top of page

Coluna do Autor: "Muros" de Laura Ramos

  • 23 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

"Muros"

de Laura Ramos

Nós mudamos com a idade, sem dúvida. Sobretudo, erigimos muros à nossa volta e deixamos de lado a espontaneidade. Medo de rejeição, medo de sermos abusados, medo de sermos usados e tantos outros medos que se podem enumerar.

Hoje, porém, tive o privilégio de estar num local onde alguém teve a coragem de chorar. Porque um adulto que está inserido no mercado de trabalho normalmente não chora em público. Não convém. Só na juventude é que os outros nos abraçam quando choramos. Só quando somos muito jovens é que os outros querem ajudar-nos.

Depois da idade dos vintes, ninguém nos tolera as lágrimas, ninguém aceita que sejamos frágeis. Todos exigem que cumpramos os nossos diversos papéis: no trabalho, na sociedade e até na família! E quanto mais cumpridores formos, mais nos exigem.

Hoje foi aquele dia em que vi alguém perder os muros, alguém que se emocionou com uma palavra inocente dita pelo monitor numa aula lá no “ginásio” e chorou. E foram tão lindas essas lágrimas! Não tinham “verniz”, nem condicionamentos de espécie alguma e eram tão genuínas que quem as verteu ficou com vergonha! É isso mesmo, ultrapassada a casa dos vinte anos, chorar com verdade em público é sinal de fraqueza, é uma vergonha.

Mas hoje não foi. As poucas pessoas presentes abraçaram quem chorava, encorajaram a pessoa a exteriorizar a emoção, a dividi-la com os companheiros da aula, sem lhe pedir que deitasse para fora uma palavra que fosse sobre o problema escondido no coração. E foi assim que aconteceu: alguém chorou, depois envergonhou-se de chorar à nossa frente e finalmente aliviou-se por ter exteriorizado e dividido connosco, os poucos presentes, um problema sem ter de o relatar; porque ali, ninguém estava à espera de saber sobre a vida alheia. Ali, apenas se pretendia aliviar a carga de alguém que já não tem idade para chorar em público. E é por isso que eu gosto tanto daquele “ali”!

Laura Ramos

Maio 2017

 
 
 

Comentários


Destaque

Aviso!

Os textos aqui publicados são meramente opiniões/comentários próprios e subjectivos, não podendo ser vinculados a qualquer outra pessoa.

Os textos/excertos/citações estão conforme e respeitando o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (DL.63/85 de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril), respeitando, portanto, o disposto nos art.º75º, n.º2, al.g) e art.º76º,n.º1,al.a) dos referidos diplomas.

 

O presente Blogue não emprega o novo acordo ortográfico.

  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
bottom of page