Opinião: "O monstro de Monsanto" de Pedro Jardim
- 19 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
"O monstro de Monsanto"
De Pedro Jardim
Bem, muito se falou deste primeiro policial de Pedro Jardim. Como habitualmente, não gostamos de ler livros quando estão sob demasiados olhares. Gostamos de ler e não sentir que paira por aqui e ali alguma influência. Até porque, cada cabeça sua sentença, e cada um lê e interpreta à sua maneira.
Posto isto, esperámos algum tempo, e eis que agora chega a nossa opinião.
Devemos dizer que os dois primeiros capítulos, para nós, foram quase fatais, sinceramente, não apreciámos. Toda a primeira parte do livro se revelou complicada de ler. Não foi daqueles que nos arrebatasse imediatamente e nos fizesse não mais largar. Nada disso.
A história de João e Isabel, dois polícias, traz consigo um período conturbado daquele primeiro. João não terá a vida facilitada e chegará a ser alvo das desconfianças de Isabel, uma das pessoas que mais considerava.
Esta, por sua vez, subirá na carreira e alcançará o estatuto de inspectora da Polícia Judiciária, sendo nesse papel que terá de enfrentar o caso da sua vida. Descobrir quem anda a matar e a largar corpos de mulheres na mata de Monsanto.
Seremos sinceros, metade do livro, a primeira metade, não nos prendeu. Algumas partes pareceram-nos confusas. No entanto, continuámos a ler, não temos o hábito de deixar livros por ler, e devemos confessar que a segunda parte é francamente melhor.
Compreendemos o facto de ser o primeiro romance do autor e que possa estar a amadurecer a sua escrita, e nota-se que, como dissemos, a segunda parte é mais estimulante. Gostámos do desenrolar e da reviravolta que se dá nos últimos capítulos. Não estavamos à espera e gostámos.
Num próximo livro esperamos uma escrita mais livre e um pouco mais solta como o autor mostrou, em várias ocasiões, ser capaz.
Aguardamos um próximo título.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 8,5
- Revisão do texto: 9
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 7,5
- Total geral: 8,4
Mais informações sobre o livro: Esfera dos livros






















Comentários