top of page

Opinião: "Insulares" de Ozias Filho

  • 12 de mar. de 2015
  • 2 min de leitura

"Insulares"

De Ozias Filho

Mais uma vez fomos premiados pela Editora Livros de Ontem com um livro de poesia. Ficamos gratos, no entanto, sentimos-nos em dificuldades, e mais uma vez, por não ser a poesia o nosso forte. Quanto mais analisá-la e darmos a nossa opinião sobre ela.

Contudo, desta vez, poderemos socorrer-nos do prefácio, assim diremos que subscrevemos a parte em que é dito que "Ozias Filho se inscreve bem no cerne desse sentimento de descompasso da contemporaneidade (...) livro onde respiramos ares de inquietação, rarefação, até chegar, em determinados momentos na angústia, porém nunca explícita, mas sim provocada por um vazio que o poeta parece incapaz de explicar."

Na generalidade pensamos ser esse o nosso sentimento.

Relativamente ao livro em si contém poesias curtas, existem páginas que não têm mais de 3 linhas, mas são as suficentes para já despertar um sentimento em cada um de nós, mesmo que não o saibamos qualificar.

Ao longo das páginas encontramos também várias fotografias de uma qualidade limpida e simples. Gostámos, mesmo padecendo nós daquele inconveniente de não sabermos apreciá-las criticamente.

Acabamos por dizer que é um livro, à primeira vista, de rápida leitura. Quase um livro de passagem. Um daqueles que passa na nossa vida num dado momento, que vem para nos entreter no metro ou na praia, ou mesmo na fila de espera do Hospital.

Mas que no fim ou a cada página virada, nos faz pensar e ponderar. Acabando por ser mais profundo do que inicialmente se esperaria.

Não é tempo perdido, ter Insulares na estante será compensador.

Deixamos um excerto:

"o branco escorrendo

como tinta

ainda fresca ainda tensa

(sobre as imprecisões)

de tua boca"

in Insulares, Ozias Filho, pág. 51, Livros de Ontem

Classificação:

- Escrita: 8

- História: 7

- Revisão do texto: 9

- Complexidade: 8

- Trabalho gráfico: 7

- Total geral: 7.8

insulares-web-510x529.png

 
 
 

Comentários


Destaque

Aviso!

Os textos aqui publicados são meramente opiniões/comentários próprios e subjectivos, não podendo ser vinculados a qualquer outra pessoa.

Os textos/excertos/citações estão conforme e respeitando o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (DL.63/85 de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril), respeitando, portanto, o disposto nos art.º75º, n.º2, al.g) e art.º76º,n.º1,al.a) dos referidos diplomas.

 

O presente Blogue não emprega o novo acordo ortográfico.

  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
bottom of page