Opinião: "Criança n.º44" de Tom Rob Smith
- Livros de Vidro
- 18 de set. de 2019
- 2 min de leitura
"Criança n.º44"
de Tom Rob Smith
Boa tarde leitores.
Trago hoje mais uma leitura de verão. Há um ano falei de "O discurso secreto" (AQUI), pode dizer-se que é o segundo livro com a história de Leo Demidov e este "A criança n.º44" o primeiro.
Eu não sabia e lancei-me na leitura do Discurso no verão passado e gostei tanto da leitura que não resisti a este "A criança n.º 44".
Se é verdade que os dois livros se lêem bem em separado, como disse na opinião do anterior, um facto é inegável agora que li este primeiro livros. No final fiquei a perceber um pouco melhor o "O discurso secreto". Há alguns pontos que só agora fazem todo o sentido, embora a sua falta - numa leitura separada - não prejudiquem a leitura.
Nesta primeira viagem ficamos a conhecer Leo um orgulhoso agente do MGB e "caçador" de traidores da pátria. Leo é o melhor e não hesita em capturar e levar os capturados às malhas do Estado. Mesmo que isso signifique o fuzilamento.
Estamos na era da União Soviética de Estaline, uma época da história que me fascina. Por isso, este livro agradou-me da mesma forma que me agradou o outro.
Achei o "O discurso secreto" mais intenso, no geral. Mas este "A criança n.º44" tem um início incomodativo. Ler aquelas páginas e ter de pensar e saber que aquilo foi a realidade de várias pessoas... impressionante.
Neste livro a vida de Leo dá uma grande reviravolta, aquilo em que acredita muda. A sua fé no Estado e no seu casamento são postos à prova.
Enquanto isso, enfrenta tudo e todos para tentar descobrir quem assassinou crianças. Num país onde não existe crime, pois haver crime significa que o Estado falhou e isso não é admissível.
Um livro impressionante. Que se lê rapidamente. O autor tem uma escrita fácil de ler e que nos prende.
Recomendo.
Classificação:
- Escrita: 10
- História: 10
- Revisão do texto: 9,7
- Complexidade: 8
- Trabalho gráfico: 8
Total: 9,14
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Marcador

Sinopse:
A União Soviética de Estaline é, oficialmente, um paraíso, onde os cidadãos vivem livres do crime e apenas temem uma coisa: o todo-poderoso Estado. Defendendo este sistema, temos o oficial de segurança Leo Demidov, um herói de guerra que acredita no punho de ferro da Lei. Mas quando um assassino começa a matar indiscriminadamente e Leo se atreve a investigar, este obediente servidor do Estado dá por si despromovido e exilado. Agora, apenas com a sua mulher ao seu lado, Leo tem de se debater para descobrir verdades chocantes a respeito de um assassino – e de um país onde o crime supostamente não existe.