top of page

Opinião: "Aventureiros na gruta do tesouro", vol. 1 de Isabel Ricardo


"Aventureiros na gruta do tesouro", Vol. 1

de Isabel Ricardo

Bom dia leitores, hoje trazemos uma nova opinião.

Apresentamos a série "Os aventureiros" da autora Isabel Ricardo.

Da autora, conhecemos a sua escrita para adultos, de que somos fãs. Embora só tenhamos lido um livro seu, podemos dizer, e já o dissemos, que começámos a gostar de romances históricos com Isabel e o seu "O último conjurado" (opinião AQUI). Tanto assim é que, já temos outro livro seu para ler "A revolução da mulher das pevides".

Mas, quanto a estes aventureiros, temos outras considerações a tecer. Trata-se, desde logo, de um livro e de uma série para crianças/adolescentes. E isso nota-se muito na escrita deste livro.

Embora seja um livro muito fácil de ler e acompanhar, já não é um livro que nos encante. Não por ser mal escrito e pensado, pois não é de todo disso que se trata, mas antes sim por já não nos enquadrarmos na faixa etária a que se dirige.

Tentámos por-nos na pele de um jovem e pensar no que o mesmo acharia ao ler este livro. A conclusão foi de que certamente iria gostar. Tem todos os ingredientes para prender os mais novos. Tem personagens jovens, aventura, suspense, mistério. Enfim, tudo o necessário.

Acresce ainda o facto de, ao longo do livro existirem ilustrações que vão descrevendo o que se passa na narrativa, o que ajuda a imaginação. Mas, somos sinceros, preferimos as ilustrações da capa às do interior.

Como o título já indicia, esta aventura acontece numa gruta, ora, devemos antes dizer, num labirinto de grutas. E este labirinto acaba por ser confuso. Houve um momento ou outro que tivemos de reler para nos situarmos novamente.

Alertamos ainda para algumas "palavras difíceis", o que poderá levar os jovens a não perceber e, esperamos, que os obrigue a ir ao dicionário e a enriquecer o seu vocabulário.

À parte isto, temos uma aventura delineada e que deixa entrever muitas outras que lhe seguirão. O que não é mentira, "Os aventureiros" contam já com, pelo menos, 10 volumes.

Não é a leitura ideal para um adulto, mas será, sem dúvida, uma aventura para os mais novos.

Classificação:

- Escrita: 8

- História: 8

- Revisão do texto: 9,9

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 8,9

Total: 8,76

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Edições Saída de emergência

Sinopse

Bia e Cris, acompanhados do corvo João que adora imitar tudo e todos, conhecem os primos Tó Jú e Daniel e imediatamente antipatizam uns com os outros. Os primeiros ficam aborrecidos por os pais os mandarem passar o verão na casa de uma tia que não viam há anos. Os segundos por terem de dividir os quartos com aqueles primos que lhes parecem insuportáveis. As discussões são inevitáveis. Mas, devido a um turbilhão de acontecimentos surpreendentes, uma amizade acaba por surgir. O elo que os une são as suspeitas sobre um hóspede da tia Cristina, e um livro muito antigo que conta a história da Nazaré e fala de um submarino alemão, da Segunda Guerra Mundial, afundado ali perto no mar. Ao mesmo tempo, têm de escapar de dois perigosos patifes que procuram um misterioso CD e que estão dispostos a tudo para o conseguirem.

Destaque
bottom of page