top of page

Opinião: "Criança n.º44" de Tom Rob Smith


"Criança n.º44"

de Tom Rob Smith

Boa tarde leitores.

Trago hoje mais uma leitura de verão. Há um ano falei de "O discurso secreto" (AQUI), pode dizer-se que é o segundo livro com a história de Leo Demidov e este "A criança n.º44" o primeiro.

Eu não sabia e lancei-me na leitura do Discurso no verão passado e gostei tanto da leitura que não resisti a este "A criança n.º 44".

Se é verdade que os dois livros se lêem bem em separado, como disse na opinião do anterior, um facto é inegável agora que li este primeiro livros. No final fiquei a perceber um pouco melhor o "O discurso secreto". Há alguns pontos que só agora fazem todo o sentido, embora a sua falta - numa leitura separada - não prejudiquem a leitura.

Nesta primeira viagem ficamos a conhecer Leo um orgulhoso agente do MGB e "caçador" de traidores da pátria. Leo é o melhor e não hesita em capturar e levar os capturados às malhas do Estado. Mesmo que isso signifique o fuzilamento.

Estamos na era da União Soviética de Estaline, uma época da história que me fascina. Por isso, este livro agradou-me da mesma forma que me agradou o outro.

Achei o "O discurso secreto" mais intenso, no geral. Mas este "A criança n.º44" tem um início incomodativo. Ler aquelas páginas e ter de pensar e saber que aquilo foi a realidade de várias pessoas... impressionante.

Neste livro a vida de Leo dá uma grande reviravolta, aquilo em que acredita muda. A sua fé no Estado e no seu casamento são postos à prova.

Enquanto isso, enfrenta tudo e todos para tentar descobrir quem assassinou crianças. Num país onde não existe crime, pois haver crime significa que o Estado falhou e isso não é admissível.

Um livro impressionante. Que se lê rapidamente. O autor tem uma escrita fácil de ler e que nos prende.

Recomendo.

Classificação:

- Escrita: 10

- História: 10

- Revisão do texto: 9,7

- Complexidade: 8

- Trabalho gráfico: 8

Total: 9,14

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Marcador

Sinopse:

A União Soviética de Estaline é, oficialmente, um paraíso, onde os cidadãos vivem livres do crime e apenas temem uma coisa: o todo-poderoso Estado. Defendendo este sistema, temos o oficial de segurança Leo Demidov, um herói de guerra que acredita no punho de ferro da Lei. Mas quando um assassino começa a matar indiscriminadamente e Leo se atreve a investigar, este obediente servidor do Estado dá por si despromovido e exilado. Agora, apenas com a sua mulher ao seu lado, Leo tem de se debater para descobrir verdades chocantes a respeito de um assassino – e de um país onde o crime supostamente não existe.

Destaque

Aviso!

Os textos aqui publicados são meramente opiniões/comentários próprios e subjectivos, não podendo ser vinculados a qualquer outra pessoa.

Os textos/excertos/citações estão conforme e respeitando o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (DL.63/85 de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril), respeitando, portanto, o disposto nos art.º75º, n.º2, al.g) e art.º76º,n.º1,al.a) dos referidos diplomas.

 

O presente Blogue não emprega o novo acordo ortográfico.

  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
bottom of page