top of page

Opinião: "Diário de uma mulher - 2º Volume" de Dora Ferreira


"Diário de uma mulher - 2º Volume"

de Dora Ferreira

Boa tarde Leitores, venho falar-vos do 2º volume da trilogia escrita por Dora Ferreira.

Quando li e deixei a minha opinião sobre o 1º volume (AQUI) disse-vos que não poderia opinar sobre a história em si, pois o livro estava inserido na categoria "biografias", assim sendo, não me caberia a mim tecer quaisquer considerações relativamente à vivência real da autora.

No entanto, neste segundo volume já temos um livro, assume a autora, embora não muito claramente, ser um livro de ficção. Digo não muito claramente, uma vez que, na introdução diz-nos que fez saber aos visados, que participaram nos acontecimentos do volume 1º que iria sair o livro e, com isso, terá sofrido algumas represálias. Deixando no ar que este livro possa também ser biográfico mas não o assumindo, devido às eventuais consequências legais.

Seja como for, haja ou não dúvida quanto à natureza do que está escrito, chegando-me como ficcional irei opiniar como se de uma ficção integral se tratasse.

Assim, devo dizer, em primeiro lugar, que é um livro fácil de ler. Não oferece grande resistência em termos de compreensão.

Mas, continuo a achar que são colocados pormenores que seriam perfeitamente dispensáveis, à semelhança do 1.º volume. Tanto assim é que, na recta final acabei por saltar algumas páginas, pois andavam à volta de um e do mesmo assunto sem gerar interesse.

Muito sinceramente, não consegui simpatizar com a personagem principal. Parece-me inconstante e às vezes pouco coerente. Passa o livro a querer que se tenha uma boa imagem dela. Auto valoriza-se e auto elogia-se de uma forma que chega a ser exasperante.

Atenção, não estou a dizer que as pessoas não devam valorizar-se e reconhecer o seu valor, não é isso. Imaginem só uma personagem que tudo o que faz serve para a fazer engrandecer-se face aos outros e face a si mesma. Parece-me que talvez seja uma personagem insegura e que tem uma necessidade imensa de agradar. Há muitos comportamentos estranhos.

Se luta para ter as suas coisas, trabalha sozinha e de fora independente, tem filhos e despesas, não parece concebível que a casa que compra (ou as casas) sejam para ser dadas aos ex maridos. Até porque, não há referência a que a personagem seja milionária. Até pelo contrário. E fá-lo porque tem pena...

Depois, entrega-se com uma facilidade... demasiada facilidade, em poucos meses encontra um homem, vive com ele, casa e fala em filhos, em pouco tempo é o terceiro relacionamento. No terceiro volume a haver outra gravidez, será um terceiro filhos, de um terceiro homem. Não sei se isso é resultado da insegurança da personagem ou uma tentativa de romancear.

Não me liguei à história, não sei se é da escrita, se da forma como é contada.

Uma coisa que achei algo estranha, e que nunca tinha visto, foi um autor responder ao prefácio. Nunca tinha visto. Pessoalmente, não gostei. Mas é um gosto pessoal. A autora fé-lo, não percebi o objectivo. Se era para agradecer ao autor do prefácio, fá-lo-ia em privado ou no lançamento. Agora assim...

Por fim, não fiquei convencida para ler a continuação. Senti que era um livro/ história muito pessoal e que há muita coisa real por detrás, senti-me como se estivesse a coscuvilhar a vida da autora/ personagem e isso não me agradou. Talvez se tivesse dado uma roupagem diferente à história e tivesse optado totalmente pela realidade ou totalmente pela ficção a coisa tivesse resultado.

Este 2º volume pecou também por misturar texto narrado e diário. Chegou a uma altura que se confundia. Não apreciei. Ou seria uma coisa, ou outra.

Não é uma trilogia para mim.

Classificação:

- Escrita: 5

- História: 4

- Revisão do texto: 7

- Complexidade:9

- Trabalho gráfico: 8

Total: 6,6

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Chiado Books

Sinopse

Uma trilogia cativante, que transporta o leitor para o interior da história, obrigando-o a viver intensamente as emoções da personagem principal.

Núria embarcou em mais uma imensa aventura, voltando a casar com o ex-marido. Uma decisão inegavelmente insólita. Um casamento desprovido do mais elementar sentimento humano – Amor. A todo o custo tenta despertar sentimentos a Leonardo, entrando numa batalha sem precedentes para reconquistá-lo e recuperar o casamento abalado pelos anteriores acontecimentos, mas sem grande sucesso. Já sem forças para lutar pelo que perdeu no passado, acaba por desistir e tentar recomeçar uma nova vida.

Eis que surge no seu caminho o Anjo que tanto ambicionara conhecer. Ele transporta-a para um mundo no qual desfrutará de emoções e sensações que jamais havia experimentado. Portador de um coração generoso, de uma beleza interior ímpar e de uma cultura extrassensorial, este homem leva-a a viver um sonho inimaginável. Será este o Amor eterno que Núria tanto ambicionou?

Destaque
bottom of page