top of page

Opinião: "Sangue frio" de Robert Bryndza


"Sangue frio"

de Robert Bryndza

Boa tarde leitores, trago-vos a minha opinião ao 5º livro da saga Erika Foster e um agradecimento à Alma dos Livros pela simpatia.

Neste "episódio", Erika envolve-se na resolução do homicídio de várias pessoas. As primeiras, surgem esquartejadas dentro de malas de viagem lançadas ao rio Tamisa.

Acresce a este facto, o infortúnio de as filhas do chefe de Erika serem envolvidas e raptadas.

Mas, tudo isto já se sabe lendo a sinopse, sinopse essa que, para mim, disse mais do que devia. Não a devia ter lido pois fiquei logo com a sensação de que a mesma é demasiado reveladora, o que se confirmou quando terminei o livro.

Este volume deixou-me sem saber muito bem o que pensar. Talvez por fugir ao habitual. O autor apresenta-nos, não propriamente um assassino em série... dando-nos algo mais que isso e fugindo ao habitual.

Penso que chegados aqui dá para perceber o largo alcance dos livros e temas do autor, embora se cinjam sempre a crimes, o que para amantes de thriller é bom, denota-se uma preocupação em trazer novidade. Seja através da classe social, seja o tipo de crime ou a motivação.

Neste caso penso que a diferença é a motivação e a manipulação feita pelo criminoso. Ao longo da trama vamos vendo a subjugação do outro à vontade de uma mente mais forte e a uma vontade mais doentia.

Devo dizer que este livro despertou em mim aquela sensação "amor/ódio", não falo de ódio real, mas aquele sentimento de não ter adorado determinado caminho para as personagens. A vida amorosa de Erika foi o que me deixou assim, dá vontade de dar umas bofetadas a alguém.

Não foi o meu livro preferido da saga, o volume 4, para mim, bate este, sem dúvida.

Apeteceu-me torcer o pescoço a Petterson, elemento da equipa de Erika, achei a sua atitude muito parva face àquela depois de tudo o que foi sendo a evolução deles, e outra bofetada seria ao assassino. Irritaram-me. (O que não deixa de ser bom, pois significa que o livro despertou emoções).

Não foi o meu preferido, mas estou curiosa para ler o 6.º volume, quero ver se a vontade de torcer o pescoço a Petterson se mantém.

Uma coisa boa, no final o autor fala em mais livros... a questão é... serão da saga Erika Foster?

Deixo as opiniões anteriores:

Classificação:

- Escrita: 9

- História: 7

- Revisão do texto: 9,8

- Complexidade: 9

- Trabalho gráfico: 7

Total: 8,36

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Alma dos Livros

Sinopse

Quando, nas margens do Tamisa, surge uma mala velha com o corpo desmembrado de um homem, a inspectora Erika Foster fica chocada. Já trabalhou em alguns casos assustadores, mas nunca vira nada assim antes. À medida que ela e a sua equipa começam a trabalhar, estabelecem uma ligação com outra vítima - o corpo de uma jovem abandonado numa mala idêntica duas semanas antes. Erika percebe rapidamente que está na pista de um assassino em série que já deu o passo seguinte. No entanto, durante a investigação, é vítima de um ataque brutal. Forçada a recuperar em casa, e com a sua vida pessoal a desmoronar-se, tudo parece estar contra ela. Mas nada detém Erika. À medida que o número de corpos aumenta, as filhas gémeas de um colega, o comandante Marsh, são raptadas, e é o tudo por tudo. Conseguirá Erika salvar a vida de duas crianças inocentes antes que seja demasiado tarde? Ela está a ficar sem tempo e prestes a fazer uma descoberta perturbadora... há mais de um assassino. Brilhante e emocionante, Sangue-Frio irá prendê-lo desde a primeira página e fazê-lo suster a respiração até chegar a um final arrebatador.

Destaque
bottom of page