top of page

Opinião: "Fatale - A morte persegue-me - Vol. 1" de Ed Brubaker (argumento), Sean Phillip


"Fatale - A morte persegue-me - Vol. 1"

de Ed Brubaker (argumento), Sean Phillips (ilustrações)

Boa tarde leitores.

Na sequência do II encontro de Booktubers em Leiria aventurei-me pela primeira vez na leitura de uma banda desenhada para adultos. Pois é, o painel da tarde do encontro era virado para a BD portuguesa, em que falaram um argumentista português (André Oliveira) e uma ilustradora portuguesa (Joana Afonso).

Este tema fez-me pensar que nunca tinha lido um livro de BD para adultos e decidi experimentar. Assim, comprei este "Fatale" por puro acaso. Ou melhor, na sinopse referia "terror" e "policial" e isso, claro, captou-me a atenção.

Não achei que tivesse sido um tiro certeiro para primeiro livro. Vou explicar.

Em primeiro lugar, vou-vos falar um pouco da história. Nesta trama, temos Nicolas, um homem na casa dos 30 e muitos anos, que conhece uma mulher misteriosa.

Essa mulher entra na sua vida com o pretexto de necessitar de algo que se encontra em casa de um amigo de Nicolas que acaba de morrer. E aqui tudo começa a ficar estranho, pois são atacados por homens misteriosos que, claramente, os querem mortos.

Esta é a premissa do livro, Nicolas vai começar a cavar nas coisas do amigo e viaja ao passado do mesmo acabando por perceber, ou descobrir, que alguma coisa não está certa com a mulher que conheceu e que não lhe sai da cabeça.

É aqui que tudo se torna confuso para mim, este livro tem saltos do presente para o passado sem que isso fique bem marcado, acabando-se por confundir as cenas e ter-se de voltar atrás com muita frequência. Mesmo as histórias contemporâneas, mudam de cena sem grande divisão o que acaba por confundir, isto porque, a maioria dos personagens são homens e nem sempre se distingue à primeira quem é quem. Até porque, as próprias imagens são escuras por força do género.

É um livro violento, com sangue e tudo isso. E devo dizer que não o colocaria tanto no policial mas mais na fantasia, até porque com o desenrolar da história começamos a perceber que algo se passa e que não é deste mundo.

É uma experiência nova, pois aqui não estamos a ler apenas texto e a imaginar, não, aqui temos a história escrita e as imagens a retratá-lo. Tornando as cenas de violência vívidas e reais.

Não me liguei muito a esta história, penso que não tem muito a ver comigo, mas irei experimentar outras, até encontrar aquela que seja a tal.

Valeu pela experiência, mas este argumento não me convenceu, no que toca às ilustrações, ainda não sei se gosto ou não... quero conhecer outros autores para formar uma melhor opinião. Mas que são impactantes, são.

Classificação:

- Escrita: 7

- História: 7

- Revisão do texto: 10

- Complexidade: 7

- Trabalho gráfico: 7

Total: 7,6

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: GFloy Portugal

Sinopse:

Terror e policial negro colidem em Fatale: A Morte Persegue-me, uma das mais aclamadas séries de banda desenhada actuais. Nos nossos dias, um homem conhece uma mulher misteriosa por quem fica imediatamente obcecado, mas nos anos 50, essa mesma mulher destrói as vidas de todos os que se cruzam com ela para conseguir o seu intuito. Qual o seu segredo? Que horrores se escondem no seu passado?

Destaque
bottom of page