top of page

Opinião: "A estátua assassina" de Louise Penny


"A estátua assassina"

de Louise Penny

Boa tarde leitores, venho falar-vos hoje deste 4.º volume das aventuras do inspector-chefe Gamache.

Este é o 4.º volume e o único que li sobre este inspector, nunca tinha lido nada da autora. No entanto, posso dizer que o livro lê-se perfeitamente sem ter lido os anteriores. Quando peguei nele para ler ainda fiquei na dúvida se o colocava de lado e esperava até ter os outros, no entanto, decidi arriscar. Pensei: e se não gosto? Vou gastar dinheiro com mais três só para ler tudo pela ordem correcta?

Decidi arriscar e começar pelo 4.º volume.

Estava muito curiosa com este livro por causa da capa e do título. Mas neste livro, se o título faz sentido, a capa nem por isso.

Temos uma trama interessante em que Gamache e a esposa vão passar uns dias numa estalagem no Quebec para celebrar o aniversário de casamento. Durante essa estadia apercebem-se que a estalagem alberga-os a eles e também a toda uma família estranha, os Monrrow.

Esta família encontra-se na estalagem para o encontro anual e também para prestar homenagem ao falecido patriarca da família. Mas, nem tudo corre como esperado e há uma morte inesperada que obriga o inspector Gamache a interromper as férias e a lançar-se na investigação do crime que ocorreu debaixo das suas barbas.

Achei a história bastante curiosa, recheada de pequenos mistérios. É caso para dizer que nem tudo o que parece é, e à medida que a história avança vai-se descascando mais uma casca à cebola, se é que podemos fazer esta comparação.

Fiquei com a sensação que este tipo de policial demora um pouco até se começar a chegar ao cerne da questão, ou seja, o crime acontece quase e só a meio do livro, o que é raro encontrar. Há todo um romance prévio e de enquadramento. Ainda não sei se isso me convenceu para leituras futuras, mas para já, este livro foi uma leitura agradável.

Por fim, digo que achei este livro um policial leve, com pequenos toques de policial britânico, muito limpo nas descrições, sem sangue e grande fatalismo. Foi agradável.

Classificação:

- Escrita: 8

- História: 8

- Revisão do texto: 9,9

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 7

Total: 8,38

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Relógio d'Água

Sinopse

Estamos em pleno verão, e a abastada família Finney reúne-se no Manoir Bellechasse para homenagear o falecido pai. Mas, à medida que a temperatura aumenta, antigos segredos e amargas disputas começam a vir à superfície. Quando as ondas de calor se transformam numa poderosa tempestade, um corpo surge no seu rasto. O inspetor-chefe Gamache, um hóspede em Bellechasse, depara com um edifício repleto de suspeitos. Com o hotel fechado, o assassino não pode escapar. Mas um predador encurralado é sempre muito perigoso…

Destaque
bottom of page