Opinião: "Percursos da Insanidade" de Lúcia Gomes
- 21 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
"Percursos da Insanidade"
De Lúcia Gomes
Fomos interpelados pela autora no sentido de lermos o seu livro, de que agora falamos.
Confessamos que começámos a leitura com "um pé" atrás, não se vislumbrava o nosso estilo, nem o nosso tipo de história. Mas, como vem sendo hábito, arriscámos e não deixámos de o ler.
O que dizer deste livro? Bem, traz-nos todos aqueles sentimentos tristes. Dá-nos a conhecer uma história de uma jovem que vai crescendo e sentindo-se cada vez mais infeliz. Quase que cresce ao sabor do vento. Com uma mãe algo doida, fanática e crente em maus olhados. A menina, que se torna mulher, vê-se enredada numa teia de sentimentos que não consegue largar.
Se a história em si tem, na sua maioria, descrições de situações tristes, não deixa de ser interessante a sua leitura. É interessante a forma como a autora conta a história, em pequenos capítulos, que de início, parecem nada ter em comum, mas que vamos percebendo que se ligam e que são perspectivas e momentos da vida dos personagens.
Só após os primeiros capítulos é que entramos na mecânica de toda a história, mas torna-a interessante.
Devemos dizer que não é um bestseller, mas proporciona-nos uns momentos agradáveis. O que é certo é que fará muito boa gente pensar na sua vida e na forma como, possivelmente, poderá tratar os seus filhos e familiares.
Um apontamento, um conjunto de sentimentos menos bons, mas que também são necessários, mesmo em livro. Porque todos sabemos que a vida não é feita de rosas.
Classificação:
- Escrita: 9
- História: 8
- Revisão do texto: 9
- Complexidade: 10
- Trabalho gráfico: 8
- Total geral: 8,8
Mais informações sobre o livro: Chiado Editora






















Comentários