top of page

Opinião: "O Assassínio de Cinderela", Mary Higgins Clark e Alafair Burke


"Mary Higgins Clark e Alafair Burke"

de Mary Higgins Clark e Alafair Burke

Bom dia leitores,

Apresento a minha opinião ao primeiro livro que li de Mary Higgins Clark. Pesquisei e vi que é uma autora muito publicada, mas nunca tinha lido nada dela. Mas, a bem da verdade, este livro foi escrito em conjunto com outra pessoa, Alafair Burke.

Este livro, percebi depois, é o segundo de uma série, Sob Suspeita, que nada mais é - na ficção - do que um programa de televisão. Programa esse que se dedica a pegar em casos de homicídio não resolvidos e tenta reavivá-los e, quem sabe, trazer novas luzes e caminhos para a a sua resolução.

Pelo que se percebe nesta história, Laurie, a produtora do programa, no primeiro volume desta série conseguiu resolver o homicídio que era objecto do seu programa e isso levou a que o mesmo se tornasse um sucesso, a par disso, o seu marido morre vítima de uma assassino louco.

E este segundo volume é, nada mais, do que a escolha do homicídio para o programa seguinte e, claro, a trama acaba por se desenrolar à volta de um caso não resolvido. Assim, Laurie acaba por seleccionar uma história com mais de 20 anos em que a vítima foi a jovem promissora Susan. Morte a caminho de uma audição como actriz para um filme.

A partir daqui assistimos ao desenrolar da história, assistimos à produção do programa a reunir todos os intervenientes de há 20 anos, nomeadamente, amigos de Susan que se encontravam ou encontram ligados a uma seita religiosa designada de "Advogados de Deus" e a tentar reconstituir os factos, numa esperança de descobrir novos elementos.

Tudo começa a mudar quando surge a primeira morte que muito leva a crer que esteja ligada à investigação do programa de Laurie e ao facto de estar a aproximar-se de algo ou alguém.

Como já perceberam, estamos diante um policial/thriller. No geral a história prende-nos por ter um enredo que nos suscita curiosidade. Queremos saber como vai acabar e se realmente se descobre como morreu Susan e quem foi o seu assassino.

Partimos de um homicídio que nos faz pensar numa ou outra hipótese para, no final, não ser bem o que esperávamos.

Penso que faltou qualquer coisa ao final, as antenas viram-se, perto do fim, para o culpado, mas o motivo acaba por ser um pouco fraco. Quer dizer, não desilude, mas acabou por não estar muito explorado, parece que faltou ali um pouco mais de emoção para justificar a forma como Susan morreu.

Ainda estou indecisa quanto a voltar a ler alguma coisa desta parceria de autores. Mas talvez experimente algum livro da Mary Clark para ver como escreve sozinha. Pois este livro lesse bem, mas não é fantástico.

Por fim, devo dizer que houve uma coisita ou outra que não me convenceu e acabou mesmo por confundir. No início do livro houve uma descrição que não fazia sentido. Pensei que fosse da minha cabeça e li e reli várias vezes até que concluí que estava a ver bem e que era mesmo uma possível gralha ou erro. O que acontece. No entanto, isso voltou a repetir-se e no final, mesmo nas últimas páginas, aconteceu mais que uma vez, o que tirou sentido àquilo que estava a ler. É chato.

Não sei se será erro de tradução e revisão ou de escrita das autoras. Mas foi pena.

Classificação:

- Escrita: 7,5

- História: 8

- Revisão do texto: 7

- Complexidade: 8

- Trabalho gráfico: 8,6

Total: 7,82

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Bertrand Editora

Sinopse

Laurie Moran, produtora televisiva, está delirante com o sucesso do seu programa Sob Suspeita. Além do mais, este programa, que recria casos por resolver, ajudou a solucionar um homicídio logo no primeiro episódio. Agora, Laurie tem o caso ideal para o seu próximo programa: o Homicídio de Cinderella. Quando a bonita estudante universitária Susan Dempsey foi encontrada morta, o caso levantou muitas perguntas. Porque estava o seu carro estacionado a quilómetros do seu corpo? Teria chegado a aparecer para a audição combinada em casa de um realizador? Porque quererá o namorado de Susan esquivar-se a perguntas sobre a relação deles? E porque faltava um sapato a Susan quando o seu corpo foi encontrado? Laurie sabe que este caso vai dar um excelente programa, especialmente porque os suspeitos pertencem à elite de Hollywood e do mundo da tecnologia. O suspense e o drama são perfeitos para o pequeno ecrã, mas estará o assassino de Cinderela pronto para um grande plano?

Destaque
bottom of page