top of page

Opinião: "Um castigo exemplar" de Júlia Pinheiro


"Um castigo exemplar"

de Júlia Pinheiro

Não amámos de paixão este livro. Talvez tenhamos pegado nele com elevadas expectativas, esperando algo tremendamente arrebatador, pois bem, não o é. No entanto, embora não seja algo demasiado extraordinário, também não é mau.

Esclareçamos, Júlia Pinheiro não escreve mal, pelo contrário, mas cabe-nos abstrair da pessoa que é e que representa no nosso panorama televisivo, assim sendo, devemos dizer que achámos a história com falta de um "tempero", faltava qualquer coisa. Estava quase lá para nos poder fazer dizer "uau".

Não fez.

A história já de si relata uma vivência amargurada, de uma jovem dos finais do século XIX, filha única de uma família burguesa. Amélia é filha de um pai juiz e de uma mãe que passa a vida a dizer-se doente e que há volta de vinte anos que não sai do quarto.

Imperando a necessidade de um bom casamento, nada melhor do que "aproveitar" o interesse de um filho de viscondes, bem posicionado e rico.

Amélia é inocente, não vislumbra a verdadeira razão do interesse do seu Henrique em casar consigo, uma jovem sem muitas posses, sem um título condizente com o seu, não propriamente muito instruída e culta. Mas está feliz por casar com Henrique, está apaixonada.

Mas as coisas não correm como esperava desde o início, desde o "namoro" de poucos meses. E é a partir do casamento que tudo se começa a revelar aos olhos de Amélia até que se chega ao grande ponto de viragem.

De uma jovem inocente, crédula e mesmo, permitam-nos, "tapadinha" passa a ser uma jovem seca de sentimentos, fria, arrogante e calculista.

É interessante ver esta transformação de Amélia, e foi, principalmente, esta mesma transformação que nos prendeu ao enredo, o tentar saber e perceber em que é que Amélia se transformaria. Quais as razões de Henrique para casar com uma jovem que nada tinha a oferecer a alguém da sua posição, um descendente de alta linhagem, empreendedor, cientista e milionário em ascensão.

Toda a trama montada é interessante e está bem delineada, apenas falta qualquer coisa. Talvez um certo entusiasmo.

Esperamos ter oportunidade de ler o outro livro da autora, por forma a percebermos se se está diante de um estilo de escrita ou apenas de falta de tempero deste livro.

Classificação:

- Escrita: 8,9

- História: 8

- Revisão do texto: 9

- Complexidade:9,2

- Trabalho gráfico: 7

Total geral: 8,42

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações sobre o livro: Esfera dos Livros

Sinopse

Muito antes de amar o meu marido, odiei-o profundamente. Não tive alternativa, nem ninguém me ensinou outro caminho. Procurei conselho junto da minha família, entrei desesperada no confessionário para revelar a sombra que se apoderava do meu coração. Todos os esforços se revelaram em vão. Eu, como qualquer mulher do meu tempo e da minha classe, fui ensinada a fazer dos sentimentos a razão da minha existência. Não me posso sujeitar à indignidade do trabalho e não escondo que acho a caridade entediante. Só me restou o amor, o casamento e a maternidade. Como falhei estes desígnios, abracei o ódio com a ternura e o empenho com que qualquer marido gostaria de ter sido amado. Até o meu. Amélia Novaes, uma jovem tímida, sem berço e de aparência banal, é inesperadamente cortejada por um dos solteiros mais desejados do Porto do final do século XIX — Henrique Bettancourt Vasconcelos, filho do terceiro visconde De Lara. Apesar do desagrado da família do aristocrata, o casamento não tardará a acontecer e, no seu novo estatuto, Amélia antevê uma vida de conforto e alegria. Mas a sua ilusão começa a ruir quando Henrique decide partir sozinho para uma longa viagem pela Europa, para dar asas aos seus negócios. É então que a mágoa toma o lugar do sonho no espírito de Amélia, a cujas transformações vamos assistindo neste romance intenso, surpreendente e profundamente revelador da natureza humana, que marca o regresso de Júlia Pinheiro à ficção depois do sucesso de Não Sei Nada Sobre o Amor.

Destaque
bottom of page