top of page

Opinião: "O grande conflito" de Shirley Hazzard


"O grande conflito"

de Shirley Hazzard

Boa tarde leitores, hoje trago ainda a opinião deste romance de Shirley Hazzard. Quem me segue nas redes sociais sabe o que aconteceu. Abandonei este livro. Não estava a suportá-lo. Ainda li até quase metade, mas já não dava. Desde as primeiras páginas que o estava a achar muito confuso. As ideias a transmitir não batiam certo.

Fiquei a pensar se era de mim, se estava tão cansada e desatenta que não estava a perceber o que lia. Voltei atrás algumas vezes e insisti para ver se a coisa melhorava, mas não. Não melhorou. Tanto assim é que já me estava a sentir oprimida. Nada na história me fazia sentir que ela estivesse a valer a pena. Um suplício.

Estava a lê-lo para o clube de leitura, que este mês estará subordinada ao tema livros que ganharam um prémio, mas a verdade é que à livros que não entendo porque ganham prémios. Para já não falar que não acredito quando são colocados elogios no mesmo. Raramente correspondem ao que vamos ler.

Não tenho por hábito desistir de livros, no entanto, penso que a minha resolução literária para 2019 é: não perder tempo com livros que não me estão a dar prazer. Este foi o primeiro do ano.

Não resultou para mim. As premissas até poderiam resultar se a história fosse contada de outra forma. Temos um ex-combatente da grande guerra que viaja até ao Japão para estudar os efeitos do bombardeamento em Hiroshima. Lá Leith, personagem principal, conhecerá dois irmãos com quem cria uma amizade. É um enredo que tem muito presente a guerra e as suas consequências. Mas é uma história morta, quanto a mim, muito mal explorada.

Não resultou. Deixou a desejar.

Após o clube irei levar este livro ao trokaquiosque de Leiria e deixá-lo-ei lá para que encontre um leitor que o aprecie. Comigo não resultou.

Classificação:

- Escrita: 3

- História: 3

- Revisão do texto: 9,9

- Complexidade: 4

- Trabalho gráfico: 5

Total: 4,98

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Gradiva

Sinopse

Corre o ano de 1947. A grande conflagração da Segunda Guerra Mundial acabou de abalar profundamente a Europa e a Ásia. No novo mundo em ruínas cruzam-se várias personagens, com histórias pessoais distintas mas um traço em comum: os efeitos do conflito. Cada uma reage à sua maneira: refugiando-se no mundo da literatura, como os irmãos Driscoll, ou procurando compreender a extensão da maldade humana através da análise dos crimes perpetrados durante a guerra, como os veteranos Leith e Exley. Neste mundo conturbado, desenvolvem-se relações necessariamente complexas, como as que surgem entre Leith e Exley, companheiros de armas, e Leith e Helen Driscoll, amantes que a distância separa. História profunda de amor e separação, desilusão e humanidade recuperada, O Grande Conflito marca o regresso muito esperado de uma autora cuja obra é já incluída no cânone dos clássicos modernos.

Destaque
bottom of page