Opinião: "Perdoa-me" de C.M.Cruz
- 2 de abr. de 2018
- 4 min de leitura
"Perdoa-me"
de C.M.Cruz
Bem, e a nossa maratona de Páscoa passou ainda por este novo livro da Autora C.M.Cruz, talvez o tema não fosse o mais indicado - dirão os mais religiosos - para a quadra em que foi lido. Mas somos leitores compulsivos e não ligamos muito a estas quadras festivas - é um facto.
Em Setembro último lançámos a opinião ao primeiro volume da série "Hoje e sempre" da Autora, em que tecemos vários considerandos - poderão ler a opinião completa AQUI - que agora vamos completar e tentar analisar a sua evolução.
Na altura, tal como agora, referimos que estávamos diante de um livro com bolinha vermelha, um livro para adultos. Ora, isso mantém-se. No entanto, este livro chegou-nos com menos cenas de sexo e menos cenas chocantes.
Não podemos tecer alguns comentários pois corremos o risco de revelar demais para quem ainda nem o primeiro volume leu, por isso, tentaremos ser cuidadosos.
Neste volume, temos como protagonista mais uma vez Beth e agora também Alec, o seu namorado.
Sendo que, este livro se vai desenrolando totalmente no presente, ao contrário do anterior, e saltando de um protagonista para o outro. Fazemos notar, de forma positiva, a atenção que a Autora teve em assinalar, no início de cada capítulo, a quem pertencia o mesmo, ou seja, a qual dos personagens. Isso ajuda o leitor no acompanhamento da sua história.
Mas, comparando os dois volumes temos a dizer que não gostámos de Beth neste segundo livro. Pareceu-nos muito infantil, com atitudes despropositadas e que - se no primeiro livro também as teve, aí percebia-se e até se encaixavam devido a toda a envolvência - se tornaram cansativas. Sinceramente tivemos pena de Alec. Pois não divisámos justificação para aquilo e os argumentos foram fracos.
Por outro lado, a história trouxe novos dramas que, se não fossem eles, o livro perderia o interesse à conta da protagonista.
Dizemos que entra na história uma nova personagem, ou melhor, há uma personagem que vai entrar de forma mais directa, sendo que no primeiro volume é apenas uma lembrança. Personagem essa que foi pouco explorada. Pensamos que deverá ter sido essa a intenção da Autora e esperamos que seja pelo facto de a trazer noutros volumes, pois foi criada uma dinâmica à sua volta que gostaríamos de ver explorada e desenvolvida.
Apontamos o facto de a primeira parte do livro, além das atitudes de Beth, pecaram pelas asneiras despropositadas. Chegou a um ponto que eram gratuitas e desencaixadas. O que nos chateou um pouco. Felizmente, isso foi-se esbatendo ao longo do texto. Caso contrário, teria sido de lamentar.
Gostámos particularmente dos últimos capítulos do livro. Atrevidos e brincalhões. Deram uma lufada de ar fresco à trama, que estava a precisar, bem como, se fecharam alguns ciclos da personagem Alec.
O final deste segundo volume foi algo previsível, mas que para estas personagens fazia sentido. A Autora, mais uma vez, mostrou inteligência, desta feita, dando como terminado o protagonismo de Beth e Alec e abrindo as portas a uma nova protagonista que já havíamos acompanhado no primeiro volume e neste segundo, mas como personagem secundária, falamos de Cora.
Lidos que foram dois volumes escritos pela Autora podemos dizer que não tem uma escrita sensual. Muito pelo contrário. É directa, talvez demasiado, o texto acaba por ser curto e grosso. Sendo usadas expressões/ palavras que quebram o encanto de quem está a ler. Há delas que parecem forçadas, como se encontrássemos uma agulha no meio de um bolo delicioso. É um aspecto que gostaríamos, enquanto leitores, de ver limado. O texto só teria a ganhar. Pois podemos ter um livro erótico, curto e grosso, sem mel e lamechices, mas com sensualidade e tacto nas palavras escolhidas. E parece que é o que tem faltado.
Quanto à escrita mantemos o que dissemos no anterior livro. Bem como, o referido quanto à revisão.
Não odiámos o livro, até porque surgiram novos e interessantes episódios, mas Beth desiludiu. Ficámos com um sabor agridoce na boca. Apesar disso, encontramos um livro que se lê bem e sem entraves de maior.
Estamos a elevar a fasquia à Autora, fazemos votos de que nos surpreenda no próximo volume.
E esta capa superou a anterior. Gostámos mais.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 7,8
- Revisão do texto: 4
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 8
Total: 7,36
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Pastel de Nata Edições

Sinopse
Uma promessa. O seu incumprimento. uma desilusão. Um pedido de perdão. Alec fez tudo o que pôde para manter a sua amada segura, mas não foi o suficiente. Agora, ele teria que lutar contra o tempo para a encntrar., antes que algo terrível pudesse acontecer. Será Alec capaz de encontrar a Elizabeth, antes que o seu passado a devore novamente? Irá ele chegar a tempo de a encontrar viva? Ou apenas poderá encontrar uma sombra daquilo que Beth fora em tempo? Quando todas as probabilidades estavam contra Alec, ele não desistiu de lutar por aquilo que desejava: salvar Elizabth e conquistar o seu perdão.





















Comentários