Opinião: "Caminho Traído" de Susana Esteves Nunes
- Livros de Vidro
- 30 de set. de 2014
- 2 min de leitura
"Caminho Traído”
De Susana Esteves Nunes
Após a leitura deste segundo texto da autora a crítica que nos cabe fazer torna-se um pouco mais complicada.
Se gostámos do primeiro livro, gostámos, como afirmámos anteriormente, tratava-se de uma história de fácil leitura e fácil de se gostar.
Se gostámos do segundo enredo? Gostámos e pelas mesmas razões do anterior.
Mais uma vez uma bela história, romântica, quase novelesca. Personagens simples, de fácil assimilação e que poderão ser qualquer pessoa que encontramos diariamente na rua.
Torna-se complicado quando analisamos a escrita em si. Como muitas outras coisas, é subjectiva a nossa opinião. Não nos desagrada a escrita, tal como a história também a forma de escrever é descomplicada, o que permite a referida facilidade de leitura.
No entanto, ao longo do texto existem vários adjectivos que se tornam de alguma forma agressivos ou que são demasiado "formais" em relação a todo o conjunto do texto e que de alguma forma chocam com a restante simplicidade. Poderá ser um facto consciente e que faz parte da personalidade de escrita da autora, e quanto a isso nada a dizer, por outro lado, para nós, enquanto leitores, torna-se como que um "beliscão" durante a leitura.
À parte disto, devemos dizer que Susana Esteves Nunes, nesta sua obra, mais uma vez nos transporta para aquela que poderia muito bem ser a nossa história. Dá-nos a conhecer Amélia, uma jovem simples, com desejos iguais aos de qualquer outra jovem da sua idade. Apesar de ter crescido orfã tal não a impede de ser feliz e de mostrar, ao longo da trama como é uma rapariga bem disposta e "bom coração". Como não poderia deixar de ser, e como a autora já nos vem habituando, algo acontecerá na vida de Amélia! Algo inesperado e que poderá ditar o fim da sua vida, o fim da vida como Amélia a conhece.
Uma história repleta de acontecimentos e ainda de ingredientes como: amor, sorrisos, algum mau carácter, amizade, violência doméstica, entre outros. As condições estarão reunidas para que quem lê "Caminho Traído" passe bons momentos.
A nossa classificação: 4/5
Comments