top of page

Opinião: "Em casa de estranhos" de Margarida Brum

  • 8 de jan. de 2015
  • 2 min de leitura

"Em casa de estranhos”

De Margarida Brum

Em casa de Estranhos é sem dúvida alguma um dos livros mais bem escritos que já lemos nos últimos tempos. Não tão pela história mas antes pela forma como é escrito. Sabemos e defendemos que cada autor deverá escrever conforme o seu estilo, no entanto, admiramos a forma linear como Margarida Brum escreve.

No desenvolver da trama é-nos contada a história de Helena, Rosarinho, Afonso e de todos aqueles que de uma forma ou de outra se entrelaçam e ajudam a narrar os acontecimentos de Em casa de Estranhos.

No decorrer das mais de 300 páginas conseguimos entrar num universo que já não pertence às novas gerações, aquele universo dos portugueses que rumaram a África e que por lá estabeleceram as suas vidas.

Das ilhas portuguesas até Angola vários são os acontecimentos que se vão desenrrolando, desde gravidezes que acontecem, casamentos forçados, desejos escondidos e descobertas feitas. É sem dúvida alguma uma história que nos deixa perceber como era a vida dos portugueses, como era visto o amor, a vida da casa, a hierarquia, a posição social. De como segredos eram escondidos...

No seu todo, agradou-nos o facto de a autora se permitir a polvilhar o texto com o seu conhecimento, acabando por ser um texto rico em informação mas que não o torna massador, como em muitas outras histórias acontece.

O único senão que apontamos é o facto de inicialmente a narrativa nos parecer um pouco confusa e estranha até, no entanto, com o desenrolar da trama tudo se torna mais claro, o que nos permite desfrutar do todo e nos deixa a pensar que aquela poderá ser a história de muitos portugueses e portuguesas que mais tarde se viram regressados ao seu país, muitos sem nada.

A nossa classificação: 4

 
 
 

Comentários


Destaque

Aviso!

Os textos aqui publicados são meramente opiniões/comentários próprios e subjectivos, não podendo ser vinculados a qualquer outra pessoa.

Os textos/excertos/citações estão conforme e respeitando o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (DL.63/85 de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril), respeitando, portanto, o disposto nos art.º75º, n.º2, al.g) e art.º76º,n.º1,al.a) dos referidos diplomas.

 

O presente Blogue não emprega o novo acordo ortográfico.

  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
bottom of page