top of page

Opinião: "Nem eu me explico, nem tu me entendes", Xavier Guix


"Nem eu me explico, nem tu me entendes"

de Xavier Guix

Boa tarde leitores, como já dissemos, continuamos com um conjunto de livros virados para o bem-estar físico e psicológico.

Agora com este livro "Nem eu me explico, nem tu me entendes", escrito por um terapeuta e especialista em programação neurológica.

Como já referimos, não teceremos uma opinião no sentido de dizer se gostamos ou não destes livros pois não estamos diante de um romance ou livro que se possa simplesmente opinar por pura sensibilidade.

Como sabemos, nem sempre é fácil entendermos os outros ou fazer-nos entender. Neste livro o autor dá algumas dicas sobre o comportamento humano e sobre como nos podemos fazer entender na comunicação com o outro.

Fala-nos de conceitos como interpretar, escutar, ouvir-se a si mesmo, falar sem dizer nada ter a última palavra, aconselhar, juízos, querer ter razão, o tom de voz, etc. Muitas formas de falar e comunicar que nem sempre estão certas ou não são executadas da melhor forma.

É um livro interessante para conhecermos as limitações que acabamos por impor à nossa comunicação e para percebermos como podemos desbloquear determinadas situações. Para quem não se sente à vontade na comunicação também terá aqui uma bela ferramenta.

Classificação:

- Escrita: 8

- História/tema: 8

- Revisão do texto: 9,9

- Complexidade: 6

- Trabalho gráfico: 6

Total: 7,58

0 - Péssimo

1 a 3- Muito Mau

4 a 5- Mau

6 a 7- Satisfatório

8- Bom

9 - Muito Bom

10 - Excelente!

Mais informações em: Lua de papel

Sinopse

Porquê? Será assim tão difícil entendermo-nos? Nem eu me Explico, Nem Tu me Entendes dá uma resposta cabal a essa questão. Toda a comunicação é uma relação, e quando as relações estão bem, tudo está bem. Quando estão mal, porém, traduzem-se em problemas comunicacionais, quer entre marido e mulher, quer entre colegas de trabalho. Como evitar, então, que surjam "ruídos" no processo comunicativo? Como fazer com que nos entendamos?

Xavie Guix, um dos mais conhecidos comunicadores espanhóis, apresenta nesta obra um fabuloso trabalho de síntese, onde convida o leitor a trabalhar em duas frentes. Por um lado, no plano puramente expressivo: como estruturar o discurso, como colocar a voz, como usar a linguagem oral e gestual. Por outro, no plano relacional: se toda a comunicação é uma relação, temos de saber quem somos e como nos devemos posicionar nas nossas relações. E só então, com a prática e habilidade, chegaremos à conclusão: afinal, é fácil entendermo-nos.

Destaque
bottom of page