top of page

Coluna do Autor: "Inveja" de Susana Esteves Nunes


"Inveja"

de Susana Esteve Nunes


Tenho por hábito (educação ou simplesmente feitio) não invejar a vida dos outros. Corre por aí uma frase que diz algo do género:

“ Quando alguém julgar/ invejar o seu caminho, empreste-lhe os seus sapatos.”

Uma frase carregada de verdade! Normalmente existe sempre uma tendência para invejar o que a pessoa tem de bom, e muito raramente se pensa como ( ou que caminhos a pessoa percorreu) para lá chegar. Nada cai do céu! Se as pessoas são mais ou menos afortunadas, numa ou noutra situação, provavelmente lutaram e trabalharam para que isso acontecesse. Custa pensar que o mundo está repleto de pessoas cheias de si mesmo, de pessoas que pensam pouco nos outros, e cheio de pessoas incapazes de vibrar com a felicidade do próximo.

A felicidade não se esgota! Há para todos! Se fulano tal é feliz na sua vida, não está a reduzir a felicidade dos outros. Não perder tempo a pensar na vida alheia já é meio caminho andado para procurar uma maneira de ser “também” feliz! Não reconheço qualquer mal em se querer ter o que os outros também conquistaram, o que não compreendo de todo, é a inveja! E não acredito muito naquela... “inveja boa”! Inveja é inveja! Ponto!

Tantas e tantas pessoas que sentem na pele a toxicidade da inveja. Uma triste realidade que a cada dia toma proporções demasiado exageradas.

Nunca esquecer que: “A inveja é a doença dos pobres de espírito...”

Susana Esteves Nunes

Agosto 2018

Destaque
bottom of page