top of page

Opinião: "Orquídeas negras", Rex Stout


"Orquídeas negras"

de Rex Stout

Bom dia leitores, estive mergulhada num livro de mistério "à antiga" com este título de Rex Stout. Este livro é dividido em duas histórias, ambas ligas entre si pelas orquídeas negras.

Na primeira história temos o investigador privado Nero e o seu fiel amigo Archie envolvidos num crime que ocorre durante uma exposição de flores. Nero, que não gosta de sair de casa, nesta trama fá-lo e vê-se a braços com um crime peculiar em que poderá estar envolvido Archie.

No enredo seguinte, Nero é contactado por uma organizadora de eventos famosa que tem recebido cartas ameaçadoras. A opções são várias quando aquela morre aparentemente de tétano, entre os empregados e família o leque é vasto e Nero terá de lançar mão da sua astúcia para chegar ao culpado.

Nunca tinha lido nada deste escritor. Tem a sua forma clássica de escrever e de que já sentia saudades, pois sinto que hoje em dia se perdeu muito daquele encanto que se encontra em livros dos anos 40/50.

Não fiquei fascinada pelas histórias que li, mas passei uns bons momentos com elas. São "clássicos" policiais que sempre me entertem e deliciam.

Não conhecia, assim, o investigador Nero e Archie. Aquele primeiro é um sujeito grande (gordo), que não sai de casa, vive na sua estufa privada e resolve os crimes por intermédio de Archie. Este último faz as investigações de campo e leva até ao gabinete de Nero tudo quanto este solicite para a resolução dos casos.

Escusado será referir que Nero tem uma relação amor/ódio com a polícia que se sente envergonhada por ser Nero a solucionar os seus casos.

Embora não tenha ficado fascinada, pois desta época há muitos bons romances policiais - felizmente -, gostei de ler estas histórias e elas proporcionaram-me um momento de relaxamento e qualidade.

Classificação:

- Escrita: 8

- História: 8

- Revisão do texto: 8

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 6

Total: 7,8

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Livros do Brasil

Sinopse

É um duplo mistério de Nero Wolfe escrito por Rex Stout em 1942 pela primeira coleção de contos da Farrar & Rinehart, Inc. Stout, o volume é composto de duas novelas que apareceram em forma abreviada em The American Magazine: "Orquídeas Negras" "Cordialmente convidado para conhecer a morte"

Destaque
bottom of page