Opinião: "A rapariga no gelo" de Robert Bryndza
"A rapariga no gelo"
de Robert Bryndza
Hoje apresentamos-vos este policial onde se estreia a inspectora-chefe Foster. Um livro aconselhado e gentilmente cedido pela parceira Alma dos Livros e que vem ao encontro do nosso gosto por policiais e thrillers. Agora basta saber, terá este livro entrado para os livros a recomendar ou para a prateleira dos fracos policiais?
Pois bem, vamos lá ver o que achámos.
Desconfiamos sempre quando um livro traz citações de opiniões, principalmente de jornais, não raras vezes induzem em erro - sabemos bem que há amigos de amigos nestas coisas... pelo que engelhamos o nariz quando as lemos, muitas são tudo menos verdadeiras.
Mas tentamos limpar a mente ou então não as ler.
Neste livro podemos dizer que concordámos com algumas citações. É verdade.
Não conhecíamos o autor, que apesar de já ter vários livros editados, parece-nos que, este é o seu primeiro editado em Portugal. Uma pena.
Deparámo-nos com aquilo que refere a sinopse, uma inspectora-chefe com a carreira por um fio, que é transferida para Londres e aterra na investigação do homicídio de uma jovem rica e de família poderosa.
Foster, a inspectora, traz atrás de si uma história pessoal e profissional complicada o que poderá levar a que seja olhada com descrédito pelos seus pares.
Foster vê a sua investigação ser atrasada e obstaculizada pelos poderes dos familiares da vítimia, sentindo que não lhe permitem que faça o seu trabalho, ao mesmo tempo que tem de lidar com a inveja e presunção dos seus pares que só a querem manter longe e, principalmente, a falhar.
Com o cenário que se montava em torno da inspectora temíamos que acabássemos a olhar para uma personagem que rapidamente caísse num precipício e que se entregasse ao álcool e tudo isso, mas felizmente isso não aconteceu.
Inicialmente custou um pouco a avançar a leitura, talvez por ser uma personagem que entrava ex novo numa engrenagem aparentemente oleada, uma personagem sem afectos, sem nada com que nos identificássemos logo à partida, mas, com o desenrolar da trama as coisas foram melhorando.
Foster revelou-se obstinada, lutadora, persistente, perspicaz e sagaz. Não se deixando ficar, nem permitindo que lhe "tapassem" os olhos no que se referia aos seus instintos. Sem adiantar muito, podemos dizer que é uma personagem que delineará uma linha condutora para a sua investigação e que nunca a irá abandonar. Quer isso a colocasse em perigo, quer não.
No meio de todas as contrariedades tem ainda um outro obstáculo e esse sim podendo ser o maior na sua tentativa de obter sucesso no deslinde do homicídio - que afinal poderá não ficar por aqui-, a conquista da confiança de toda a equipa que é posta a trabalhar consigo. Conseguirá?
É um livro que a partir do meio começa a agarrar-nos ainda mais e vai ganhando velocidade até ao final.
Tem uma linguagem que se compreende bem e não nos coloca entraves. Podendo aqui e ali ter-se limado uma frase ou outra.
Gostámos do facto de o autor abordar o tema das classes sociais e de plasmar isso de uma forma tão inteligente na história. O Autor ao colocar uma jovem rica e de estatuto social elevado vítima de um homicídio com contornos pouco claros e com uma existência envolta em mistérios curiosos mostrou claramente como poderão tentar mover-se influências junto da polícia, acabando por ser a política e altos empresários a querer comandar as investigações atrás de cortinas, impedindo a polícia de chegar onde deve para capturar o assassino.
São entraves claros que se vão lendo ao longo da história e uma nota muito interessante.
Devemos dizer que o final se torna algo surpreendente e afirmamos que quase até ao último capítulo não sabemos quem é o culpado. O que é bom. Agarrou-nos até ao fim.
Uma reviravolta inteligente.
Esperamos que a Alma dos Livros traga os outros livros do autor para Portugal. Ficamos ansiosamente a aguardar e esperamos poder trazer-vos a nossa opinião sobre os mesmos. O que virá a seguir?
Terá Foster sucumbido ao assassino inteligente? Terá salvo a sua carreira?
Descubram!
Classificação:
- Escrita: 8,9
- História: 9
- Revisão do texto: 9,8
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 9,7
Total: 9,28
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Alma dos Livros
Sinopse
Quando um rapaz descobre o corpo de uma mulher debaixo de uma espessa camada de gelo num parque do sul de Londres, a inspetora-chefe Erika Foster é imediatamente chamada para liderar a investigação. A vítima, uma jovem bela e rica da alta sociedade londrina, parecia ter a vida perfeita. No entanto, quando Erika começa a investigar o seu passado, vislumbra uma relação entre aquele homicídio e a morte de três prostitutas, encontradas estranguladas, com as mãos amarradas, abandonadas nas águas geladas de outros lagos de Londres. A sua última investigação deu para o torto, e agora Erika tem a carreira presa por um fio. Ao mesmo tempo que luta contra os seus demónios pessoais, enfrenta um assassino altamente mortífero e que se aproxima tanto mais dela quanto mais próxima ela está de expor ao mundo toda a verdade. Conseguirá Erika apanhar o assassino antes de ele escolher a próxima vítima?