top of page

Opinião: "Misantropia esclarecida" de Ana Costa

  • 3 de fev. de 2015
  • 2 min de leitura

"Misantropia esclarecida”

De Ana costa

Ana Costa apresenta-se com um conjunto de novos poemas. Como dissemos anteriormente, só agora começamos a ler de fio a pavio os primeiros trabalhos de poesia, como tal, poderemos não ser totalmente justos na nossa apreciação.

Por isso, a nossa opinião é puramente sensorial, quer isto dizer que, nos limitamos a opinar sobre o que nos faz, ou não sentir.

Com Misantropia esclarecida ficamos com a sensação de serem poemas que vieram das entranhas, das profundezas da autora. Parecem-nos pensamentos, que entrámos na sua cabeça e estamos a experimentar aquilo que sente, ou sentiu, a dada altura ou momento de inspiração.

Na sua maioria o sentimento que nos envolveu foi de tristeza ou de incompreensão, mas também nos deixou a ideia de que através da sua poesia se insurge contra várias situações ou instituições, veja-se o poema “Lei não é justiça” e “Silêncio”, isto no que se refere à sua divisão apelidada de Pessimismo.

Quanto ao Optimismo parece-nos haver nostalgia e saudade. Aplaudimos o seu poema “Soneto amigo” e “ Parar para pensar”. No entanto, deixamos-vos um excerto de um outro seu poema:

“Leva-me…

Leva-me contigo…

Mesmo que fiques aí

Ou vás para outro lado do mundo.

Leva-me…

No teu tapete mágico,

No teu avião movido a sonhos,

Ou mesmo no teu carro alimentado a amor.

(…)”

In Misantropia esclarecida, Leva-me, Ana Costa, pág. 23, Livros de Ontem

Fica a nota: a autora parece-nos transportar para a sua mente, quase num cenário irreal de Alice no País das Maravilhas, andamos e ondulamos num turbilhão de sentimentos e, às vezes, incompreensão. Só por isso, por nos conseguir fazer sentir algo diferente, já merecerá ser lido.

A nossa classificação: 3

 
 
 

Comentários


Destaque

Aviso!

Os textos aqui publicados são meramente opiniões/comentários próprios e subjectivos, não podendo ser vinculados a qualquer outra pessoa.

Os textos/excertos/citações estão conforme e respeitando o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (DL.63/85 de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril), respeitando, portanto, o disposto nos art.º75º, n.º2, al.g) e art.º76º,n.º1,al.a) dos referidos diplomas.

 

O presente Blogue não emprega o novo acordo ortográfico.

  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
bottom of page