top of page

Coluna do Autor: "A lei da fila do supermercado! " de Susana Esteves Nunes

  • 11 de jan. de 2017
  • 3 min de leitura

"A lei da fila do supermercado!"

de Susana Esteve Nunes

Parece que foi aprovada uma lei (punida com multas pesadas) para quem não dá prioridade nas filas de supermercado, sendo que, quem tem de ter essa atenção são os profissionais que estão na caixa registadora.

Vejamos o seguinte: nada tenho contra essas leis que defendem pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com crianças de colo ou grávidas. No entanto, como é do conhecimento de todos nós, existem sempre pessoas que implicam com tudo e com todos... Nomeadamente aquelas que vão para o supermercado despejar as suas frustrações.

Convém analisar que não é pelo facto de uma mulher estar grávida que necessita sempre de prioridade. Até porque tudo depende da situação da própria grávida.

Vejamos o seguinte: ainda há pouco tempo dei prioridade a uma grávida que se fazia acompanhar de um senhor, que presumi ser o marido, no entanto, espantei-me com o que traziam na mão ( repare-se que nem carrinho tinham). De tudo o que ambos transportavam em braços nada vi que fosse uma prioridade. Tudo era tão fútil e desnecessário para ser considerado urgente. Mas a senhora já se abespinhava atrás de mim, e ao invés de solicitar prioridade ( pois o profissional que estava na caixa não reparou, e muito menos eu nem os demais reparámos) começou a "rosnar" como se não pudesse falar, como se "doesse" pedir por favor para passar à frente.Tive de ser eu a perguntar se pretendia passar ( depois de a ouvir reclamar) e desculpar-me por não ter reparado na senhora, que embora grávida e de aparente boa saúde, pretendia apenas passar à frente para não perder tempo. Pergunto-me porque raio a senhora não ficou no carro enquanto o marido ia comprar as futilidades ao supermercado? Já que estava tão aflita, era a melhor opção!

Pois... esta lei apenas vem dar mais "poder" à falta de civismo dessas pessoas.

Pergunto ainda (pois eu própria presenciei um caso) como é possível o funcionário da caixa perceber ( todas as vezes) que está alguém prioritário na fila? Não era mais simples as pessoas ( que precisam de prioridade) caso o profissional da caixa não repare, pedirem para passar à nossa frente (educadamente)? Ao invés de implicarem com tudo e com todos os que estão à volta? Civismo é o que falta a muita gente. Claro que estou a generalizar, pois também já assisti a casos idênticos onde as pessoas demonstraram uma atitude diferente, pessoas educadas e com civismo. Mas infelizmente em menor número.

Eu, mesmo numa fila para uma caixa que não seja prioritária, se achar que a pessoa que está atrás de mim necessita de passar, eu pergunto. Seja por ser mais velha, coxa, grávida, com crianças... ou apenas porque tem uma ou duas coisas na mão enquanto eu tenho um carro cheio. O civismo é um dever. Temos direitos mas também temos deveres. E muitas pessoas ignoram isto!

Como as pessoas não conhecem a palavra civismo, educação e compreensão, o melhor é arranjarem uma caixa exclusiva para pessoas prioritárias. Mas ainda assim acredito que andem todas à estalada para ver quem é mais prioritário do que quem!

Sabem o que me enerva mesmo? São as pessoas que estacionam os carros nos lugares destinados a pessoas deficientes, e que não têm qualquer respeito por pessoas com mobilidade reduzida. Para essas pessoas é que deviam arranhar leis bastante severas.

Susana Esteves Nunes

Dezembro 2016

 
 
 

Comentários


Destaque

Aviso!

Os textos aqui publicados são meramente opiniões/comentários próprios e subjectivos, não podendo ser vinculados a qualquer outra pessoa.

Os textos/excertos/citações estão conforme e respeitando o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (DL.63/85 de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril), respeitando, portanto, o disposto nos art.º75º, n.º2, al.g) e art.º76º,n.º1,al.a) dos referidos diplomas.

 

O presente Blogue não emprega o novo acordo ortográfico.

  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
bottom of page