top of page

Opinião: "Odeio o meu chefe", Filipa Fonseca Silva


"Odeio o meu chefe"

de Filipa Fonseca Silva

Aqui estou de novo para vos trazer uma nova opinião. Pois é, recebi este livro esta semana, na segunda-feira, e não resisti em lê-lo ontem, terça-feira.

Demorei cerca de uma hora, a lê-lo e a absorver o que me transmitia.

É um livro com pouco mais de 200 páginas repletas de cartoons feitos pela autora com os quais retrata situações que os maus chefes nos fazem passar. A estes cartoons juntam-se pequenos textos que parecem ler-nos o pensamento e que analisam a situação retratada.

Do que trata o livro? Penso que o título diz tudo. Fala de maus chefes, aqueles que acham que os empregados são escravos, que não merecem respeito, que eles são o supra-sumo da inteligência, etc.

Todos nós, pelo menos uma vez na vida, já encontrámos alguém assim no nosso trajecto profissional. Enquanto ia lendo o livro ia-me surgindo na mente uma ou outra situação a que já assisti. Bem como, me lembrei de outras diferentes e que não vi no livro, mas que caberiam igualmente no tema.

O livro soube a pouco, acabei de o ler e queria mais. Pelo que, espero que a escritora deite cá para fora um volume dois deste tema. E porque não aprofundar e ir, quem sabe, num outro livro, até aos colegas de trabalho. Certamente que nos divertiríamos imenso.

Não conhecia a autora e já marquei alguns livros seus que tenho curiosidade de ler. A lista de livros desejados está sempre a aumentar, só não aumenta a disponibilidade para os ler :D

Não percam a oportunidade de enviar este livro ao vosso chefe anonimamente. Como? A autora esclarece no final do livro.

Leiam e exorcizem o vosso desgosto pelo chefe que têm. Não estão sozinhos!!!

Classificação:

- Escrita: 9

- História: 10

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 10

- Trabalho gráfico: 10

Total: 9,8

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Bertrand Editora

Sinopse

«Toda a gente já teve um mau chefe. Trata-se de um dado adquirido. Uma lei universal para quem entra no mercado de trabalho desde os primórdios da existência de qualquer mercado de trabalho.» Odeias o teu chefe? Já adormeceste a pensar em maneiras de fazê-lo desaparecer sem deixar rasto? Então, este livro é para ti. Tendo por ponto de partida histórias totalmente reais, umas vividas pela autora ao longo de vários anos a trabalhar por conta de outrem, outras confidenciadas pelos seus próprios leitores, Filipa Fonseca Silva traz-nos um retrato hilariante do pequeno poder. Com a escrita sarcástica a que já nos habituou, agora acompanhada por ilustrações da sua autoria, Filipa expõe ao ridículo todos os maus chefes, na esperança de que sintam algum pudor na próxima vez que tentarem ser umas bestas. Catártico, certeiro, acutilante.

Destaque
bottom of page