top of page

Opinião: "Mulheres fora da lei" de Anabela Natário


"Mulheres fora da lei"

de Anabela Natário

Bom dia leitores, hoje trazemos mais um livro de não-ficção. Um livro que apresenta um tema bastante interessante e que nos transporta para os tempos idos da nossa história.

Um livro que nos apresenta vários "ficheiros criminais" e nos mostra as criminosas portuguesas dos meados do século XIX/XX em Portugal. Temos mulheres que se dedicaram ao furto, À vadiagem, à prostituição, ao homicídio, às injúrias, etc.

Um retrato histórico do lado menos brilhante da sociedade da época, que acaba por ter o seu quê de divertido, sério e elucidativo.

A autora foi jogando com a linguagem de época enquanto nos relatava os episódios, o que enriqueceu a obra. Gostámos também das citações retiradas dos jornais de época, que na altura eram o veículo privilegiado de informação e onde se relatavam os acontecimentos, bem como as citações dos processos originais.

Ficámos a conhecer várias mulheres, as suas vidas, as suas motivações e, de sublinhar, os seus destinos. Algo de muito positivo foi o facto de na maioria dos casos a autora nos conseguir dizer o que sucedeu no fim a estas mulheres.

Passamos pela história de Portugal desde a época em que era permitida a condenação à morte, para quando se condenava a prisão e a degredo nas províncias portuguesas. Um passar pelo sistema jurídico português revelador, bem como assistimos, de alguma forma, ao funcionamento da polícia e da sociedade em geral face a crimes perpetrados por mulheres.

Uma obra de não-ficção a ter como referência. Como dissemos, interessante e testemunho de uma herança portuguesa desconhecida de muitos.

Gostámos deste momento de história e de ficarmos a conhecer um pouco mais sobre o nosso país. Para quem é amante de história tem aqui um belo livro, para quem é amante de policiais e trhillers, poderá encontrar personagens reais e histórias igualmente reais pejadas de pormenores que muitas vezes a ficção não nos oferece.

Classificação:

- Escrita: 9

- História: 10

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 10

Total: 9,6

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Sinopse

Nem sempre fomos um país de brandos costumes. Venha conhecer as mulheres criminosas que aterrorizaram Portugal.

Cuidado com elas! São 23 mulheres, desde assassinas a vigaristas e gatunas. Uma desfez-se do marido, servindo lhe um prato de arroz temperado com arsénio ao jantar. Outra, seguindo um plano mais elaborado, temperou um clister com a mesma intenção. Uma terceira ia buscar crianças para adotar e desfazia-se delas, asfixiando-as com uma tira de pano. Menos violentas, mas não menos criminosas, são as larápias de mão leve, algumas verdadeiras figuras públicas, cujas aventuras nos dão a conhecer o Portugal de outros tempos. Mulheres Fora da Lei convida nos a viajar pela vida das maiores criminosas dos últimos três séculos. E só o facto de já estarem todas enterradas no passado nos deixa alguma tranquilidade.

Destaque
bottom of page