top of page

Opinião: "A casa da beleza" de Melba Escobar


"A casa da beleza"

de Melba Escobar

Bom dia leitores, hoje trago mais uma opinião. Desta vez falo d' A casa da Beleza. Muito se falou deste livro quando saiu, devo dizer, que pela capa esperava algo diferente. Quando o adquiri o livro e li a sinopse, fiquei de pé atrás. Não sabia bem o que ia encontrar.

Neste livro temos Claire, é é como uma narradora da história e cliente do salão de beleza "A casa da beleza", um salão frequentado pela alta sociedade de Bogotá, Colombia. Nesse salão, Claire conhece Karen uma esteticista que se vê envolvida em problemas.

Este livro acaba por andar à volta dos problemas de Karen, de um homicídio de uma jovem cliente daquela e tudo narrado, aparentemente, pela voz de Claire, uma psiquiatra/ psicanalista de cinquenta anos.

Podemos dizer que este livro pode retratar um pouco a sociedade daquele país, dá-nos conta dos perigos de andar na rua, de táxi (conta-nos o que é o passeio milionário) e da forma como são vistas as mulheres que vivem sozinhas.

Há droga, sexo, prostituição, esquemas políticos, ameaças, tudo.

Agora perguntam-me se fiquei entusiasmadíssima com este livro. E eu digo: não. Não é péssimo, porque não é. Mas também não é extraordinário.

É mediano. Tem uma leitura fácil. Lê-se rápido. Mas a história não é fantástica. Não fiquei fã da forma como está narrada. Chega-se a uma altura que é um pouco confuso sem se saber quem narra o quê.

Não é uma desilusão, nem é o livro mais extraordinário que já li.

Classificação:

- Escrita: 7

- História: 6

- Revisão do texto: 9

- Complexidade: 8

- Trabalho gráfico: 8

Total: 7,6

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Suma de Letras

Sinopse

Karen, esteticista de profissão, muda-se de Cartagena para Bogotá em busca de uma vida melhor, mas ao chegar não só consegue trabalho como depiladora n'A Casa da Beleza, como se converte na chave para resolver o mistério da morte de uma das suas clientes - uma jovem rapariga, vestida com o uniforme da escola, que aparece morta no dia a seguir a ter visitado Karen no salão.

Com quem se ia encontrar a cliente de Karen?

Entre conversas íntimas e confissões, Karen acabará por ser a confidente de uma psicanalista, da mulher dum congressista, de uma famosa apresentadora de televisão e de uma mãe desolada que busca justiça num país onde a verdade só pertence àqueles que podem pagar por ela.

Destaque
bottom of page