no meio da natureza e que tem como companheira uma coelha. Em poucas páginas ficamos a perceber que Bunya é corajosa e que precisa de pouco para ser feliz. A amizade é um tópico que se extrai sem dificuldade deste livro.

Temos apenas dois reparos a fazer ao livro de Mariana Flores. O primeiro é que as páginas não estão numeradas, e isso ajuda, mesmo quando se quer fazer uma referência bibliográfica. Por outro lado, e este é o nosso lado adulto a falar, a dada altura é-nos dito que Bunya vive numa toca debaixo de uma árvore com a sua amiga coelha, mas mais à frente apresenta-nos uma casinha feita no tronco, com porta e tudo. Ficámos confusos, toca ou casa? Se bem que no texto diz que Bunya foi fazendo um lar no tronco, mas a toca e a porta fez-nos confusão.

Mas claro, é uma história para crianças, e estes pormenores a eles pouco interessa. É um livro que apela à imaginação. Ideal para os pais lerem aos mais pequenos ou para aqueles que são iniciantes na aprendizagem da leitura, pois é muito fácil, bem escrito e apelativo.

Há desenhos que vêm a preto e branco, arriscamo-nos a dizer que deva ser propositado, pois permite que as crianças os pintem. Uma ideia engraçada e que prolonga o contacto com a história e estimula a imaginação e criatividade.

No final a autora deixa umas dicas e desafios. Ficámos com vontade de ir brincar e imaginar um mundo de gente pequena.

Achamos que a autora deverá arriscar em algo mais elaborado, pois ficámos curiosos com o resultado final desta sua primeira aventura.

Para conhecerem o trabalho da autora/ilustradora podem visitar:

Classificação:

- Escrita: 10

- História: 8

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 10

Total: 9,4

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Mariana Flores - Illustration

IMG_20180115_194027

Sinopse

Uma pequena história criada por mim, com ilustrações sobre uma menina de um palmo de altura e a sua amiga coelha.

Destaque
bottom of page