Coluna do Autor: "Eurovisão, festival, Salvador Sobral" de João Paulo Simões
- 23 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
"Eurovisão, festival, Salvador Sobral"
de João Paulo Simões

Desde que me conheço, e já lá vai mais de meio século, que ouço e vejo o Festival da Canção.
Desde há uns anos, alguns, não muitos, aí uns dez ou mais, que me desinteressei por este evento televisivo.
Aconteceu o mesmo este ano. Não vi! Minto. Vi o final, quando pela Internet soube que Portugal tinha ganho.
Fenómeno dos fenómenos, pois nunca tinha acontecido, mudei para a RTP1 e ouvi e vi o Salvador Sobral a cantar a sua música “Amar pelos dois”.
Confesso que não gostei. Achei uma música infantil, nada festivaleira e, a figura do próprio intérprete, em nada ajudava. Em relação às outras músicas concorrentes, um berreiro danado!
Bem, no dia seguinte, todos os meus colegas diziam maravilhas da música, pois já tinham ouvido algumas vezes.
Cheguei a casa, e fui para o Youtube ouvir o nosso Sobral. Ouvi, vi, depois fechei os olhos e simplesmente ouvi e… gostei!
É uma canção bem feita, com particularidades que remetem para um certo tipo de música que se fazia nos séculos XIX e XX. A forma da escrita, um tema de amor que se enquadra na perfeição nos finais do século XIX e princípios do Século XX, a busca do amor, a harmonia.
Depois, o que aquele músico consegue fazer da sua voz, tornando a melodia simplesmente maravilhosa.
Por vezes, há que interpretar bem, ouvir bem, e depois então, fazermos o nosso juízo.
Continuo a não ver festivais da canção, mas estou em crer que o Salvador Sobral deu uma lição à Europa.
Para o ano, os intérpretes, não irão berrar, mas sim cantar melodias!
João Paulo Mesquita Simões
Junho de 2017





















Comentários