top of page

Coluna do Autor: "Confiança" de Ana Silvestre

  • 23 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

"Confiança"

de Ana Silvestre

A confiança é algo que se constrói com o tempo. Ouço muita gente queixar-se de que o companheiro ou companheira não têm confiança nelas. Como ouço filhos queixarem-se do mesmo ou mesmo alguém em relação aos amigos.

Para nós confiarmos em alguém é necessário que a pessoa demonstre que realmente é digna da nossa confiança. Se contarmos um segredo nosso a um amigo e mais tarde viermos a saber que ele o contou a outros, onde fica a nossa confiança nele?

A mesma coisa quando nos mentem constantemente, às vezes coisinhas que até nem têm importância, mas se nos mentem uma vez porque não mentirão outra e desta vez se calhar em algo mais grave?

Eu tenho bastante dificuldade em lidar com a mentira, se me mentem, dificilmente voltarei a confiar naquela pessoa. Ficarei sempre de pé atrás.

O mesmo acontece em relação às promessas, há pessoas que passam a vida a prometer coisas que nunca cumprem, que confiança é que isso nos dá?

Por isso é que eu digo que prefiro mil vezes surpresas do que promessas.

Porque é que muitas pessoas não confiam nos companheiros? Talvez porque já foram enganados por outros ou simplesmente porque as acções dessas pessoas não correspondem àquilo que dizem.

Dizem para o parceiro ou parceira terem confiança neles e depois têm comportamentos menos próprios com outros. Não é saudável, alguém querer provocar sentimentos de ciúme no outro, isso é infantil e não é amar, porque quem ama não gosta de fazer o outro sofrer e se vê que o seu comportamento provoca insegurança no outro, modifica-o. Isso é que é amar.

Amar é fazer tudo para ver o outro seguro e feliz.

E os filhos se querem que os pais confiem neles, têm de demonstrar que são dignos de confiança. Demora.

Ana Silvestre

Maio 2017

 
 
 

Comentários


Destaque

Aviso!

Os textos aqui publicados são meramente opiniões/comentários próprios e subjectivos, não podendo ser vinculados a qualquer outra pessoa.

Os textos/excertos/citações estão conforme e respeitando o Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos (DL.63/85 de 14 de Março, alterado pela Lei n.º 16/2008, de 1 de Abril), respeitando, portanto, o disposto nos art.º75º, n.º2, al.g) e art.º76º,n.º1,al.a) dos referidos diplomas.

 

O presente Blogue não emprega o novo acordo ortográfico.

  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
bottom of page