top of page

Opinião: "Teclas o Filatelista" de João Paulo Simões


"Teclas, O filatelista”

De João Paulo Simões

A filatelia dá o mote para aquele que é o primeiro livro de ficção do autor João Simões, título editado sob a chancela da Chiado Editora.

Teclas, o herói da história, tem 14 anos e irá descobrir ao longo de 90 páginas um novo mundo de experiências que vão além do computador e da internet.

A questão que fica é a de saber se irá Teclas deixar-se conquistar pelo mundo dos selos e pelo coleccionismo, ou se, por outro lado, irá continuar embrenhado num mundo virtual, o agora, habitual nos jovens da sua idade.

“Teclas, o filatelista” é uma história de fácil leitura, fácil de entender e também fácil de gostar. Para os graúdos poderá ser, de certa forma, fácil demais e, por isso, deixa em aberto todo um leque de questões e sugestões.

No entanto, será uma excelente obra para jovens a partir dos 10/11 anos. Será também uma boa maneira de começar a incutir aos mais novos o gosto pela leitura e também, quiçá, por novos interesses e experiências.

Sublinhe-se ainda a preocupação do autor em ilustrar a obra com fotografias, exemplificando o processo de descolagem e arquivo dos selos. Uma ideia que facilmente poderá ser experimentada por qualquer pessoa, especialmente os mais pequenos.

Fica a sugestão de Verão para os mais novos!

A nossa classificação: 4

Destaque
bottom of page