Opinião: "Luxúria", Emiliano Fittipaldi
"Luxúria"
de Emiliano Fittipaldi
Boa tarde leitores, cá estamos com mais uma opinião. Desta vez, trazemos um livro de não ficção. Luxúria é um livro que nos relata situações de pornografia infantil, violação de menores, assédio sexual, relações gay, lobbys gay e homofobia. Tudo isto no seio da igreja católica e relatado pelo jornalista Emiliano.
Poderão estar a pensar que é mais um jornalista sensacionalista a inventar histórias numa tentativa de denegrir a imagem da Igreja Católica. Sucede, porém, que Emiliano fala de assuntos sobre os quais investiga e sobre os quais há suporte documental. Muitos dos documentos estão nos arquivos secretos do Vaticano.
Emiliano devido aos seus livros e aos documentos que apresenta já se apresentou em Tribunal, tendo sido processado e tendo ganho tais processos.
Muitos dos casos têm, ou já tiveram, processos judiciais nos Tribunais. Alguns desses processos, ainda hoje estão a ser discutidos.
Situações de abusos há muito acontecidos e que perduraram. Abusos esses que foram escondidos, comunicados ao Vaticano e que foram sendo do conhecimento de todos os Papas. Nem o Papa Francisco escapa, até porque, tem vindo a ter conhecimento de abusos e padres abusadores e, ainda assim, "fecha os olhos".
Muitos são os padres, bispos, arcebispos, etc que tiveram como única sanção a mudança de paróquia. Podendo continuar os seus intentos de perseguição a jovens e crianças.
Ressalva-se que nos Estados Unidos da América a tentativa para acabar com estas situações levou à criação de movimentos e associações. Por outro lado, há muito que se discute e se tenta que seja abolido o silêncio/sigilo que obriga padres e demais clero, que os "impede" de dar conta à justiça civil do que se passa.
Questionamos se esse silêncio valerá mais que a integridade física, moral e psicológica de crianças e jovens?!
Um livro repleto de factos e de revelações, a que não escapa o Papa em funções.
Um lado feio da Igreja católica enquanto instituição.
Este não é o primeiro livro o autor, que também à volta dos pecados daquela instituição, lançou "Avareza" (podem ver AQUI).
Apresentamos um livro que gostámos de ler, pois apreciamos factos fundamentados e não invocações genéricas. Não é um livro que ataque a fé, de modo nenhum, apenas dá a conhecer o lado mau dos Homens enquanto pessoas.
Classificação:
- Escrita: 8
- História: 10
- Revisão do texto: 8
- Complexidade: 9
- Trabalho gráfico: 9
Total: 8,8
0 - Péssimo
1 a 3- Muito Mau
4 a 5- Mau
6 a 7- Satisfatório
8- Bom
9 - Muito Bom
10 - Excelente!
Mais informações em: Edições Desassossego
Sinopse
Esta é uma história de luxúria, um pecado mortal cometido por padres, bispos e cardeais rendidos ao poder.
Numa investigação explosiva que o leva da Austrália ao México, da Espanha ao Chile e Itália, Emiliano Fittipaldi revela, nesta sua nova obra, documentos sobre elementos do Vaticano que violam o sexto mandamento.
Todos os anos são inúmeras as queixas de crimes contra membros da Igreja, mas até agora ninguém tinha esboçado um retrato tão chocante e completo dos casos e inquéritos judiciais em curso. Apesar das promessas de reforma da Igreja do Papa Francisco, Fittipaldi não deixa de expor um panorama devastador de uma Igreja incapaz de resistir ao pecado da Luxúria e pronta a defender os pecadores a qualquer custo… mesmo que implique destruir e silenciar vidas inocentes.