top of page

Opinião: "Alex Cross" de James Patterson


"Alex Cross"

de James Patterson

Boa tarde leitores, hoje trago a minha primeira experiência com a saga de Cross do escritor James Patterson. Deste escritor, já li outros livros que nada têm que ver com Cross, e de que gostei.

Concretamente, falando agora do Dr. Cross, tenho a dizer que já há algum tempo que estava curiosa com esta saga. Tinha este volume e outro na estante por ler (agora só me resta um) e ainda não tinha surgido a oportunidade, além de que surgia ainda um problema... este livro está indicado como sendo o 12.º, isto é praticamente uma colecção a meio. Andei na dúvida se juntava os outros, mas também pensei, e se não gosto? Por isso, não adquiri mais nenhum.

Devo dizer que fiquei algo desiludida com os primeiros 18 ou 19 capítulos do livro. Parecia escrito por um amador. Um início muito fraco. Estava mesmo a ficar decepcionada. Para um escritor com tantos livros publicados, ver um início daqueles foi, no mínimo, alarmante.

No entanto, por volta do capítulo 20 a coisa compôs-se e a história começou a desenrolar-se sem grandes problemas.

Ajuda imenso o facto de o livro ter capítulos curtos, de duas ou três páginas. O livro parece grande, mais de 350 páginas, mas deve-se ao tamanho da letra.

Neste livro Cross relata a perda da mulher e a perseguição, dez anos depois, de um assassino implacável. Assassino esse que poderá estar envolvido na morte da sua mulher.

É um livro que nos entretém, no entanto, não achei que fosse extraordinário. Não é mau, não é péssimo. É mediano.

Nada de novo, nada de extraordinário. Para já, Cross não me arrebatou, não senti grande empatia com ele. É uma saga que não me deixa naquele estado ansioso que me faz querer continuá-la.

Lê-se bem, mas não se destaca.

Classificação:

- Escrita: 7

- História: 7

- Revisão do texto: 9,8

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 8

Total: 8,16

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Topseller

Sinopse

Alex Cross era uma estrela em ascensão na Polícia de Washington DC quando um desconhecido assassina a sua mulher, Maria, à sua frente.

Anos mais tarde, Alex deixa as forças de segurança e regressa à carreira de psicólogo, revelando-se um bem-sucedido escritor de livros policiais. A vida com a sua avó, Nana Mama, e os filhos Damon, Jannie e o pequeno Alex parece correr na perfeição, e o detetive admite mesmo viver um novo amor.

É nesta fase que John Sampson, o seu antigo parceiro na Polícia, lhe pede ajuda para capturar um perigoso criminoso. Cross regressa então à ação, sem saber que se prepara para enfrentar o assassino da sua própria mulher. Tem início a busca pelo homicida mais astuto e psicótico que jamais enfrentou, que o vai empurrar perigosamente para o ponto de rutura.

Primeiro de uma coleção com 18 volumes publicados, com o detetive mais admirado dos policiais modernos.

Destaque
bottom of page