top of page

Opinião: "Quadras de amor 1" de Paulo Gomes

  • 13 de fev. de 2015
  • 2 min de leitura

"Quadras de Amor 1"

De Paulo Gomes

Com o aproximar do dia dos namorados trazemo-vos uma obra de poesia para, isso mesmo, apaixonados.

Como já haviamos referido anteriormente, não nos sentimos completamente à vontade para opinar sobre poesia, pois, mais do que textos em prosa de ficção/romances, a poesia é, muitas vezes, senão todas, aquilo que de mais íntimo um autor tem e que é capaz de transmitir para o papel. E mais, sendo tão intímo permite-se a ousadia de o partilhar com os outros.

É o que achamos que acontece com a obra do autor Paulo Gomes, onde, na sua obra, o primeiro de seis volumes, nos dá a possibilidade de lermos a sua forma de amar e de sentir o amor por alguém. Enquanto nos permitimos a leitura destes poemas vamos entrando no mundo do autor e conseguimos perceber a sua simplicidade.

Simplicidade que se encontra espelhada na sua escrita e na forma como constrói os seus poemas. É também uma nota característica e coerente em praticamente todos os seus poemas aquela que nos faz perceber que eles são escritos para outro alguém que não nós, os leitores, seriam os poemas ideais para se juntar num cartão para a pessoa amada, ou num bilhete colado a frigorífico.

Para nós, parece-nos ser a forma mais simples de transmitir/escrever sobre sentimentos e sobre o tão aclamado amor.

Ao longo de todo o livro, os poemas do autor são ainda acompanhados por pinturas do autor premiado Rúben Freitas. Lamentamos a nossa inaptidão para as comentar, e mais, para as analisar. Infelizmente, não lhes retirámos sentido que nos permitisse fazer-lhes jus. No entanto, para todos aqueles que apreciam pintura, fica a nota de que esta obra não traz apenas poesia.

Aqui fica a parte de um poema que nos despertou atenção:

"Um simples poema de amor

Fica comigo até de madrugada

Para que a luz do Sol não fique numa ilusão

Numa taça de sombra estilhaçada

Deito um sumo na lua, um sumo de limão

Arranja uma pianola um disco um gosto

Onde eu ouça o grito de uma gaivota

Sente o calor e o mar de Agosto

E o teu cheiro que está à minha volta

(...)"

in Quadras de Amor, de Paulo Gomes, pág.82, Chiado Editora

Classificação: 3

 
 
 

Comentários


Destaque

Aviso!

Os textos aqui publicados são meramente opiniões/comentários próprios e subjectivos, não podendo ser vinculados a qualquer outra pessoa.

Os textos/excertos/citações estão conforme e respeitando o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (DL.63/85 de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril), respeitando, portanto, o disposto nos art.º75º, n.º2, al.g) e art.º76º,n.º1,al.a) dos referidos diplomas.

 

O presente Blogue não emprega o novo acordo ortográfico.

  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
bottom of page