top of page

Opinião: "A vida não se improvisa", Enrique Rojas


"A vida não se improvisa"

de Enrique Rojas

Bom dia leitores, em dia de feriado municipal aproveitamos para trazer um conjunto de livros virados para o bem-estar físico e psicológico.

Começamos por este "A vida não se improvisa" escrito por um psiquiatra espanhol.

Não teceremos uma opinião no sentido de dizer se gostamos ou não destes livros pois não estamos diante de um romance ou livro que se possa simplesmente opinar por pura sensibilidade. Porquê? Porque muitos destes livros, se não todos, são livros escritos por técnicos especializados na sua área. E não estamos diante nenhum que diga respeito à nossa.

O que podemos dizer é se estamos, neste momento, numa fase da vida em que determinado livro faz, ou não, sentido.

Assim, face ao livro que ora vos apresentamos podemos dizer que acaba por estar sempre em consonância com o nosso dia-a-dia. Fala-nos do amor, da sexualidade, ajuda-nos a pensar na nossa posição face ao insucesso e face à vida em geral.

Achámos curiosa a abordagem aos temas mencionando-os como sendo light ou não. Um tema que despertou a nossa curiosidade foi o destinado às revistas cor-de-rosa. Aqui o autor, como é de esperar, tem um objectivo, que é mostrar-nos o porquê de se ter interesse na vida alheia e como isso conduz a um novo romantismo light. Como o autor destaca como devemos encarar estas revistas, se deverão ser lidas numa óptica de relaxamento ou não.

Temas como o cansaço da vida, a felicidade, a moda e até a droga são abordados neste livro, culminando com as dicas para uma vida light.

Consideramos que é um livro escrito de uma forma directa, sem floreados. Incisivo e que rapidamente nos mostra o ponto onde o autor quer chegar. Faz-nos muitas questões ao longo dos textos. Põe-nos a pensar e a ponderar em várias questões que se nos colocam quase diariamente e que não costumamos pensar nelas.

Não estamos numa fase da vida em que sintamos necessidade de o ler, mas tê-lo por perto na estante e conhecermos o seu conteúdo é uma mais valia, pois nenhum dia é igual ao outro e nunca se sabe quando será a altura de o agarrar e analisar cuidadosamente.

Classificação:

- Escrita: 8

- História: 8

- Revisão do texto: 9,9

- Complexidade: 8

- Trabalho gráfico: 8,5

Total: 8,48

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Matéria Prima Edições

Sinopse

A arte de viver uma vida feliz e com valores num livro de referência do mais conceituado psiquiatra espanhol.

A verdadeira felicidade conquista-se com sabedoria. Não é algo que aconteça, de repente, apenas a alguns de nós. A verdadeira realização pessoal tem de ser planeada e implica encontrar um sentido de vida que nos preencha, muito além do bem-estar momentâneo. Ao longo deste livro, Enrique Rojas ajuda-nos a analisar uma sociedade cada vez mais light, sem tempo para parar e pensar, onde a solidão e o individualismo devem ser travados. Propõe estratégias para uma vida mais plena, mais intensa, em que somos donos de uma vontade consciente e positiva. Não improvise a sua vida. Construa a sua própria felicidade.

Destaque
bottom of page