top of page

NOVIDADE e Opinião: "THE WITCHER Vol. I a IV" de Andrzej Sapkowski


“O terceiro desejo” ; “A espada do destino”; “O sangue dos Elfos” e “O tempo do desprezo”

de Andrzej Sapkowski

Bom dia leitores, a novidade tão aguardada chegou! Qual é ela? O blogue conta agora com um novo ajudante. Pois é, como já devem ter reparado, não leio muito livros de fantasia e géneros similares. No entanto, o senhor meu noivo lê, aliás, é o seu género literário preferido.

Assim, foi gentilmente convidado a dar o seu contributo falando deste livros de que ele tanto gosta e que a mim pouco me dizem, embora às vezes deite o olho a um ou outro que ele me "obriga" a conhecer.

Assim, iniciamos a intervenção dele com a sua opinião à saga THE WITCHER. Uma saga que pouco me diz, mas que ele segue e devora. Ficarão com um apanhado dos primeiros quatro volumes.

Deixo-vos com a sua primeira opinião aqui no blogue:

Leitores, hoje começamos com uma novidade. Essa novidade sou eu. Novo parceiro no Blog. Parece que fui convencido a ingressar nesta aventura e nada mais, nada menos, que para isso mesmo, ler livros de aventura, fantasia e alguns outros géneros.

Como tem dado para ver, não são muitos os exemplares destes géneros literários a aparecer no blog, mas isto está para mudar. Assim sendo, sem mais demoras, partimos para o importante: THE WITCHER.

Ora, aos que já conhecem os aclamados jogos de computador da CD PROJECT RED, tenho a dizer que estes livros são… interessantes e passo a explicar a minha reacção.

A equipa que escreveu não só as histórias dos jogos, mas também os diálogos, criou algo incrível. Todos nós ficámos com uma imagem das personagens na nossa mente. Devido às decisões que foram tomadas durante o jogo, essa imagem pode assumir centenas de detalhes e traços de personalidade.

Pois bem, o livro, como só poderia ser, apenas tem uma imagem de cada personagem. A imagem que o autor queria transmitir.

Posto isto, passemos então aos livros, sim, livros. Falemos de forma geral sobre os 4 primeiros volumes. Estes andam em volta da forma como Geralt de Rivia (fica estranho em português) criou laços com a Ciri, ainda uma criança.

A presença de personagens nossas amigas, Vesemir, Triss Merigold, Dandelion, Foltest e claro está Yennefer, entre muitas, é constante, tal como as aventuras e, atrevo-me a dizer, dá alguma base à história que o jogo não consegue transmitir. Explora áreas menos faladas nestes últimos, tal como assuntos que enriquecem em muito a já incrível personagem principal.

Olhando para o conteúdo como história, estes livros contam as aventuras de Geralt de Rivia, um bruxo. Aqui devemos definir a diferença entre bruxo e feiticeiro.

Feiticeiro segue a definição popular, já bruxo, ao contrário do que habitualmente usado como sinónimo de feiticeiro, nestes livros não podia estar mais longe.

Os Bruxos são comparados a monstros, seres inumanos. Sendo crianças, humanos que percorrem um ciclo de muitas mutações e um treino intenso, muitos acabam por perecer durante esse processo, daí ser quase uma ordem extinta.

Estes bruxos, considerados por muitos como sendo monstros, vendem os seus serviços como aniquiladores de, esses sim, monstros tais como Harpy, succubus, goflings… peço desculpa pelos termos, mas aconselho a pesquisar, os gráficos existentes são incríveis.

Mais que isso, este bruxo, Geralt de Rivia, tem um código de honra/conduta própria que mesmo para os membros da sua ordem por vezes é difícil de entender.

A quando da leitura cruzamos-nos com magia por todo o lado, personagens complexas e seres apenas imagináveis (ou pelo menos assim esperamos).

Portanto, e tal como disse acima, estes livros contam não só as aventuras incríveis desta personagem (e de outras) mas desenrolam-se, em parte, em volta de uma ligação “forçada” entre Geral e Ciri.

Olhando para a parte mais técnica: conseguimos entender a razão por detrás de tanto sucesso, a escrita é simples, embora confusa em algumas situações (felizmente, são raras) e descreve bem os cenários e emoções. Quando digo que descreve bem isso, quer dizer que, dá as bases para conseguirmos começar a imaginar e visualizar, deixando, ainda assim, margem para a nossa criatividade.

Falando das capas, apenas ligeiramente, lembram-se de dizer que tínhamos uma imagem nas nossas mentes? Pois bem, isto notou-se aqui. Não só não vemos o “nosso” Geralt como não transmite em nada o conteúdo de cada título.

Posto isto, se gostam do jogo, leiam os livros. Se nunca jogaram, mas gostam deste género, arrisquem, valem muito a pena. Aliás, diria mesmo que partem em vantagem por não correrem o risco de as personagens divergirem do que idealizaram.

Por aqui, aguardamos pela oportunidade de ler os próximos volumes.

Classificação:

- Escrita: 7

- História: 9

- Revisão do texto: 8

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 7

Total: 8

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: EDIÇÕES SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Sinopse

Volume I - O seu nome é Geralt de Rivia. Dizem que é um bruxo e um assassino sem misericórdia que vagueia pelo mundo à caça de monstros e predadores. Mas na verdade vive de acordo com o seu próprio código de conduta. A sua espada serve, em troca de uma recompensa, poderosos reis amaldiçoados, mas também os mais desfavorecidos.Ao longo das suas viagens, Geralt encontra todo o tipo de criaturas – algumas saídas da mitologia eslava e dos contos populares dos irmãos Grimm – como vampiros e lobisomens, elfos, quimeras e estriges, trolls e génios que o tentam, satisfazendo todos os seus desejos.Mas este é apenas o início das suas aventuras como viajante e feiticeiro que irá desafiar o destino num mundo em que criaturas de todas as raças coabitam numa paz precária prestes a despedaçar-se…

Volume II - Continuando as histórias narradas em O Terceiro Desejo, este é o regresso do misterioso Geralt de Rivia, um homem temido pela sua reputação de bruxo e assassino sem misericórdia. Ele erra pelas florestas e cidades à caça de monstros e demónios saídos de lendas antigas, protegendo inocentes e vítimas do mal.As suas aventuras como viajante e feiticeiro irão levá-lo aos quatro cantos do mundo, conhecendo personagens que irão influenciar o seu destino e envolvendo-o nas mais extraordinárias histórias de amor, sacrifício, coragem e compaixão. Aos poucos prepara-se o caminho para o maior desafio da sua vida: a guerra iminente que se avizinha entre todas as raças.

Volume III - Durante mais de um século, humanos, anões e elfos conviveram em harmonia. Mas os tempos mudaram: a frágil paz que reinava foi quebrada e agora as raças lutam de novo entre si, conduzindo a mortes e chacinas. Geralt de Rivia, temido pela sua reputação de bruxo e assassino sem misericórdia, tem estado a aguardar o nascimento de uma criança profetizada, cujos poderes poderão mudar o mundo, para o bem ou para o mal.Com a ameaça de uma guerra sem fim a pairar sobre todas as nações, é posta em marcha uma perseguição à criança e aos seus poderes extraordinários. Caberá a Geralt, apenas com a ajuda de velhos amigos, protegê-la, pois o peso do fracasso será demasiado para todos.

Volume IV - Geralt, o bruxo, lutou contra monstros e demónios por toda a terra, mas até ele pode não estar preparado para o que está a acontecer com o seu mundo. Há intrigas, divergências e rebeliões por todo lado. Reis e exércitos estão a posicionar-se, ansiando por guerra e sangue. Os elfos ainda sofrem depois de décadas de repressão e o número de refugiados nas florestas aumenta a cada dia. Os Magos lutam entre si, alguns a soldo dos reis, outros na defesa dos elfos. E, neste caos, Geralt e Yennefer precisam de proteger Ciri, a criança da profecia que todos procuram. Pois quer viva quer morra, Ciri tem o poder de salvar o mundo… ou de o destruir.

Destaque
bottom of page